Mande bem na entrevista de emprego

6, novembro de 2018

Embora sejam muito importantes, suas habilidades profissionais não são os únicos fatores que contam em uma entrevista de emprego. Além de estar atento à qualificação, é comum que o recrutador tente fazer uma leitura sobre sua personalidade por meio do modo como você fala e seu corpo reage durante a conversa. Por isso, é necessário prestar atenção também ao jeito como você se porta ao longo da entrevista.

Siga as dicas da coordenadora do nosso MBA em Gestão de Pessoas, Juliana Rocha Stein, e garanta uma boa impressão ; ) 

 

Seja pontual 

Organize sua agenda, certifique-se sobre o local da entrevista e como está o trânsito. Caso necessário, faça o percurso antes. 

Mesmo com planejamento, imprevistos acontecem e os entrevistadores sabem disso. Nesse caso, avise imediatamente, demonstre zelo com o compromisso e respeito à pessoa que te espera. 

  

Fique atento à comunicação verbal e não verbal  durante a entrevista de emprego

A dica é: sinta-se em um reality show. Como já foi dito, você estará sendo observado o tempo todo. 

Escolha o traje conforme o cargo pretendido, cuide da postura e da comunicação gestual. Demonstre interesse, entusiasmo e fale o essencial. Seja simples e objetivo. 

Evite os extremos: não fale demais, não interrompa o recrutador, mas também não fique muito tempo em silêncio diante de uma pergunta. 

 

Esteja preparado para falar sobre você e responder sobre qualidades e defeitos 

Os recrutadores têm interesse em sua resposta. Esqueça essa conversa de perfeccionismo e saia do lugar-comum. 

Faça uma análise de sua personalidade e seja honesto. Entrevistadores são especialistas em interpretar o perfil de seus entrevistados. Claro que, por ser uma entrevista de emprego, é sua chance de explorar o marketing pessoal, mas seja natural e não tente ser aquilo que você não é. 

  

Cuide de suas redes sociais 

Hoje, o perfil on-line é tão importante quanto o currículo. Ele é comumente utilizado pelas empresas para confirmar o que você disse na entrevista de emprego e entender melhor quem você é no dia a dia. Seus textos e comentários também são analisados. Então cuidado com a grafia e comporte-se bem. 

Essa dica serve para toda sua trajetória profissional. 

 

Boa reputação é indispensável 

Como vai seu networking na internet? É normal que recrutadores identifiquem amigos que vocês têm em comum e peçam opiniões a seu respeito. 

Se você quer construir uma rede de contatos que possa te ajudar de verdade a conquistar boas vagas de emprego, cadastre-se no Carreiras UVV, uma rede social exclusiva para alunos e egressos da nossa universidade. 

Nela, além de conectar-se a uma galera que manda muito bem, você tem acesso antes de todo mundo às melhores vagas do mercado de trabalho. 

 

Pesquise sobre a empresa 

A pergunta “por que você quer trabalhar aqui?” requer uma resposta, no mínimo, inteligente. 

O recrutador, além de analisar o que você sabe sobre a empresa, tentará medir o seu grau de interesse pela vaga. Faça perguntas e comentários coerentes, demonstre que você pesquisou sobre a instituição. Mostre que seu interesse pela vaga é real. 

 

Pronto! Agora que você sabe como mandar bem, crie um currículo legal – mesmo sem experiência – e não tenha medo de entrevistas de emprego. Vai lá que o mundo é seu. 

Whatsapp Link