Especialização em Direito Médico e da Saúde

A Pós-Graduação em Direito Médico da UVV forma profissionais aptos à condução de demandas judiciais relativas ao exercício da Medicina. Para isso, oferece conhecimento teórico, prático e interdisciplinar sobre o campo jurídico e aspectos legais relacionados a atividades de saúde. 

A grade curricular abastece o aluno de conhecimentos necessários para o exercício pleno do Direito na área Médica. O estudante de Pós-Graduação da Universidade Vila Velha tem à disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo.

O aluno da Pós em Direito Médico desenvolve uma visão estratégica sobre a resolução de casos judiciais em saúde. 

O campus possui laboratórios de alta tecnologia, salas de aula projetadas para intensificar a experiência acadêmica e várias possibilidades de networking. A biblioteca detém o maior acervo bibliográfico do Estado, além de cabines dedicadas exclusivamente a momentos de estudo. 

O corpo docente é formado por profissionais com longa experiência de mercado e influência dentro e fora do ambiente universitário. 

A Universidade Vila Velha é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e primeira capixaba entre as melhores do mundo. Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão. 

Dotar os profissionais de conhecimento teórico e prático sobre todo arcabouço jurídico, aspectos legais, e das questões que podem ser suscitadas em processos administrativos ou judiciais, proporcionando reflexão aprofundada de temas imprescindíveis ao exercício das atividades de saúde.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver os conceitos fundamentais do Direito Médico, da saúde e Hospitalar, e estimular o desenvolvimento de habilidades para gestão de conflitos;
  • Proporcionar visão sistêmica e preparar os discentes com conhecimento aprofundado sobre aspectos jurídicos, legais e éticos que envolvam as atividades relativas ao campo da saúde;
  • Debater as modalidades de responsabilidades, seja civil, penal ou administrativa, com suas respectivas implicações;
  • Elucidar aspectos relacionados às modalidades de indenização por danos causados em decorrência do ato médico;
  • Refletir e direcionar a atuação de forma preventiva para evitar processos judiciais e administrativos que envolvam responsabilidade médica.

O curso é destinado a profissionais com interesse em se aprofundar no tema, que atuam na área da saúde ou jurídica, sejam advogados, enfermeiros, médicos, gestores públicos ou privados.

UVV – Boa Vista
As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sextas-feiras das 19h às 22h30min e sábados de 8h as 16h. Aulas às segundas,terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 420 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 368 h/a presenciais
  • Pelo menos 52 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

Tania Mara Ribeiro dos Santos

Titulação: Mestrado em Saúde Coletiva pela UFES-ES; Especialização em Processos Educacionais pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Form Superior pela Fundação Oswaldo Cruz; Especialização em Saúde da Família pela UFES-ES; Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela Fundação Oswaldo Cruz; Aperfeiçoamento em Capacitação em Processos Educacionais pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela UFES-ES. Atualmente trabalha na SESA-Secretaria de Estado da Saúde.

Gabriel Schulman

Titulação: Doutor em Direito pela UERJ- RJ; Mestrado em Direito pela UFPR- Paraná: Especialização em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra- Portugal; Graduação em Direito pela UFPR- Paraná. Integra a lista de árbitros da CAMES; Coordenador do curso de Pós Graduação em Direito Imobiliário e da Especialização em Direito Empresarial e Societário da Universidade Positivo; Autor do livro Planos de Saúde: Saúde e Contrato na Contemporaneidade; Atua nos temas de Direito Privado (Civil, Empresarial e Societário); Direito Imobiliário, Direito à Saúde, Saúde e Direito, Direito Contratual, Direito do Consumidor, Direito Civil-Constitucional. Foi Vice Presidente da Comissão da Saúde da OAB/PR.

Luciana Dadalto

Titulação: Doutora em Ciências da Saúde pela UFMG- MG; Mestrado em Direito Privado pela PUC- MG; Graduada em Direito pela PUC- MG. Coordenadora na Pós Graduação em Direito da Saúde do Supremo TV; Professora do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais e do Centro Universitário Newton Paiva, instituição na qual coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética (GEPBio); Professora do curso de Pós Graduação em Cuidados Paliativos da Fundação UNIMED. Escreveu e publicou o livro  “Testamento Vital”, que já está em sua 4ª edição.

Flávio Takemi Kataoka

Titulação: Doutorando em Pediatria e Saúde da Criança pela PUC/RS; Mestrado em Medicina Gastroenterologia Cirurgica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de SP; Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Cirurgia da EMESCAM/ES; Foi Coordenador do Pronto Socorro e do Programa de Transplantes de Pâncreas do Vitória Apart Hospital de Vitória ES.Foi Diretor Geral da EMESCAM de Vitória ES.

