7 de janeiro: Dia do Leitor

7, janeiro de 2021

No dia 7 de janeiro, comemoramos o dia do leitor, e não poderíamos deixar esta data passar em branco. São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor.

Uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriu que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.

Outro estudo norte-americano também descobriu que o declínio do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzido em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Além disso, estimula a criatividade, aprimora a variedade do vocabulário falado e escrito e incita o senso crítico.

A revista Pshycology Today publicou um estudo que prova que a leitura tem um efeito importante: aumentar a capacidade de empatia. Enquanto lê, o leitor se conecta com a realidade de outro alguém (mesmo que seja fictício) e pode entender o que é ser aquela outra pessoa.

 

Dicas de leitura

Aproveitando todos esses benefícios, abaixo indicamos cinco leituras, de diferentes gêneros, para que esse hábito seja incentivado. Feliz dia do leitor!

  1. Saga Percy Jackson

“Percy Jackson & the Olympians” é uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan, que retrata a mitologia grega no século XXI. O personagem principal da série é Percy Jackson, que descobre ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar.

  1. Dom Quixote de la Mancha

Escrito por Miguel de Cervantes, a história mostra um ingênuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras escritas e decide tornar-se um cavaleiro andante.

  1. Mulheres que Correm com os Lobos

Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, a autora, Clarissa Pinkola Estes, procura identificar o arquétipo da Mulher Selvagem ou a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda. E propõe o resgate dese passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação.

  1. Minha História

Este é um íntimo, poderoso e inspirador livro de memórias da ex-Primeira-Dama dos Estados Unidos. Protagonista de uma vida plena e bem-sucedida, Michelle Obama tornou-se uma das mulheres mais emblemáticas e incontornáveis da nossa era.

  1. O Herói de Mil Faces

O livro é uma obra seminal de mitologia comparada de Joseph Campbell. No livro, o autor discute a teoria da jornada do herói arquetípico, encontrada em inúmeras mitologias e culturas ao redor do mundo.

 

Texto de: Natielen Tegner

Crédito da foto: Raphael Araújo

Whatsapp Link