Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde

O curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização, MBA em GESTÃO HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE é resultado do empenho da UNIVERSIDADE VILA VELHA (UVV) através da Diretoria de Pós-graduação – DPG, voltado para a formulação e execução de programas de Desenvolvimento Empresarial e pós-graduação Lato Sensu.

Visa, fundamentalmente, formar especialistas em GESTÃO HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE capazes de atuar nos diferentes tipos de instituições e organizações do segmento da Saúde, sendo realizado de acordo com as normas fixadas pelos Art. 66 e Art.44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – lei 9394/96) e pela Resolução CNE/CES Nº 01 de 08/06/2007. À instituição caberá acompanhar e avaliar o programa em todas as etapas, bem como prover os recursos de infraestrutura indispensáveis, mobilizando seus melhores recursos pedagógicos, didáticos e administrativos para o êxito do empreendimento.

Neste contexto é que a qualificação adequada dos profissionais para a gestão das organizações e serviços de saúde, para atuarem com ética e competência, é condição fundamental para a aplicação adequada dos recursos e geração de serviços assistências com qualidade, que são os resultados esperados pela sociedade.

Nas organizações da área da saúde é crescente a procura por profissionais que tenham condições de analisar as diferentes políticas de saúde e administrar os serviços de forma profissional, buscando alternativas inovadoras em seu processo de gestão.

O hospital é um dos mais complexos empreendimentos socioeconômicos, uma vez que se compõe, na verdade, de um conjunto de empreendimentos em operação articulada e sincronizada, tais como: hotel, restaurante, farmácia, atendimento emergencial, sistema cirúrgico, laboratório clínico, sistema de logística, lavanderia, esterilização, serviço de limpeza, sistema de descarte de resíduos, atendimento a convênios e ao SUS, estrutura de compras e manutenção, apenas para citar os mais expressivos.

Segundo informações do Governo do Estado, considerando os hospitais públicos, privados e filantrópicos, o município de Vitória possui 15 unidades hospitalares, enquanto que Vila Velha, Serra e Cariacica, contam, cada um com 5 (cinco) unidades. Ao todo, o Espírito Santo conta com aproximadamente 50 unidades hospitalares, em sua grande maioria de pequeno, ou seja, abaixo de 50 leitos cada. Além dos hospitais, são inúmeras as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Urgência e Emergência e outros serviços afins, que carecem por profissionais qualificados, para exercerem a função de gestão.

No curso de Pós-Graduação em GESTÃO HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE, o aluno encontra o conhecimento necessário para a melhoria das suas competências profissionais, para exercer a gestão dos serviços, promovendo a elevação de seu nível de competitividade e empregabilidade nas diversas áreas de atividade na saúde, auxiliando de forma inovadora, na melhoria dos processos que são desenvolvidos nas organizações de saúde.

Objetivo Geral

Formar gestores para as organizações e serviços voltados para a área da saúde, de forma a suprir a necessidade do mercado, habilitando e aperfeiçoando profissionais, capazes de viabilizar projetos que resultem na melhoria dos serviços, e, que estejam aptos para executar de forma humanística e com competência técnico-científica, funções administrativas, tais como direção, gerência e coordenações dos serviços de saúde.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a visão sistêmica dos serviços e a capacidade crítica dos profissionais atuantes na área da saúde;
  • Contribuir para a mudança do modelo administrativo, buscando melhoria contínua no gerenciamento dos hospitais e organizações de saúde.
  • Levar o aluno a compreender os instrumentos e ferramentas de administração aplicadas a prática da saúde de forma a maximizar os resultados.
  • Planejar os processos de trabalho, organizar os recursos disponíveis e gerenciar o processo administrativo nas diferentes áreas que compõem as organizações de saúde;
  • Desenvolver a capacidade de organizar e controlar as áreas de apoio e logística hospitalar, promovendo a correta utilização dos recursos humanos e materiais;
  • Ampliar empregabilidade do profissional por meio do incremento de seu potencial como profissional da área da saúde, para atuar em hospitais, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviço em saúde.
  • Preencher uma lacuna existente no mercado acadêmico que não dispõe de um curso similar no Estado.

Profissionais da área de saúde, administradores, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, médicos e outros, que atuam ou pretendam atuar nas posições estratégicas de tomada de decisões, em hospitais, laboratórios, clinicas, prestadores de serviços, pronto atendimento, unidades básicas e outras afins, sejam elas públicas, privadas, filantrópicas ou organizações sociais.

UVV – Boa Vista

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h20  e 12h20 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. Projeto Prático – disciplina especial com a ênfase na resolução de casos práticos, aproximando o aluno ao máximo da realidade de mercado.

