Especialização em Cosmetologia Aplicada à Estética

Os avanços tecnológicos e científicos da cosmética, dos equipamentos eletroestéticos, a medicina e a incorporação de procedimentos complementares aplicados por médicos e esteticistas, confirmam a Estética como campo amparado na sua dimensão formativa pela grande área da saúde e cuja atuação profissional se dá em perspectiva multiprofissional.

O conceito de Estética está vinculado à qualidade de vida, à elevação da autoestima, aos cuidados da saúde e da beleza para preservação e manutenção da pele e dos cabelos, como consequência, à melhora da aparência fatores associado ao bem-estar e que estão no âmbito da atuação conjunta de esteticistas, médicos, bioquímicos farmacêuticos e demais profissionais com foco multidisciplinar nas áreas de saúde e bem-estar estética e beleza.

Nessa perspectiva, se encontra a interface entre as áreas profissionais de Saúde e Imagem Pessoal, nas quais é possível destacar, de um lado o significativo crescimento das indústrias de cosméticos, e de outro o aumento de postos de trabalho no segmento, relevando a importância da especialização dos profissionais.

O Brasil ocupa, desde 2006, a terceira posição no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, representando aproximadamente 8,6% do total das vendas mundiais, atrás de Estados Unidos e China. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que o setor teve um crescimento médio de 10% ao ano nas últimas duas décadas, chegando a faturar R$ 43,2 bilhões em 2014. Em relação à procura por serviços estéticos, a pesquisa apontou aumento de 32% de 2013 para 2014. A mulher, maior consumidora de produtos e serviços de estética, aumenta sua participação no mercado de trabalho. E a expectativa de vida da população é cada vez maior. Isso indica crescimento contínuo do setor. De acordo com a consultoria de negócio UBS, o mercado brasileiro cresce cinco vezes mais do que o norte-americano e deverá superar aquele em cinco anos.

Entre outros fatores, o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais às necessidades do mercado, tem sido um dos motores deste crescimento. Pode-se dizer, portanto, que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade da indústria cosmética. Nas empresas, o esforço para garantir o desenvolvimento de produtos eficazes de forma efetiva está cada mais centralizado nas áreas ou centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

Um profissional capacitado pode trabalhar em spas, indústrias, centros médicos, hotéis e resorts, academias, clubes, em condomínios e até em navios. Sabe-se que no início muitas empresas exigem experiência, porém uma vantagem dessa área em crescimento, é que muitos estabelecimentos apostam nesses novos talentos, recém-formados ou ainda estudando devido à carência de profissionais com mais qualificação, dessa forma, muitos profissionais técnicos com anos de experiência tem procurado instituições para aprimoramento e maior qualificação buscando também maior remuneração. Dependendo da qualificação profissional é possível além de realizar os atendimentos, gerir e administrar, prestar consultorias, elaborar novos tratamentos, auxiliar no desenvolvimento de novos equipamentos e cosméticos, realizar pesquisas científicas e lecionar.

Para uma profissional de estética, o mercado de trabalho está em constante crescimento. A moda dita, hoje, que a saúde e a beleza são fundamentais para o bem-estar pessoal, e, portanto, cada vez mais as pessoas procuram se tratar com essas especialistas. Além disso, o consumidor exige ser tratado por quem entenda do assunto profissionalmente.

Competências do Profissional pós graduado: O curso abordará uma visão multidisciplinar através dos estudos de anatomofisiologia da pele e cabelos, interações físicas e químicas dos ingredientes cosméticos, propriedades de emulsões e bases cosméticas, regulamentação específica, cosmetologia específica considerando os cosméticos faciais, corporais e capilares, abordagem aprofundada de formulações e princípios ativos específicos, áreas de atuação e compreensão das técnicas utilizadas nas comprovações de eficácia e das questões relacionadas com atividades multidisciplinares.

Especializar o profissional para a análise crítica de produtos cosméticos, preparando-o para atuar em equipes multidisciplinares, contribuindo na pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de procedimentos estéticos e produtos para pele e cabelos.  Propiciar aos alunos as condições científicas e tecnológicas para o desenvolvimento de competências profissionais definidas a partir de análise dos processos de trabalho desse segmento, envolvendo o estudo e a utilização especializada e produtos cosméticos para os cuidados da pele e dos cabelos. Este processo de aprendizagem se fundamenta no respeito no respeito a princípios legais e éticos, mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho e as práticas sociais relacionadas com os intentos de uma cidadania responsável.


Esteticistas com graduação superior, Fisioterapeutas, Químicos, Farmacêuticos e profissionais que estejam envolvidos ou interessados na área cosmética, com ensino superior completo.

UVV – Boa Vista

O Lato Sensu, especialização em Cosmetologia aplicada à Estética está organizado em módulos, ofertados durante finais de semana alternados ou seguidos, de acordo com as necessidades de cada disciplina, às sextas-feiras das 19 horas às 22:30 min e aos sábados das 8 às 11:30 horas e das 12:30 horas às 16 horas. As aulas são presenciais e quinzenalmente.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

4. O curso tem 420 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 360 h/a presenciais
  • Pelo menos 60 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 34212263/2261.

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.


Cíntia Ribeiro Muñóz Brazolino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2001). Especialização em Fisioterapia Dermato Funcional pelo Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia (2004, SP).Formação em Tecnologia Farmacêutica com ênfase em Cosmetologia pela ESFA.Experiência na área de ensino em nível de graduação tecnológica e técnico. Mestrado em Ciências Sociais UVV-PUCSP (2012,ES), distribuidora no Espírito Santo das marcas cosméticas Bioage e Tulípia Cosméticos e proprietária da Clínica de Estética Fisio & Forma.

