Coach em Promoção da Saúde e Bem-Estar

O Curso MBA “Coach em promoção da saúde e bem-estar” surge em um momento ímpar no cenário Brasileiro e, especificamente, no Estado do Espírito Santo, onde crenças limitantes acompanham parte significativa da população capixaba. Procrastinação, dificuldades de estabelecer e cumprir metas, ausência de plano de ação, comunicação impróprias, são alguns exemplos que comprometem a promoção da saúde e o bem-estar de parte da população espírito-santense. Diversas instituições de ensino superior no Brasil, públicas e particulares, tem dado atenção para o crescente mercado de Coach. Por exemplo, a Revista Exame do dia 11 de março de 2019, trouxe a seguinte matéria: Dados da International Coach Federation (ICF) apontam que nos últimos quatros anos, o coaching cresceu mais de 300% no Brasil”.

Fatores estressores do mundo moderno estão relacionados a qualquer evento, acontecimento ou circunstância que exerçam influência física ou mental em um indivíduo ou grupo de indivíduos. Sabe-se que os tipos de estresse físico, ambiental, psicológico e o estresse impactam a saúde humana e que nos dias de hoje toda a população está sujeita a ser acometida por um ou mais de um desses tipos de stress.

É neste contexto que o curso de “MBA em “Coach em Promoção da Saúde e Bem-Estar” se insere, visando atender indivíduos e grupos que desejam conhecer as principais ferramentas de coach que geram promoção da saúde e bem-estar.

O curso de MBA em “Coach em Promoção da Saúde e Bem-Estar” justifica-se tendo em vista que no mundo moderno diversas pessoas (grupos e/ou indivíduos) tem buscado parcerias com profissionais que ajudam seu cliente a atingir o melhor em sua vida pessoal e a produzir resultados que ele quer em sua vida pessoal e profissional, o Life Coaching é um exemplo disso.

Para Leite (2005), Life Coaching trata-se de um processo no qual, utilizando-se de estratégias de metas, ações direcionadas e contingências, numa relação de confiança, utilizando-se dos recursos pessoais do indivíduo, o incentivamos a produzir os resultados desejados em sua vida. Desta forma, o curso “Coach em Promoção da Saúde e Bem-Estar” auxilia seus egressos a potencializar novos modos de promoção da saúde coletiva e individual, capazes de ser transferidos e potencializados com os seus respectivos clientes.

Vale ressaltar aqui as ideias de Cluterbuck apud Batista (2013), para ele Coaching é uma atividade feita com alguém, e não para alguém. A responsabilidade de fazer que esse processo funcione é repartida entre coach e coachee. Ambos precisam demonstrar conduta de confiança e abertura, essenciais ao estabelecimento de vínculos entre eles.

Os modos de vida do mundo Pós-moderno, o mercado de trabalho associado ao campo da saúde, bem com as novas formas de relação de empregabilidade, vem apontando para à necessidade de profissionais que sejam capacitados de adotarem medidas de promoção à saúde e bem-estar de maneira integral, associando: condicionamento físico, estética, motivação, cuidados, equilíbrio emocional, resiliência, alimentação, entre outras habilidades que guardam relação com a promoção da saúde humana.

O especialista formado em “Coach em Promoção da Saúde e Bem-Estar”, antes de prescrever qualquer medida, deverá ser capaz de orientar o seu cliente a identificar a sua real situação atual. Após isso, irá traçar um conjunto de ações que levará seu aluno a saúde e bem-estar desejado.

Nunca se falou tanto nos benefícios da atividade física regular para a saúde humana, por outro lado, o sedentarismo e a obesidade acometem grande parcela da população mundial. Sabe-se que a atividade física e a alimentação balanceada não são suficientes para a promoção da saúde do homem e da mulher contemporânea. Ou seja, atividade física regular e alimentação balanceada nem sempre são suficientes para promover saúde e bem-estar. Por isso, o curso tem um olhar atento para as seguintes áreas e fases da vida: família, espiritual, paternidade/maternidade, financeira, ajuda ao próximo, conjugal, profissional, lazer, saúde, etc.