6. O curso tem 390 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 288 h/a presenciais
  • 74 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados à cada uma das disciplinas ministradas, monitorias.
  • 30 h/a para orientação de trabalho de conclusão do curso

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2110

PREVISÃO DE INÍCIO: Agosto/Setembro de 2019

Aloisio Calve

Mestre em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), pós graduado em Gestão Hospitalar pela União Social Camiliana (São Camilo de São Paulo), Especialista em Administração Geral e Programação Econômica (FAESA). Atuou como Subsecretário de Estado da Saúde e Diretor Hospitalar na Secretaria Estadual de Saúde – SESA, também como Gerente Financeiro e Gerente de Suprimentos na Associação Evangélica Beneficente – AEBES, atualmente está atuando no Instituto da Gestão e Inovação da Saúde – IGIS, uma Organização Social que faz gestão de unidades de saúde das prefeituras de Vila Velha e Cariacica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3428834012883831

Rose Mara Vidal de Souza

Pós-Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Bolsista CNPq). Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá (2015) (Bolsista Capes); Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo(2011) (Bolsista Capes). MBA em Marketing Político pela Universidade Católica do Tocantins (2008) e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela UFT – Universidade Federal do Tocantins (2006). Professora do Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7453159552769204

Karina Angélica Santiago Uchôa

Pesquisadora do Programa de Doutorado em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina. Aluna do Programa de Mestrado de Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo – PPGFIL/UFES. Pesquisadora da Rede Estrado – Rede Latino Americana de Estudos sobre Trabalho Docente. Pós-Graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil (Cândido Mendes). Pós-Graduada em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (FIC/MG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2095138067807811

Tyago Ribeiro Hoffman

Mestre em Economia, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor titular da Fundação de Assistência e Educação. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Consultoria Econômica, atuou como Subsecretário de Estado da Saúde, no Governo do Estado do Espirito Santo, como Secretário da Casa Civil, participando nos seguintes temas: planejamento estratégico, governança, stakeholders, desenvolvimento local, capital social.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9823957774880382

Anselmo Dantas

Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Mestrado em Odontologia Social sem dissertação na UFF em 1986. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de sistemas e serviços de saúde, epidemiologia, avaliação em saúde, cárie dental e odontologia social. Possui formação em gerenciamento de projetos e desenvolvimento da qualidade da assistência hospitalar e modelos de gestão de organizações na área de saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3399479391977444

 Ana Maria Ribeiro Furtado

Mestre em Ciências da Religião na Faculdade Unida de Vitória ES, finalizado em 12/2014. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (1984), São José dos Campos- São Paulo. Graduação em Seminário Teológico – Canada Christian College (2006), Toronto Canadá. Especialista em Administração Escolar, História da Educação, Didática e Psicologia da Educação e Inglês como segunda língua no trabalho de refugiados. Atualmente produtora de material para cursos em Educação a Distância e professora de curso de Pós-graduação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9037151235284738

Dilma Freitas e Silva

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo (1983)), tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva e Saúde da Família, com especialização pela FIOCRUZ. Atualmente coordena Residência multiprofissional em Saúde do Hospital Evangélico de Vila Velha/ES. Atuando principalmente na área de ensino com os residentes multiprofissionais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8460798813175544

Daniel Perini

Mestrando em Saúde Coletiva pela Institute Of Tecnology Education e Health, graduação em Enfermagem pela Faculdade Novo Milênio (2005), Especialista em Urgência e Emergência – Emescam 2007 e pós graduado Nefrologia São Camilo 2008,  Atualmente é coordenador de Enfermagem do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Enfermeiro Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva da Clínica de Acidentados de Vitória, atuou como coordenador de Enfermagem e de equipe multidisciplinar no hospital Jaime Santos Neves,  docente do curso de pós graduação de Gestão hospitalar Emescam e dos Cursos de Pós graduação de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva São Camilo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5930074133900985

Fabrício Fávaro de Souza

MBA em gestão de Saúde e Psicanálise Clínica, Bacharel em Sistema de Informação pela Faculdade de Tecnologia FAESA(2006), Atualmente é Diretor da central de Serviços Compartilhados do Hospital Evangélico de Vila Velha. Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.  Atualmente atua como empresário  no ramo de tecnologia e Inovação, professor de Pós Graduação, Consultor e Palestrante.

