Curso de Medicina da UVV recebe acreditação máxima do Conselho Federal de Medicina

20, março de 2019

O curso de Graduação em Medicina da UVV acaba de receber o selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). A partir de agora, ele passa a pertencer a um seleto grupo de cerca de trinta Graduações em todo o Brasil certificadas pelos órgãos máximos da comunidade médica brasileira. 

No total, são mais de 200 cursos de Medicina ativos no país, segundo dados do INEP. Entre os certificados pelo CFM, apenas dois são do Espírito Santo, e um deles é o da Universidade Vila Velha. 

 

 

 

“A acreditação realizada pelo CFM faz parte de um movimento internacional de avaliação e qualificação das escolas médicas, com foco na boa formação profissional e qualidade da atenção à saúde da população. Ela avalia os cursos integralmente, conferindo o selo de acreditação aos que alcançam suficiência nas diversas dimensões do ensino médico. São considerados gestão, estrutura física, recursos educacionais, qualificação docente e perfil do egresso. A acreditação vem confirmar a excelente qualidade de ensino da UVV, já reconhecida como o melhor curso de Medicina do Espírito Santo pelo MEC, por meio do Enade, explica o coordenador do curso de Graduação em Medicina da UVV, professor Sérgio Emílio Rua.

 

 

Avaliação rigorosa garante credibilidade do processo

Mais de 80 indicadores são verificados durante o processo de avaliação das instituições inscritas. Ao longo de quatro etapas, são realizadas análises documentais e visitas técnicas que atestam as qualificações dos cursos.

  • Na primeira etapa, as instituições de ensino superior inscrevem-se no Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) e a Comissão Avaliadora do CFM realiza uma análise inicial da documentação solicitada; 
  • Na segunda etapa, membros do curso de Medicina da instituição inscrita realizam uma autoavaliação e apresentam as evidências que atestam a veracidade das afirmativas relacionadas tanto na primeira quanto nesta etapa; 
  • Na terceira etapa, acontece a visita da Comissão Avaliativa à instituição. Ao final, é elaborado um relatório; 
  • Na última etapa, o SAEME emite o parecer final. Ele determina, enfim, se a instituição está apta a receber a certificação do Conselho Federal de Medicina. 

 

Medicina UVV é o melhor curso da área no Espírito Santo

A #MedicinaUVV também é dona do título de melhor curso de Medicina do Espírito Santo, segundo indicadores do MEC. A dinâmica de ensino aplicada em aula utiliza os princípios do PBL (Problem Based Learning). Trata-se de um método inovador que prioriza a solução de casos reais e incentiva o aluno a se aprofundar ao máximo no tema estudado.

A UVV é a Melhor Universidade Particular do Brasil, de acordo com o MEC, e possui um dos maiores centros acadêmicos de Saúde do Espírito Santo. A Policlínica UVV, por exemplo, é referência nacional e permite que os estudantes realizem atendimentos reais sob supervisão. Além disso, a Universidade Vila Velha é a única capixaba a integrar o Ranking Internacional do THE, que elege as melhores instituições de ensino superior do mundo.

 

Inscreva-se no Vest Medicina UVV 2019/2 

Se você quer fazer Medicina na melhor Universidade Particular do Brasil, fique atento! O edital para o Vest Medicina UVV 2019/2 sai em breve. Acompanhe todas as novidades aqui no site e nas redes sociais da universidade.

 

 

 

 

 

 

 

Whatsapp Link