Formar especialistas em “Coach em Promoção da Saúde e Bem-Estar” com competências para ajudar seus clientes a identificar seu estado atual de qualidade de vida e, após isso, traçar um plano de trabalho para o estado de saúde plena desejável;

Objetivos específicos

  • Conhecer ferramentas poderosas que minimizam os efeitos do sedentarismo, obesidade, compulsão e stress;
  • Estudar os fatores do sedentarismo, obesidade, compulsão e stress que impactam, de alguma forma, na saúde e no bem-estar;
  • Conhecer e aplicar ferramentas de Coaching que colaboram com a promoção da saúde e bem-estar;
  • Montar planejamentos, desenvolver e gerir programas que promovam saúde e bem-estar;
  • Fomentar técnicas de resolução de problemas que impactam na promoção da saúde e bem-estar individual das pessoas e empresas;
  • Potencializar projetos de corporação e/ou individual que busquem à promoção da saúde e bem-estar;
  • Incentivar a formação de negócios que tenham a atividade física e a promoção da saúde como foco;
  • Aprofundar o conhecimento do aluno em relação a fundamentação da teoria e prática da Programação Neolinguística – PNL e Coaching;

 

Qualquer profissional graduado nos Cursos da área da saúde; Pessoas que atuam no ramo de negócios; Gestão de pessoas; Gestão de processos; Pesquisadores; Profissionais da Inovação; Lideranças públicas; Servidores públicos; entre outros profissionais que entendam saúde e bem-estar como vetores imprescindíveis para o sucesso de suas vidas. Profissionais em geral que buscam recursos eficazes de intervenção e transformação pessoal, como forma promoção da sua saúde e bem-estar, bem como a do seu cliente. Empresário que queiram promover um ambiente mais saudável dentro da sua empresa.

UVV – Boa Vista
As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h às 22:30h) e sábado (8h às 11:20 min  e 12:20 min às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. Projeto Prático – disciplina especial com a ênfase na resolução de casos práticos, aproximando o aluno ao máximo da realidade de mercado.

6. O curso tem 420 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 376 h/a presenciais
  • Pelo menos 44 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/34212261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: marcelo.ribeiro@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 20XR$:550,00 *Inscrições e Pagamentos feitos até dia 30/11/19: 15% desconto nas parcelas do curso. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01/12/19 a 10/01/20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede.*Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • Neurolinguística e Neuroplasticidade Aplicadas à Promoção da Saúde

    24 H

  • Empreendedorismo , Inovação e Autoestima na Promoção da Saúde e Bem-Estar

    24 H

  • Vícios, Crenças, Emoções Tóxicas e Sabotagens na Promoção da Saúde e Bem-Estar

    20 H

  • Interpretação de exames laboratoriais (Biomarcadores da promoção da saúde: Interpretação de exames laboratoriais, bioimagens e gráficos)

    24 H

  • Epidemiologia e Doenças Crônicas

    24 H

  • Indicadores de Promoção e Saúde e Bem-Estar Para Obesos, Diabéticos e Hipertensos

    24 H

  • Aspectos fisiológicos e metabólicos dos suplementos alimentares

    20 H

  • Ética e Bioética na Prática do Coaching

    12 H

  • Terapia cognitivo comportamental na Promoção da Saúde e Bem-Estar

    12 H

  • Liderança e Alta Performance na Promoção na Saúde e Bem-Estar

    20 H

  • Projeto Prático de Inovação em Coach de Promoção da Saúde

    20 H

  • Processos Básicos de Coach

    20 H

  • Modelos de Coach

    24 H

  • Marketing de Coach e de Relacionamento

    12 H

  • Coach de Promoção da Saúde e Bem-Estar

    32 H

  • Coach em Emagrecimento

    32 H

  • Coach em Atividade Física, Esporte e Lazer

    20 H

  • Coach em Análise Comportamental: Captação, Retenção e Ampliação de Pessoas e Negócios

    12 H

COORDENADOR(A)

Marcelo Ribeiro de Castro

Coach profissional formado pela FEBRACIS. Experiência de 11 anos na elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional e Projetos Pedagógicos. Experiência na coordenação de cursos de especialização na área da saúde. Docente do ensino superior e da educação básica. Autor de livro. Integrou o banco de avaliadores do INEP. Formado em Educação Física e em Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação Física e Doutor em História Social

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.