Link do Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1852687097609594

 Januária Lino de Barros

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE Graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo – FAFABES. Atualmente é Gerente de Divisão de Suporte Operacional do Hospital Santa Rita de Cássia em Vitória. Tem experiência na área de Administração hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Administrativa, Planejamento, Compras Estratégicas, Farmácia, Suprimentos e Nutrição Hospitalar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5618594167298922

Luciana de Souza Costa

Graduada em Enfermagem, Especialização em: Nefrologia, Transplante de múltiplos órgãos, Gestão integrada da qualidade e Micropolíticas de gestão em saúde.  Avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar, Organização Nacional de Acreditação – Associação, ONA, Brasil. Experiência em formação e atualização de auditores internos da qualidade.  Atuou na gerencia e implantação da gestão da qualidade no Associação Evangélica Beneficente Espirito Santense – AEBES e no Hospital Jaime Santos Neves, alcançando a ONA 2018  e ISSO 9001:2015. Atua como consultora de qualidade na gestão da saúde pública e privada.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5011500073324399

 Flávia de Oliveira Raposo

Mestre em Contabilidade Gerencial pela FUCAPE – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Serra. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.  Atuou como gerente de projeto de controladoria, em um grande hospital do Estado, com planejamento e implantação dos sistemas de controles, operacionais, gerenciais e estratégicos da instituição.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7270286226541718

Luzielio Alves Sidiney Filho

Doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS (2012-2015). Mestre em Política Públicas e Desenvolvimento Local pela EMESCAM (2010-2012). M.B.A. em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela F.G.V. (2015-2016). Pós-graduação em Auditoria em Saúde pela Fundação Unimed (2014-2016). Especialista em Transplante Pulmonar na Santa Casa de Porto Alegre (2011-2012). Residência em Cirurgia Torácica no Hospital das Clínicas da UFMG (2006-2007). Residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da UFES (2004-2005). Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia pelo CIAPE/Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2005-2006). Atua também, como auditor na área de faturamento de convênios, para grandes empresas de planos de saúde do Estado.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7908602796123653

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 20 X R$:550,00 * Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.07 e 10.08: 7,5% de desconto. * desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. * desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • POSICIONAMENTO PROFISSIONAL, EXPECTATIVAS E OBJETÍVOS

    04 H

  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    15 H

  • GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

    15 H

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA - A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

    15 H

  • O CENÁRIO ECONÔMICO E SOCIAL E SEU IMPACTO NA SAÚDE

    15 H

  • DIREITO MÉDICO E A RESPONSABILIDADE CIVIL

    15 H

  • ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE COLETIVA

    15 H

  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E MARKETING EM SAÚDE

    15 H

  • PROJETO PRÁTICO AVANÇADO I

    08 H

  • COMPLIANCE NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

    15 H

  • SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

    15 H

  • GESTÃO DA QUALIDADE E ACREDITAÇÃO

    15 H

  • CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE

    15 H

  • GESTÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

    30 H

  • PARCERIAS PÚBLICO X PRIVADO - GESTÃO DE CONTRATOS COM OSS

    15 H

  • PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

    15 H

  • GESTÃO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

    15 H

  • PROJETO PRÁTICO AVANÇADO II

    08 H

  • GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGISTICA DE DISTRIBUIÇÃO

    15 H

  • ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

    15 H

  • HOTELARIA HOSPITALAR E SUAS INTERFACE NOS SERVIÇOS

    15 H

  • GESTÃO DOS ATIVOS, EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIA EM SAÚDE

    15 H

  • FATURAMENTO DE CONVÊNIOS E PARTICULARES E SUA CONSTITUIÇÃO

    15 H

  • FATURAMENTO SUS E SUA CONSTITUIÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

    15 H

  • ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE FARMÁCIAS HOSPITALARES

    15 H

  • TECNOLOGIAS INOVADORAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

    15 H

  • PROJETO PRÁTICO AVANÇADO III

    10 H

COORDENADOR(A)

ALOISIO CALVE

Mestre em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE); Pós-Graduado em Gestão Hospitalar pela União Social Camiliana (São Camilo, São Paulo); Especialista em Administração Geral e Programação Econômica (FAESA).

COORDENADOR(A)

ANA LUCIA BACHETI

Mestranda em Educação pelo Instituto Pedagógico de Vitória, Especialização em Docência do Ensino Superior pela FAESA (2017), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER (2018), Especialização em Gestão Empresarial pela FAESA (2014), Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela FAESA (2004). Experiência profissional em áreas ligadas a Educação. Atualmente é Coordenadora dos Cursos de Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Segurança Privada na FAESA Campus Cariacica; Professora das disciplinas de Administração em Recursos Humanos I e II. Atuou como avaliadora do Guia do Estudante nos anos de 2015, 2016 e 2017. Atuou como gestora do Projeto Sindbares, parceria da FAESA com a Secretaria de Turismo e Sindbares no ano de 2009. Membro do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Cariacica.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.