AUTOCUIDADO #1: Organização nos estudos

18, fevereiro de 2021

A Universidade Vila Velha, a partir de hoje, publicará uma série de matérias sobre autocuidado no ambiente acadêmico.

Ainda no clima de (re)começo das aulas, a professora Márcia Emília Eloi, da coordenação de Fonoaudiologia e do Núcleo de Acessibilidade da UVV, traz dicas de organização para a rotina estudantil.

Confira abaixo:

Tenha rotina

Pode parecer simples ou “coisa de criança”, mas a rotina condiciona seu corpo e cérebro para as atividades do dia a dia, inclusive seus estudos.

Se arrume

Sabemos quão tentador é ficar em casa e assistir às aulas da cama e de pijama, mas quando levantamos, trocamos de roupa e penteamos o cabelo, ficamos mais dispostos e receptivos ao aprendizado.

Organize seu espaço de estudo

Organizar o espaço não é perder tempo, faz parte do planejamento de estudo e facilita a sua mente a organizar as informações aprendidas.

Materiais de papelaria

Papéis adesivos, marca texto, entre outros materiais de papelaria, podem auxiliar na seleção do que é mais importante para estudar e ainda deixar o estudo mais lúdico, divertido e atrativo.

Conecte-se às pessoas

Conectar ao seu professor e colegas facilita o aprendizado, promove maior comprometimento e engajamento com os estudos. Abra a sua câmera e supere a timidez!

Peça ajuda

Sempre que não conseguir se organizar, peça ajuda e dicas aos seus professores, colegas e familiares. Essa nova dinâmica de ensino e aprendizado requer auxílios e está tudo bem solicitar.

Diurno ou noturno?

Você sabia que temos um horário mais propenso para aprender e sermos produtivos? Independentemente do horário da sua aula, você tem que estudar e fazer seus trabalhos no contra turno, desta forma, analise seu dia a dia e identifique qual é o seu melhor horário. Certamente é o horário que você está mais criativo, produtivo e disposto.

Encare o estudo

Às vezes procrastinamos e temos dificuldades de cumprir a meta de estudos. Encare seus estudos como uma tarefa, “um emprego”, uma função que depende de você. Estabeleça metas simples e diárias de estudo e execute-as.

Divirta-se

Ter momentos de diversão também é fundamental para que o seu cérebro consiga descansar da grande carga cognitiva que é aprender. Por isso, é fundamental que você se dê momentos de diversão e descontração após e entre os estudos.

Lembre-se que estudar é um passo importante para você conquistar todos os seus sonhos.  Valorize este momento!

 

Vale ressaltar que em caso de dúvida sobre as aulas, procedimentos, cronograma, entre outros, sua coordenação está à disposição para auxiliá-lo, bem como nossa Central de Informações, pelo telefone (27) 3421-2001 ou pelo WhatsApp (27) 4042-0092.

 

Texto por: Natielen Tegner e Márcia Emília Eloi.

Whatsapp Link