Especialização em Audiologia

Previsão de Início: Março/2022.

A Pós-Graduação em Audiologia da UVV, a única do tipo no Espírito Santo, prepara o fonoaudiólogo para o trabalho em casos voltados especificamente ao campo da audição, por meio de um ensino que desenvolve conhecimentos e técnicas ligadas ao bem-estar de pacientes que necessitam de cuidados audiológicos.

A demanda por profissionais especializados em Audiologia é grande e tende a ser ainda maior no futuro. Isso porque, além de medidas voltadas à solução de problemas auditivos já existentes, têm se tornado cada vez mais comuns trabalhos cuja finalidade sejam a prevenção de novos casos e o estudo de novos métodos para tratamento.

Neste contexto, o curso apresenta os principais caminhos para a prevenção, diagnóstico e reabilitação de distúrbios relacionados à Audiologia, seja com pesquisa, assessoria, atendimento em consultórios, empresas ou treinamentos, tanto no setor público quanto no privado.

Também aborda elementos teórico-práticos favoráveis à melhoria da saúde dos pacientes, capacitando o aluno para o oferecimento de assistência clínica individual ou coletiva, em consonância com as atuais políticas de promoção da saúde.

Além disso, a UVV aproxima o aluno dos nomes mais experientes do mercado e favorece a realização de networking com profissionais que sabem tudo sobre o campo da Audiologia.

O objetivo do curso é proporcionar ao fonoaudiólogo uma visão atualizada, empreendedora das principais áreas da Audiologia, visando potencializar seu conhecimento teórico-prático na pesquisa, prevenção, diagnóstico e reabilitação dos transtornos auditivos e vestibulares.

O curso destina-se a fonoaudiólogos.

As aulas serão ofertadas na modalidade presencial / telepresencial, sendo:

Sextas: 13:30h às 17:40 e de 19h as 21:30h

Sábados: 08h às 11:30 e das 12:30 às 16h.

1 . ATENÇÃO AOS PRAZOS PARA OBTENÇÃO DE DESCONTOS!

Inscrições pagas até dia 16/12/2021 terão 20% desconto em todas as mensalidades do curso, até 14/01/2022 terão 10% e até 14/02/2022 terão 5% de desconto.

*Desconto não cumulativo com outros descontos que a Instituição concede.

*Os descontos acima mencionados valerão para os pagamentos das mensalidades do curso até a data do vencimento do seu boleto.

2 . A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

3 . Todos os cursos da UVV são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

4 . A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

5. O curso tem 500 h/a e duração de até 24 (vinte e quatro) meses, sendo:

– 455 h/a, incluindo aulas práticas com domínio do conhecimento teórico aplicado à prática nas formas de: vivência; estudos de casos; atendimento ao cliente efetivamente realizado pelo aluno sob supervisão .

– 288 h/aula telepresenciais

– 67 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos)

– 100 h/aula presenciais – prática

– 45 h/a para projetos práticos avançados

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2261 ou 3421 2263.

O corpo docente do curso é formado por doutores, mestres, especialistas, livre-docentes, professores da UVV e professores convidados.

Aline Neves Pessoa Almeida

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia e Residência Multiprofissional Hospital Universitário/HUCAM – Centro Ciências da Saúde-CCS. Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2005). Bolsista de Iniciação Científica (fomentos: PIBIC/PUC-SP/2003 e CNPq/2004). Aperfeiçoamento em Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva pela DERDIC/PUC-SP (2006-2009). Mestrado em Fonoaudiologia PUC-SP/2009 (fomento: CNPq, Centro Audição na Criança-CeAC-DERDIC-PUC-SP). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – Fonética – PUC-SP (2009 – Doutorado: fomento FAPESP). Área de atuação: Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva: fonoterapia, deficiência auditiva, fonética clínica e análise acústica: produção e percepção da voz e fala de deficiente auditivo, reabilitação auditiva, indicação/seleção/adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear.

http://lattes.cnpq.br/9240404860623826

Gabriela Cintra Januário

Fonoaudióloga, especialista em Audiologia (2005) e Saúde Coletiva (2018) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, mestre (2012) e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente estuda o desenvolvimento da linguagem e a ativação cortical de bebês com e sem Toxoplasmose Congênita durante estímulos auditivos e durante estado de repouso. É Especialista em Políticas e Gestão da Saúde na Coordenadoria de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atua na gestão de programa de intervenção precoce e de políticas de saúde auditiva. É conselheira efetiva, diretora secretária e presidente da Comissão de Audiologia do Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, programas de intervenção precoce, saúde auditiva e gestão da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência.

