Engenharia de Petróleo

Preparado para desenvolver profissionais inovadores, o curso de Engenharia de Petróleo da UVV foi criado em 2002 para formar engenheiros aptos a trabalhar nas áreas de upsteam (exploração e produção) e downstream (refino, transporte distribuição e comercialização) do petróleo e gás natural.

A graduação tem um Acordo de Cooperação com a Bergen University, na Noruega, onde nossos alunos participam de seminários regulares no país que é referência mundial do setor.

Além disso, o curso possui sofisticados laboratórios em ensaios mecânicos, geologia, fluidos, hidráulica, eletrônica e informática (simulações) que servem de apoio a sua proposta curricular para uma formação profissional diferenciada.

O nosso sucesso nos fez obter um Capítulo Estudantil da SPE (Society of Petroleum Enginneers). Ela é maior organização internacional que congrega profissionais e estudantes ligados à indústria de petróleo e gás.

Pioneiro no Estado e no Brasil, o curso conta com convênios de estágios com empresas do setor e mais de 400 alunos graduados e inseridos na indústria do petróleo. Angola, Alemanha, Argentina, Emirados Árabes, Estados Unidos, França, Malásia, México, Noruega e Rússia são alguns dos países onde nossos egressos trabalham. Eles integram os quadros de engenheiros de empresas como a Petrobras, Baker Hughes do Brasil, Halliburton Services do Brasil, National Oilwell Varco do Brasil, Repsol, Schlumberger do Brasil e Weatherford do Brasil.

Todos esses fatores contribuem para o alto grau de empregabilidade no Brasil e no mundo, tornando o aprendizado cada vez mais empreendedor e diferenciado para fomentar profissionais preparados para encarar todos os desafios do mercado.


Você conhece as diferenças entre Presencial, Semipresencial e EAD (Educação a distância)?

Conheça as modalidades

Matriz curricular

COORDENADOR(A)

Fernando Fontes Barcelos

Graduado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Agroquímica pela UFV. Concluiu créditos e exame de qualificação de Doutorado em Química Orgânica pela UFMG. Atua em estudo de óleos essenciais e fitoquímica e impacto ambiental de agrotóxicos em mananciais, além de pesquisa com biocombustíveis.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Egressos

Gabriel Roque Sobrinho
Engenheiro de Petróleo Pleno na Patrobras

Luciano Freire Silveira
Superintendente de Produção na Saipem

Talita Miranda Costa
Engenheira de Produção da Statoil - Trondheim, Noruega