Especialização em Análises Clínicas

A formação generalista dos cursos de graduação, o vertiginoso desenvolvimento de novos insumos, metodologias e equipamentos para a área de tecnologia laboratorial e a necessidade dos profissionais de manterem seus postos de trabalho ou se preparem para futuras recolocações, têm produzido uma grande procura por informação atualizada e de qualidade.

Embora a participação em eventos, congressos, seminários, conferências e outras atividades eventuais contribuem significativamente para a atualização daqueles que atuam em laboratório, somente, a educação continuada e sistematizada garante a atualização profissional como exigida no mercado de trabalho.

A área de saúde vem apresentando necessidade de formação de profissionais especializados na área de análises clínicas para atender à demanda dos laboratórios clínicos, que cada vez mais buscam aperfeiçoar técnicas e aprimorar os conhecimentos para atender a demanda de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

As mudanças de ordem tecnológica, social e competitiva que têm marcado a nova realidade do mercado atual, torna-se importante incentivar a ampliação e aprimoramento de conhecimentos na área de análises clínicas, fornecendo profissionais altamente qualificados para atuar na área de análises para atender a demanda de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Aprofundar e atualizar conhecimentos teóricos, aprimoramento de metodologias aplicadas, técnicas laboratoriais e interpretação de exames nos diversos setores das Análises Clínicas, capacitando o profissional para exercer atividades de gerenciamento laboratorial em todos os níveis de complexidade em empresa públicas e privadas.

Objetivos Específicos

  • Fornecer a atualização e formação em nível de pós-graduação lato sensu para profissionais da saúde em Análises Clínicas;
  • Construir conhecimentos e habilidades práticas e clínicas nas áreas das Análises Clínicas, como Bioquímica Clínica, Hematologia, Micologia, Biologia Molecular, Parasitologia, Imunologia Clínica, Virologia, Controle de Qualidade Laboratorial, Microbiologia Clínica e Citologia (colo de útero, líquidos cavitários etc.);
  • Propiciar aos alunos ferramentas teóricas e práticas que possibilitem ao profissional de saúde atuar nas diversas áreas do Laboratórios Clínicos, públicos e privados;
  • Fornecer visão prática das metodologias utilizadas para Análises Clínicas;
  • Formar profissionais qualificados no âmbito acadêmico-científico acerca das Análises Clínicas com pesquisa científica e revisão bibliográfica atualizada passível de publicação em jornais científicos de impacto;
  • Ampliar a capacitação de profissionais da saúde que não são farmacêuticos e biomédicos;
  • Aprofundar o conhecimento e atualização da temática em questão para farmacêuticos e biomédicos;
  • Formar docentes capazes de disseminar o conhecimento acerca das análises Clínicas.

Profissionais das áreas de Ciências Farmacêuticas, Biomedicina, Nutrição, Medicina, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e profissionais que possuem interesse na temática.

UVV – Boa Vista

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h30  e 12h30 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 400 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 396 h/a presenciais

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

PROF: ANDRÉ MENDES

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é docente da Área de Anatomia Humana do Departamento de Anatomia Animal e Humana do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na Área de Histologia e Anatomia de Artropodes (Ixodídeos)

PROF: ARTHUR DIAZ MARQUES

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1983), Pós-Graduação em Patologia Clínica (FEUDUC – 2000) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Atualmente é diretor do Laboratório HSL – Hemoclínica Lab. Análises Clínicas e Ambientais Ltda , professor da Pós Graduação – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Coordenador da Pós Graduação em Análises Clínicas e Pós Graduação em Hematologia Laboratorial , atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: giardia lamblia, cryptosporidium ssp e tratamento de água na área ambiental e Diabete Mellitus na área de Análises Clínicas.

PROF: VALDEMIR ARAUJO MIRANDA

Mestre em Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Patologia Geral e Hematologia da Escola de Saúde da Universidade Castelo Branco. Professor do curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Hematologia da UFRJ, UCB, UBM, UNIG, EMESCAM / ES, SBAC e FSM. Coordenador do Curso Técnico de Análises Clínicas da Universidade Castelo Branco. Diretor Científico do Instituto de Análises Clínicas Bangu

PROF: HAYDEE FAGUNDES MOREIRA DE MENDONÇA

Mestre em Ciências Naturais do Programa de Pós-graduação Ciências Biológicas (àrea de concentração em Biologia Animal) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Atualmente é farmacêutica bioquímica Coordenadora do Serviço de Farmácia do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES) e professora assistente da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ministrando a disciplina de Parasitologia do Departamento de Patologia. Atualmente é membro da Comissão de Biossegurança em Saúde da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (SESA-ES), Presidente da Comissão de Biossegurança da EMESCAM e Membro da Câmara Técnica de Hepatites da SESA-ES. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar e Comunitária

PROF: JANINE BAPTISTA COIMBRA

Possui graduação em Farmácia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2010), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP-2012) e doutorado em Farmácia (Análises Clínicas, atualmente Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (USP-2015). Atualmente é perita Bioquímico-Toxicologista na Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Tem experiência nos seguintes temas: toxicologia, espectrometria de massas, biologia molecular: PCR, PCR em tempo real, expressão gênica; bioquímica, metabolismo de células tumorais, cultura de células. Ministrou a disciplina de Biologia Molecular na pós graduação em Análises Clínicas (2016) e a disciplina de Genética na Hematologia na pós graduação em Hematologia Laboratorial (2016) da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

PROF: RODRIGO MORAES

Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Emescam (2004), Pós-graduação em Microbiologia pela PUC/Minas (2006) e Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela UFMG (2008). Professor da Emescam, onde ministra as disciplinas de Microbiologia e Módulos de Integração; é componente do Comitê de Ética em Pesquisas e do Colegiado do Curso de Medicina. Na Faculdade Pio XII é professor das disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Bioquímica. Exerce ainda a Coordenação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00+24 Parcelas de R$ 520,00. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.12.19 e 10.01.20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • Bioquímica Clínica

    36 H

  • Introdução a Patologia Geral

    24 H

  • Biossegurança Laboratorial

    24 H

  • Imunologia Clínica

    24 H

  • Virologia Clínica

    12 H

  • Biologia Molecular

    24 H

  • Citologia Laboratorial

    36 H

  • Hematologia Clínica

    36 H

  • Micologia Clínica

    36 H

  • Parasitologia Clínica

    36 H

  • Bacteriologia Clínica

    36 H

  • Controle de qualidade e Gestão Laboratorial

    36 H

  • Projeto Prático Avançado I

    12 H

  • Projeto Prático Avançado II

    12 H

  • Projeto Prático Avançado III

    12H

COORDENADOR(A)

Msc. Arthur Diaz Marques

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Pós Graduado em Patologia Clínica pela FEUDUQE – Rio de Janeiro

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.