O curso de Ciência da Computação (Bacharelado) da UVV ON forma profissionais capazes de desenvolver soluções inovadoras utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial, desenvolvimento de games e computação gráfica.
A matriz curricular é voltada para atender as demandas de mercado onde o aluno aprende a dominar várias tecnologias de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura e segurança da informação e que seja capaz de resolver problemas complexos utilizando metodologia com base em pensamento computacional.
Entre os diferenciais, estão as alianças acadêmicas com empresas de renome internacional como: Google, Cisco, Oracle e HedHat. Dessa forma, elas fornecem certificados de curso oficial sem nenhum custo adicional para o aluno, além de manter conteúdo atualizado com o que há de mais inovador nas áreas de Cloud, DataBases e Cyber Security.
A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.
A Ciência da Computação EAD oferece oportunidades em constante crescimento devido à alta demanda por profissionais de tecnologia, promete inovação contínua, carreiras variadas e remuneração competitiva. É uma opção que permite contribuir para a sociedade e moldar o futuro digital.
Na metodologia do curso de Ciência da Computação, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir.
Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos de Ciências da Computação têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma. Os estudantes tem ainda acesso empresas de renome internacional como: Google, Cisco, Oracle e HedHat que permitem a obtenção de certificados de curso oficial sem nenhum custo adicional para o aluno, além de manter conteúdo atualizado com o que há de mais inovador nas áreas de Cloud, DataBases e Cyber Security.
Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.
Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Atividade Extensionista e Vivência Profissional: Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, o que possibilita a integração de conhecimentos técnicos, sociais e comportamentais, contribuindo para a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento social.
Estrutura de Computadores
Experiência e Interface com o Usuário
Fundamentos de Sistemas de Informação
Introdução à Programação de Computadores
Arquitetura de Dados Relacionais I
Cálculo
Programação Orientada a Objetos
Programação Web - Front End
Raciocínio Lógico
Arquitetura de Dados Relacionais II
Desenvolvimento Web - Back End
Estrutura de Dados I
Matemática para Computação
Sistemas Operacionais
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Arquitetura de Sistemas
Engenharia de Software
Estrutura de Dados II
Fundamentos de Redes de Computadores
Gestão da Qualidade de Software
Linguagens de Programação
Linguagens Formais e Autômatos
Programação Distribuída e Concorrente
Programação para Dispositivos Móveis
Arquitetura e Organização de Computadores
Inovação e Design Thinking
Segurança da Informação
Teoria da Computação
Testes de Software
Aspectos Legais da Tecnologia da Informação
Atividades Complementares em Ciência da Computação
Computação Gráfica e Multimídia
Gestão de Projetos de Software
Teoria dos Grafos
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Computação I
Compiladores
Empreendedorismo e Negócios
Inteligência Artificial
Optativa
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Computação II
Mestre em Informática pela UFES, com experiência na área de Ciência da Computação e ênfase em Engenharia de Software. Atua em comandos de equipe, testes de sistemas, gestão de projetos e análise de sistemas.
Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.
Matutino
Ensino à Distância
Noturno
Integral
Diurno
Vespertino