É possível vencer a timidez e se destacar no mercado de trabalho

18, março de 2019

Ser tímido não é fácil. Às vezes, situações triviais tornam-se verdadeiros problemas para uma pessoa tímida. Isso porque o desconforto causado pela timidez não permite que ela pense em outra coisa senão no constrangimento que acredita estar passando.

“Conviver com a timidez pode ser bastante difícil. Ainda mais se ela estiver ligada à insegurança, ao medo de falar ou estar em público. Geralmente, pessoas tímidas tendem a se distanciar e se isolar. O tímido, muitas vezes, consegue se reconhecer como tal. A partir disso, pode buscar ajuda de um profissional de Psicologia. Existem técnicas muito efetivas e, digamos assim, mais diretivas para o cuidado com uma pessoa tímida”, explica o coordenador do nosso curso de Psicologia, Bruno Birro Coutinho.

Mas e quando isso interfere na busca por emprego ou no desempenho profissional? A coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos EAD da UVV ON, Marinete Andrião Francischetto, explica como se portar frente a estas situações quando o assunto é mercado de trabalho. 

 

Prepare-se para assumir lideranças e não deixe que a timidez seja um problema  

“Quando falamos da timidez, estamos tratando de comportamento, ou seja, de competência comportamental. Toda competência comportamental – soft skills – é fator impactante no processo de seleção e no desenvolvimento profissional. O indivíduo assumirá, sempre ou de vez em quando, o papel de representação. Em algum momento ele será o porta voz no processo de trabalho. Neste caso, a timidez pode representar um problema”, explica. 

 

Exercite suas habilidades comportamentais 

Sabendo que a situação do tópico anterior pode acontecer, cada pessoa deve tentar amenizar ao máximo esse problema. A UVV proporciona isso por meio da prática de metodologias em aula e outros programas de apoio ao aluno.  A orientação é que o estudante aproveite todos os momentos que a UVV oferece para desenvolver, além das habilidades técnicas – hard skills -, as habilidades comportamentais, pois na hora da decisão em um processo seletivo, são essas habilidades que farão a diferença”, recomenda a professora. 

Clique aqui e conheça os serviços de apoio ao aluno oferecidos pela UVV.

 

Acredite no seu potencial e confie no recrutador 

“O profissional Gestor de Recursos Humanos tem a capacidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento do candidato na hora da entrevista, promovendo o engajamento da pessoa, pois o certo é que todos somos capazes. A história nos mostra isso: quantas pessoas com timidez que são sucesso… Basta acreditar”, finaliza. 

 

Não permita que a timidez atrapalhe sua carreira profissional. Se você se sente prejudicado por ela e deseja apoio psicológico para superar seus bloqueios, entre em contato com nossa Clínica de Psicologia e informe-se sobre os tipos de atendimento. Clique aqui e saiba mais. E, para conhecer as ofertas do mercado e aproveitá-las sem vergonha, acesse o Carreiras UVV e confira as melhores vagas de estágio e emprego.

Whatsapp Link