Professora de Artes Cênicas é Melhor Atriz no Festival de Gramado

31, agosto de 2018

A coordenadora e professora do curso de Artes Cênicas da UVV, Rejane Arruda, ganhou o prêmio de Melhor Atriz na 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Rejane, que protagoniza a produção Sem Abrigo, atuou como uma moradora de rua que luta para sobreviver ao frio do inverno de Porto Alegre. Além de receber o prêmio de atuação, o curta metragem também foi premiado nas categorias Melhor Montagem e Melhor Fotografia.

Rejane Arruda, em cena do curta Sem Abrigo

“Depois de muita luta, é muito bom ter reconhecimento. Meu trabalho como atriz de cinema amadureceu graças à pesquisa acadêmica e à atividade pedagógica. Pesquisei atuação para cinema durante três anos em um projeto chamado Efeitos de Realidade (e Alucinação): Uma Investigação da Atuação Realista Através do Dispositivo Cênico-Cinematográfico. Esta pesquisa foi apoiada pelo CNPQ, pela FUNADESP, da qual fui bolsista durante um ano, e pela UVV, me dando orientandos de Iniciação Científica que contribuíram para a pesquisa. Minha atividade artística está extremamente ligada à atividade como pesquisadora ”, explica a professora e atriz.

Além do reconhecimento como atriz, Rejane também dirigiu uma produção em exibição no 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e na 25ª Edição do Festival de Cinema de Vitória. O filme A Mulher do Treze mostra a rotina de uma mulher de idade chamada Inês, que precisa lidar com a perda e a solidão. Curiosamente, os atores foram encontrados graças ao projeto Cinema na Melhor Idade, oferecido pelo curso de Artes Cênicas da UVV.

Para ela, exercer esse papel de diretora é muito parecido com lecionar para estudantes de Artes Cênicas. “A direção sela uma linguagem e um princípio de trabalho no qual acredito e que procuro transmitir aos meus alunos em aula”, finaliza.

Sem abrigo será exibido hoje, 31 de agosto, a partir das 19h, no Mostra Cine Má, no centro de Vitória. Para mais informações, acesse a página do evento: mostracinema.com.br

A Mulher do Treze será exibido segunda-feira, 03 de setembro, dentro da Mostra Foco Capixaba, no Festival de Vitória. Saiba mais em: festivaldevitoria.com.br

Whatsapp Link