PARA-DOGMA

26, junho de 2018

Já imaginou ver seu trabalho publicado na rede, para todo mundo ver?!

O Boletim PARA DOGMA é uma publicação que integra o projeto de extensão Culture-se!, que foi implementado na disciplina de Cultura e Comunicação no primeiro semestre de 2017, no curso de Jornalismo da UVV .

A ideia

A Proposta é exercitar a aplicação do conhecimento teórico desenvolvido em reflexões críticas sobre temáticas de interesse e relevância social e que se transformem em ferramenta de intervenção social e material a ser veiculado para a comunidade acadêmica. Segundo Manuela Blanc, professora e orientadora do projeto, “um dos objetivos é convidar os estudantes a assumir um papel ativo na produção do seu conhecimento, promovendo a aplicação prática dos conteúdos discutidos coletivamente ao longo dos cursos propedêuticos em Ciências Sociais oferecidos aos cursos de graduação da UVV”.

Processo de produção

O debate teórico que faz parte da disciplina é articulado aos interesses expressos pelos alunos que definem os temas abordados, realizam pesquisa acadêmica sobre esses temas, para então, produzir textos sobre eles. Todo o processo de elaboração da publicação, desde o projeto gráfico até as estratégias de divulgação são desenvolvidos pelos alunos, a partir de atividades coletivas realizadas em sala de aula e com o acompanhamento direto dos professores envolvidos.

Para Manuela, “é muito gratificante quando um projeto é capaz de mover os alunos, convidá-los a de fato se engajar em uma atividade que é acadêmica, exige trabalho em equipe, mas que tem um bom resultado, justamente por refletir a cara deles. O projeto acaba se concretizando a partir de um processo extremamente agradável de aprendizagem”.

Clique aqui para conhecer o Boletim!

Ficha Técnica:

Direção editorial

Prof.ª Dr.ª Manuela Vieira Blanc

Editora-chefe

Letícia Ribeiro Siller

Em parceria com:

Projeto “Comunica com Foto” Coordenado pela Prof. Elizabeth Nader

Equipe editorial:

Letícia Ribeiro Siller, Alexia Nunes e Arthur Almeida

Autores:

Ana Carolina Leão, Emelly Duarte e Larissa Castro

Fotografia:

“Mimesis” por Matheus Woshington

Revista Para-Dogma:

Uma realização da turma J5M, disciplina Cultura e Comunicação 2018/1, curso de Jornalismo e que integra o projeto de extensão Culture-se!, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Manuela Vieira Blanc

Whatsapp Link