O que é Compliance e porque sua empresa precisa disso?

17, março de 2020

Compliance é um termo cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Expressão cujo significado em português é “conformidade”, trata da adequação do cotidiano organizacional aos objetivos e procedimentos legais estabelecidos para uma empresa. 

Curador Técnico do curso MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance da UVV e sócio-fundador do Instituto IGIDO, Paulo Wanick, explica: 

Compliance preza pelo cumprimento de normasÉ importante e valorizado pelas empresas porque determina um regramento fundamentado em um planejamento amplo, alinhado a propósitos estratégicos muito bem definidos tanto em âmbito social quanto empresarial.” 

Wanick, além de Curador Técnico da UVV, também é Diretor de Finanças, Riscos & Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil, no segmento de Aços Planos. 

 

E o que minha empresa ter a ver com isso? 

Nas empresas, o alcance dos objetivos que as fazem crescer depende de um alinhamento consistente e bem pensado. É ele que direciona a visão de colaboradores e prestadores de serviço para o mesmo ponto. E isso é feito com mais assertividade por meio da aplicação do Compliance. 

“Adotar práticas que proporcionam maior foco no atingimento dos objetivos estratégicos, mas de maneira sustentável e com base nos reais diferenciais competitivos que cada organização possui, permitem que os gestores, executivos e todos os demais profissionais trabalhem em um ambiente onde os riscos são melhor compreendidos e  antecipadamente mitigados”, explica Wanick. 

Então, mais do que um tema restrito a um grupo designado à aplicação de normas, o Compliance deve ser uma constante na vida profissional de todos. Afinal, quando o coletivo entende porque determinadas regras existem e sabe como colocá-las em prática corretamenteo número de erros e retrabalho tende a cair, ao passo que a produtividade aumenta. 

“O entendimento do Compliance permite que o profissional assimile melhor as motivações de sua empresa e coloque esta lógica dentro de suas funções com mais naturalidade. Por isso, é um campo de estudo necessário, independentemente da área de atuação”, afirma Wanick. 

 

Hora certa de se especializar em Compliance é agora 

Com a implementação do Compliance ganhando força nas empresas, este é o melhor momento para profissionais que desejam sair na frente. A especialização na área, além de potencializar as atividades que o colaborador já realiza, também abre novas portas. 

Sobre isso, Wanick destaca o MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance da UVV/IGIDO para crescimento no mercado de trabalho. 

“O curso da UVV vai além do ComplianceÉ algo muito mais abrangente. Ele também aborda governança e gerenciamento de riscos. São conhecimentos interligados que se complementam e formam profissionais de fato completos, protagonistas de suas histórias e do desenvolvimento de suas organizações. O MBA da UVV se afasta da rigidez do Compliance tradicional e se volta à praticidade de sua aplicação sob a ótima empresarial e de negócios”, finaliza. 

Clique aqui e saiba mais sobre o MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance da UVV/IGIDO. 

 

Texto de Renato Conceição.

Whatsapp Link