Girlandia Alexandre Brasil Amorim

Possui graduação em Farmácia (2009) pela Universidade Vila Velha, onde obteve o título de mestre em Ciências Farmacêuticas em 2013. No mesmo ano iniciou o doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) onde realizou estágio pós-doutoral entre 2016 e 2017. Trabalhou com produtos naturais, determinando a ação bioativa de extratos e frações de plantas em modelos de doenças humanas, bem como o uso de compostos isolados, alimentos nutracêuticos e probióticos sobre o desenvolvimento e progressão de doenças humanas. Sua área principal de concentração é a avaliação cardiovascular de produtos naturais (plantas, compostos isolados e alimentos) em modelos animais de doenças cardiovasculares. Além disso, possui experiência na avaliação cardiovascular e endócrina de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), em ambos os sexos. Especialmente, estudou o impacto do uso de EAA no organismo feminino, avaliando seus efeitos hormonais e cardiovasculares. Atualmente é professora titular I da Universidade Vila Velha, onde atua no Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF-UVV), e ministra aulas nos cursos de graduação e pós-graduação e desenvolve pesquisa na linha de produtos naturais e bioativos, avaliando os efeitos do uso de plantas e alimentos sobre doenças humanas.

Karolina Silva Schumacker

Graduada em farmácia pela UVV/ES em 2012, mestranda em Assistência Farmacêutica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em rede com a Universidade Federal da Bahia e Universidade Vila Vela/ES. Atuou como consultora da divisão de expansão de negócios para o Terceiro Setor e Farmacêutica hospitalar no Grupo Meridional de Saúde no ES. Alcançou os cargos de Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município de Anchieta no ES, Gerente da Central de Abastecimento Farmacêutico do Município de Anchieta ES, Gerente de Média e Alta Complexidade do Município de Anchieta ES, e Consultora do Projeto de Assistência Farmacêutica e Redução de Custo Estadual. Atualmente é Assessora Técnica da Superintendência da Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Consultora do projeto de sistematização de processos farmacêuticos e construção de projetos de políticas na área da Assistência Farmacêutica. Sua experiência tem ênfase em administração de serviços de alto custo, legislação em saúde, e implantação de serviços na assistência farmacêutica e atenção básica, atuando principalmente com certificação de qualidade e sistematização de processos, assim como na área de comissões terapêuticas, regulação, serviços de alta complexidade, qualidade, planejamento de investimento, controle e avaliação. Autora da Política de Assistência Farmacêutica do Município de Anchieta ES, Responsável pela Implantação da Central de Abastecimento Farmacêutico do Município de Anchieta ES.

Giorgia Gomes Pereira

Mestre em Assistência Farmacêutica pela Universidade Vila Velha  Especialista em Estética com ênfase em Prática Clínica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (EMESCAM).Experiência na área de farmácia de manipulação e indústria de cosméticos. Atualmente ministrando as disciplinas de Introdução à Farmácia, Metodologia Científica, TCC I e II, Estágios Supervisionados, Farmácia Hospitalar, Tecnologia Farmacêutica com Ênfase em Cosmetologia, Economia e Administração Farmacêutica e Farmacotécnica Homeopática.

Virginia Pianessole Piassarolli

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Salesiana de Vitória – Vitória/ES (2005). É especialista em Saúde da Mulher (2006), mestre e doutora (2014) pelo Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2009). Também possui especialização em Acupuntura e Terapias Orientais pelo CEATA/S.P (2009). Atuou como Docente na Universidade Vila Velha e na Faculdade Estácio de Sá de Vitória. Atualmente é docente da FAVI – Vitória, E.S. Trabalha com atendimento clínico na áreas de oncologia mamária e ginecológica, disfunções uroginecológicas, obstetrícia, alterações vasculares.

 

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (21) 3421-2110
Email: cintia.munoz@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 +24 Parcelas de R$ 550,00. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.12.19 e 10.01.20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Matriz curricular

  • Anatomofisiologia da Pele e do Cabelo

    24 H

  • Química Aplicada aos Cosméticos

    24 H

  • Permeação Cutânea e Biodisponibilidade

    24 H

  • Legislação Sanitária e Boas Práticas de Fabricação e Controle

    12 H

  • Afecções da Pele e Cabelo

    24 H

  • Fotoproteção In e Out e Suas Formulações

    24 H

  • Nutricosméticos e Fitocosméticos Aplicados as Desordens da Pele

    24 H

  • Toxicologia Cosmética e Reações Adversas Relacionados a Cosméticos

    12 H

  • Aromoterapia e Aplicação em Cosméticos

    24 H

  • Bioquímica da Pele, Radicais Livres, Oxidação e Teoria da Inflamação

    24 H

  • Peelings Cosméticos nas Disfunções Estéticas Faciais e Corporais

    24 H

  • Cosmetologia no Envelhecimento Cutâneo

    24 H

  • Estética Masculina e suas Particularidades Cosméticas

    24 H

  • Cosmética Íntima

    12 H

  • Uso de Cosméticos Associados a Eletroterapia Facial e Corporal

    24 H

  • Procedimentos Estéticos Integrados

    24 H

  • Cosméticos e Oncologia

    12 H

COORDENADOR(A)

Cíntia Ribeiro Muñóz Brazolino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2001). Especialização em Fisioterapia Dermato Funcional pelo Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia (2004, SP).Formação em Tecnologia Farmacêutica com ênfase em Cosmetologia pela ESFA. Experiência na área de ensino em nível de graduação tecnológica e técnico. Mestrado em Ciências Sociais UVV-PUCSP (2012,ES), distribuidora no Espírito Santo das marcas cosméticas Bioage e Tulípia Cosméticos e proprietária da Clínica de Estética Fisio & Forma.

http://lattes.cnpq.br/1620509607614993

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.