Conheça o novo projeto de extensão do curso de Pedagogia da UVV

7, junho de 2023

Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Vila Velha (UVV) participam do projeto de extensão “Cartografia das experimentações curriculares da educação infantil”. O projeto visa oferecer novas metodologias de ensino para crianças da educação infantil, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências entre estudantes e professores que já atuam no mercado.

A iniciativa acontece em parceria com as prefeituras da Grande Vitória, fornecendo atividades para o desenvolvimento infantil dentro da UVV. Ao terem contato com diferentes atividades, experimentações e novos estímulos, eles têm a oportunidade de explorar seu potencial criativo, ampliar seu repertório cultural, desenvolver habilidades motoras e cognitivas.

Além disso, o projeto desempenha um papel fundamental na formação dos futuros profissionais da educação, onde graduandos em Pedagogia têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades pedagógicas e adquirindo uma visão mais ampla das possibilidades educacionais.

Uma das atividades realizadas é a exploração do laboratório de Geologia, seguida pela produção de tintas orgânicas utilizando diferentes cores de argila. As crianças são estimuladas a desenhar e experimentar materiais diversos, aprendendo a selecionar folhas adequadas para cada produto.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Paula Patrocinio Holzmeister, destaca a importância de ampliar as experiências educacionais.

“O projeto é de fundamental importância, pois fortalece as articulações entre aprofundamento conceitual e as práticas pedagógicas inovadoras. Tais inovações são desenvolvidas a partir de pesquisas e proposições das monitoras com apoio da professora pesquisadora” disse a coordenadora.

Esse projeto mostra como a universidade pode contribuir ativamente para a melhoria da educação, promovendo a formação de profissionais qualificados e proporcionando experiências enriquecedoras para crianças da educação infantil.

Aos alunos interessados em participar desta dinâmica, basta procurar a coordenação do curso de Pedagogia. As atividades são realizadas 3 vezes ao mês, garantindo que uma maior quantidade de crianças seja beneficiada.

 

Texto por Kamilli Rampinelli

Whatsapp Link