Felipe Arady Miranda

Titulação: Doutor em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal; Mestre e Especialista em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal (titulo convalidado pela UFRN); Graduado em direito pela FAESA Vitória/ES. Professor Universitário e Advogado; Membro da Academia Brasileira de Direitos Humanos.

Ancelma da Penha Bernardos

Titulação: Advogada nas areas Cívil, Administração, Hospitalar e Trabalhista. Pós graduada em Direito Tributário na FGV e Especialista em Saúde Coletiva USP-SP

Alfredo Alcure

Titulação: Mestre Administração pela Fucape (2019). Especialização em Processo pela Unamaz (2009). Graduado em Direito pela FDV (2005).

Experiência: Atualmente é Professor e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo – TCEES. Atuou como Procurador Municipal da Prefeitura de Guarapari. Experiência em Direito e Auditoria, com ênfase na área pública.

Rose Vidal

Titulação: Pós Doutoranda em Comunicação e Imagem pela Universidade de Londrina; Doutorado e mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de são Paulo, com estágio na McGill University (Montreal-Canadá); MBA em MKT Politico e Graduação em Jornalismo.

Thales gouveia Limeira

Titulação: Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas; Especialização em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia clínica/ Medicina Laboratorial; Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho/RJ; Graduação em Medicina pela UFES/ES.

Maria Leda Oliveira De Muner

Titulação: Doutoranda em Educação pela Universidade de Sevilla Espanha; Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa MG; Especialista em Supervisão Educacional pela Associação Salgado Oliveira de Educação e Cultura RJ; Especialização  de Educação Continuada em Avaliação Institucional, pela IESB – Universidade de Brasilia; Graduação em Pedagogia pela FACIASC – Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração em Linhares ES.

Márcia Portugal

Titulação: Mestrado em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espirito Santo, UFES, Especialização em Auditoria no SUS. (Carga Horária: 480h). Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil. Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços (Carga Horária: 440h). Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES, Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto UNAERP/MG. Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do ES – FAFABES.

Karina Angélica Uchôa

Titulação: Mestrado em andamento em Filosofia (Conceito CAPES 3). Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. Especialização em Filosofia e Psicanálise. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. Especialização em Docência do ensino superior. (Carga Horária: 384h). Faculdade Integradas Caratinga, FIC, Brasil. Especialização em Direito Processual Civil e Direito Civil. (Carga Horária: 360h). Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. Graduação em Direito. Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

Càssio Ariel Moro

Titulação: Mestrado em Direito Processual civil pela UFES-ES; Especialização em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Autonomo do Brasil; Especialização em Direito Aplicado pela Escola de Magistratura do Paraná; Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente Juiz do Trabalho do TRT da 17ª Região do ES.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 20XR$:650,00 *Inscrições e Pagamentos feitos até dia 30.11.19: 15% desconto nas parcelas. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.12.19 e 10.01.20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Matriz curricular

  • Políticas Públicas e o Sistema de Saúde Brasileiro

    12 H

  • Direito à Saúde e a Constituição Federal

    12 H

  • Prestação de Assistência à Saúde

    12 H

  • Responsabilidade Social e Ética em Saúde

    12 H

  • Direito Administrativo na Saúde

    12 H

  • Contratualização em Saúde

    12 H

  • Organização Administrativa da Saúde e Gestão Hospitalar

    24 H

  • Responsabilidade Civil dos Profissionais da Área da Saúde

    24 H

  • Responsabilidade Penal dos Profissionais da Área da Saúde

    24 H

  • Medicina Legal

    12 H

  • Direito do Trabalho

    24 H

  • Direito Médico Empresarial

    12 H

  • Código de Defesa do Consumidor na Saúde

    24 H

  • Direito Sanitário

    12 H

  • Sistema Suplementar de Saúde

    24 H

  • Judicialização da Saúde

    24 H

  • Direito Médico Comparado

    24 H

  • Marketing Médico e Comunicação

    12 H

  • Financiamento da Saúde

    24 H

  • Metodologia de Pesquisa

    12 H

  • Seminários

    08 H

  • Visita técnica

    12 H

COORDENADOR(A)

Maria Leda Oliveira De Muner

Doutoranda em Educação pela Universidade de Sevilla Espanha; Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa MG; Especialista em Supervisão Educacional pela Associação Salgado Oliveira de Educação e Cultura RJ; Especialização  de Educação Continuada em Avaliação Institucional, pela IESB – Universidade de Brasilia; Graduação em Pedagogia pela FACIASC – Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração em Linhares ES.

 

COORDENADOR(A)

Jordana Oliveira D. M. Bastos

Especialista em Direito Médico Hospitalar pela EMESCAM-Vitória ES; Direito pela Multivix Vitória ES; Advogada com registro na OAB de nº 30392 ; Curso Técnico de Enfermagem pelo Centro Concertado Maria Inmaculada em Córdoba Espanha.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.