Marcia Emília da Rocha Assis Eloi

Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2016) Psicopedagoga pela Faculdade Fead (2013), graduada em Fonoaudiologia pela mesma instituição (2011). Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Vila Velha. Assessoria e Consultoria em Fonoaudiologia Educacional. Integrante do GEFF – Grupo de estudos de fluência da Fala de Belo Horizonte. Participa de pesquisas principalmente com os temas: Fonoaudiologia, Linguagem, Formação Docente; Fluência e de organização de eventos acadêmicos nas áreas da saúde e educação.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467254Z9

Rafaela Carolina Lopez Silva

Mestre em Fonoaudiologia – Audição na Criança pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Possui especialização em Fonoaudiologia – Núcleo Específico: Atendimento ao Deficiente Auditivo Centrado na Instituição e na Comunidade pela USP de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga pela Universidade de Alfenas (2000). Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiente auditivo; linguagem e inclusão. Professora de Graduação em Fonoaudiologia da UVV e de curso de Pós-Graduação em Audiologia da PUC Minas, Fonohosp e UNIPAC.

Renata Jacques Batista

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Isabela Hendrix (1999), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Especialização em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011). Atualmente é professora da pós-graduação em audiologia da Pontifícia Universidade Católica/MG, CEFAC/MG e FONOHOSP, além de fonoaudióloga clínica do CDO – Centro de Diagnóstico Otorrinolaringológico. Tem experiência na área de Voz, Avaliação Auditiva Infantil e Adulta Comportamental e Eletrofisiológica; Avaliação Vestibular; Reabilitação Vestibular (incluindo Terapia Digital – Realidade Virtual); Terapia de Zumbido; Seleção e Adaptação de Aparelhos Auditivos; Reabilitação Auditiva – Treinamento Auditivo para usuários de Prótese Auditiva.

Tiago Costa Pereira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), especialização em Motricidade Orofacial com Enfoque em Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar pela FONOHOSP/CEFAC (2011) e especialização em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atuou no serviço de saúde auditiva do trabalhador em clínica privada de Saúde Ocupacional no município de Contagem – MG (2010 – 2013). Atuou também em audiologia clínica no serviço de média complexidade da Unidade Regional de Saúde pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG (2012). Foi membro efetivo no extinto Sindicato dos Fonoaudiólogos de Minas Gerais – SINFEMG na gestão 2012 – 2015 e representante desse mesmo órgão na Frente Mineira em Defesa da Saúde. Atuou no Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF em Belo Horizonte – MG (2013 – 2016) desenvolvendo estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças ou agravos. Desempenhou atividade de preceptoria e tutoria de núcleo em na Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase Atenção Básica/Saúde da Família, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – MG (2015 – 2016). Cargo honorífico como conselheiro efetivo e Diretor Secretário (2016 -2018) no 7º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª região (gestão 2016 – 2019). Atuou como fonoaudiólogo clínico para reabilitação da linguagem, da fala e dos distúrbios miofuncionais orofaciais cervicais em crianças. Atualmente exerce docência na Universidade Vila Velha – ES no curso de Fonoaudiologia da mesma instituição.

Obs.: podem ocorrer substituições no corpo docente do curso resguardando-se a titulação e a qualidade do curso.

Duração: 24 meses (500h)
Regime: Mensal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2263
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 100,00 + 26 Parcelas de R$ 569,00 *Confira oportunidade única de desconto na aba “Informações Importantes”.

Matriz curricular

  • 1. Audiologia Clínica I

    20 H

  • 2. Audiologia Clínica II

    20 H

  • 3. Audiologia Educacional

    20 H

  • 4. Audiologia Infantil e Emissões Otoacústicas

    20 H

  • 5. Audiologia Ocupacional

    20 H

  • 6. Avaliação e Reabilitação do Sistema Vestibular

    20 H

  • 7. Avaliação e Diagnóstico dos Transtornos Processamento Auditivo Central

    20 H

  • 8. Avaliação e Tratamento do Zumbido

    20 H

  • 9. Avaliação eletrofisiológica da audição

    20 H

  • 10. Ética, bioética e biossegurança

    20 H

  • 11. Empreendedorismo, Marketing, Inovação e Inteligência Emocional

    20 H

  • 12. Libras e Acessibilidade

    15 H

  • 13. Otorrinolaringologia aplicado a Fonoaudiologia

    20 H

  • 14. Políticas Públicas em Audiologia e Telefonoaudiologia

    20 H

  • 15. Prática Baseadas em Evidência

    20 H

  • 16. Projeto Prático Avançado I

    15 H

  • 17. Projeto Prático Avançado II

    15 H

  • 18. Projeto Prático Avançado III

    15 H

  • 19. Reabilitação dos Transtornos do Processamento Auditivo Central

    20 H

  • 20. Recursos audiológicos implantáveis

    20 H

  • 21. Seleção e Adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual

    20 H

  • Prática Clínica

    100 H

COORDENADOR(A)

Rafaela Carolina Lopez Silva

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Audiologia pelo CFFa, Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UVV.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.