Coisas que você aprende no intercâmbio

15, abril de 2019

Fazer intercâmbio é uma grande experiência para a vida acadêmica e profissional de qualquer pessoa, mas não para por aí. As lições aprendidas vão bem além do que se considera importante apenas para a construção de um bom currículo. Elas podem transformar sua vida em muito mais aspectos.

 

 

“Não é fácil estar longe da família e dos amigos, mas vale a pena. O intercâmbio elimina todos os tipos de preconceitos que possam existir do país e das pessoas, ensina-nos a ver o mundo de outra perspectiva, a aproveitar ao máximo a experiência”, explica a intercambista Maria Isidora Bravo de Terán (foto), que veio do Chile para estudar Gastronomia aqui na UVV.

Estar aberto às possibilidades oferecidas pelo intercâmbio é fundamental para que ele te ajude a encontrar sua melhor versão durante sua jornada como intercambista. É isso, afinal, que abrirá os caminhos para que você aprenda as lições abaixo e mais uma outra infinidade de ensinamentos enquanto se aventura mundo afora. 

 

 

O idioma não precisa ser uma barreira quando o assunto é intercâmbio 

O medo de não ser bom o suficiente em outra língua pode parecer um obstáculo ao decidir pelo intercâmbio. Mas o fato é que a prática do idioma estando nos países em que ele é dominante faz total diferença para que você se liberte dos bloqueios existentes e adquira a fluência. 

 

É preciso abraçar as oportunidades na hora em que elas surgem 

Algumas chances não se repetem, então é importante estar preparado para abraçá-las no momento em que elas surgem. Este é o caso do Intercâmbio de Férias em Grupo da UVV, sua oportunidade de passar 2 semanas nos Estados Unidos, numa viagem planejada para que você conquiste conhecimentos e experiências que farão toda a diferença no seu futuro. Clique aqui e saiba mais sobre esta chance imperdível ou ligue para 27 3421-2020.

 

Somos iguais em nossas diferenças 

As diferenças entre o que estamos acostumados em nosso país e o que encontramos durante o intercâmbio revelam que ainda há muito a ser descoberto. É como se cada cultura fosse um mundo inteiro dentro de si e que a interação entre o que você já sabe e o que as pessoas podem te ensinar criasse um imenso universo de novas possibilidades a serem exploradas. 

Enxergando a riqueza por trás de cada diferença, percebemos quão valioso é estar entre “estranhos”. 

 

Você é o dono da sua história 

Poucas experiências são tão libertadoras quanto um intercâmbio. Estar longe das pessoas que geralmente te ajudam cotidianamente faz com que você alcance um novo patamar de independência. Você nunca está sozinho, mas precisa desenvolver habilidades que te ajudam a “se virar” sem o auxílio de outras pessoas.  Este momento inevitavelmente te faz dono da sua própria vida. 

 

O novo sempre agrega 

Trocar ideias com pessoas que não fazem parte de sua cultura é um ótimo caminho para desenvolver um novo tipo de pensamento. 

Profissionalmente, isso significa que você poderá ter novas soluções para casos que talvez estejam muito presos a um único ponto de vista e, por isso, ainda sejam um problema. Pessoalmente, o convívio com o novo permite que você enxergue oportunidades no que antes parecia inútil. 

Aproveite o intercâmbio para adquirir conhecimento e evoluir com ele. Até o menor dos detalhes pode agregar algo em sua vida. 

 

Quer saber como se organizar para o Intercâmbio? Então clique aqui e confira as dicas que as intercambistas Catarina e Verônica têm para você.