Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

14 meses - 600h/a
Maria Riziane Costa Prates Coordenador(a)

Descrição do curso

A Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da UVV prepara o profissional para a compreensão de como acontecem os processos de aprendizagem nos diferentes tempos da vida.

A grade curricular abrange temáticas que abordam o funcionamento do sistema nervoso e as diferentes possibilidades de aprendizagem, em composição com a inclusão de pessoas com deficiência na área da educação.

O curso é direcionado a profissionais com formação superior, sobretudo professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, gestores educacionais, dentre outros.

Horários de aulas 

Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Regime: Quinzenal.

Política de desconto

POLITICA DE DESCONTOS 2024-2 PARA OS CURSOS COM 16 PARCELAS

A previsão de início das aulas será 09 de Novembro de 2024.

Introdução à NeuroEducação 8h
Diferenciações entre a perspectiva inventiva e desenvolvimentista na educação 16h
Fundamentos neurobiológicos e o desenvolvimento cerebral (contribuições da neuroeducação) 16h
NeuroEducação - o cérebro da criança, afeto e aprendizagem 16h
Atuação do neuropsicopedagogo e ética profissional 16h
A literatura no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano 16h
Os processos de formações docentes e a força das múltiplas maneiras de aprenderensinar cotidianas 16h
Pensamento e linguagem no desenvolvimento humano 8h
Linguagem e mídia em neuroeducação 8h
Aprendizagem inventiva, atenção, memória e Alfabetização em processos: o brincar como estratégia de ensino 16h
Altas habilidades/Superdotação: inteligências múltiplas e processos de aprender-ensinar 16h
Fundamentos da educação especial 16h
Aprendizagens e juventudes: corporeidades curriculares 16h
Fundamentos neurológicos da aprendizagem e os transtornos do desenvolvimento 16h
Farmacologia aplicada em neuropsicopedagogia 8h
Interfaces entre Educação, Educação Especial e Medicalização 16h
Avaliação neuropsicopedagógica I (instrumentos de avaliação clínica) 16h
Estágio em neuropsicopedagogia clínica 150h
Avaliação neuropsicopedagógica II (instrumentos de avaliação institucional) 16h
Estágio em neuropsicopedagogia institucional 120h
Construindo um negócio de sucesso no campo da NeuroPsicopedagogia 24h
Metodologia do trabalho científico e da pesquisa em neuropsicopedagogia 8h
Trabalho discente efetivo integrador: plano de trabalho ou Plano Efetivo Integrador (PEI) de sua possível atuação 8h
Neuroeducação - Seminário de práticas inclusivas Seminários – Neuropsicopedagogia clínica e institucional 34h

Maria Riziane Costa Prates

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2016); Mestre em Educação (UFES, 2012); Pós-Graduada em Educação (UFES, 2003), Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (UCM, 2007) e Graduada em Pedagogia (UFES, 2001). Professora titular da Universidade Vila Velha na Graduação em Pedagogia, no Mestrado em Segurança Pública e Professora colaboradora no Mestrado em Arquitetura e Cidade. Professora da Educação Infantil no município da Serra/ES. Líder do grupo de pesquisa no CNPq: “Aprendizagens afetivas na diferença: Direitos Humanos e Educação por uma Ética e Estética da Existência e Produção de Segurança Pública”. Atua no ensino, pesquisa e extensão com as demandas de formação de professores por docências inventivas, Currículos e Cotidianos escolares, Aprendizagem ético-estético-afetiva, Violências e produção de Cultura de Paz em contexto escolar, Diversidade, Diferença e Inclusão.