Especialização em Fonoaudiologia do Trabalho

A Especialização em Fonoaudiologia do Trabalho da UVV é um curso inédito no Espírito Santo, e visa capacitar o Fonoaudiólogo a atuar diretamente junto ao Serviço de Saúde e Segurança Ocupacional, avaliando, diagnosticando, prevenindo e readaptando funcionalmente trabalhadores diante de doenças relacionadas ao trabalho, relativas à fonoaudiologia.

O curso contribui para uma formação completa, no qual o Fonoaudiólogo Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho será apto a executar atividades relacionadas à saúde do trabalhador, integrar equipes de prevenção de agravos, promoção, preservação e conservação da saúde e valorização do trabalhador. Além de integrar equipes de vigilância sanitária e epidemiológica, realizar diagnósticos e prognósticos fonoaudiológicos e de promover ações fonoaudiológicas, com o objetivo de auxiliar na readaptação profissional ao trabalho.

O estudante de pós-graduação da Universidade Vila Velha, tem à disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo.

O campus possui laboratórios supertecnológicos, salas de aula projetadas para intensificar a experiência acadêmica e várias possibilidades de networking. A biblioteca detém o maior acervo bibliográfico particular do Estado, além de cabines dedicadas exclusivamente aos momentos de estudo individual.

O corpo docente é formado por profissionais com longa experiência de mercado e influência dentro e fora do ambiente universitário. Com tudo isso, o aluno transforma-se num verdadeiro especialista.

A Universidade Vila Velha é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e primeira capixaba entre as melhores do mundo.

Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão.

Objetivo Geral

Capacitar o fonoaudiólogo a atuar diretamente junto ao Serviço de Saúde e Segurança Ocupacional e avaliar, diagnosticar, prevenir e readaptar funcionalmente trabalhadores diante de doenças relacionadas ao trabalho, relativas à Fonoaudiologia.

Objetivos Específicos

Desenvolver no profissional a capacidade de:

Emitir laudos, pareceres, declarações, atestados e relatórios sobre os agravos relacionados ao trabalho ou limitações dele resultantes que afetem habilidades do trabalhador na área da comunicação;

Emitir atestado ou declaração de afastamento ou readaptação das atividades laborais em função do quadro clínico fonoaudiológico, por tempo determinado;

Emitir diagnósticos e prognósticos fonoaudiológicos em casos relacionados ao trabalho;

Estudar as condições de segurança, insalubridade e periculosidade da empresa; efetuar observações no local de trabalho; discutir com a equipe multidisciplinar, para identificar as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho;

Realizar orientação por meio de treinamentos, palestras, entre outras, no que diz respeito aos aspectos fonoaudiológicos e participar dos programas de integração;

Elaborar, junto com a equipe de Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, estratégias de promoção e proteção em saúde, de forma individual e coletiva, bem como indicar e selecionar equipamentos de proteção individual (EPI), orientar sobre seu uso e monitorar o grau de satisfação de tais equipamentos;

Graduados em Fonoaudiologia

Unidade de Vila Velha – Boa Vista

As aulas serão realizadas presencialmente:

Sexta-feira: 13:30h às 17:40h e das 19h às 21:40h.

Sábado: 8h as 12h30 e de 13h30 às 16h.

Mensalmente.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 362 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

322 h/a, em aulas Presenciais.

40 h/a, em aulas telepresenciais.

Poderão ser oferecidas, suplementarmente, visitas técnicas, além de atividades presenciais adicionais, tais como seminários em temas relacionados com as disciplinas ministradas, além de aulas telepresenciais em assuntos relacionadas com o escopo e o conteúdo do Curso.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 9h por aluno.

Mais informações pelo telefone (27) 3421 2263 ou 3421-2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Setembro de 2020.

Duração: 18 meses
Regime: Mensal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 +20 Parcelas de R$ 550,00 *Inscrições e pagamentos feitos entre 01 e 31.08.2020: 7,5% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Matriz curricular

  • Estado da Arte, Tendências Fortes e Temas Emergentes em Fonoaudiologia do Trabalho

    04

  • Oficina de Problematização, Posicionamento do Curso

    06

  • Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho

    16

  • Fundamentos de Administração e Gestão de Pessoas

    16

  • Legislação Trabalhista e Previdenciária I

    16

  • Doenças Ocupacionais

    16

  • Epidemiologia Ocupacional

    16

  • Inclusão e Acessibilidade

    08

  • Políticas Públicas de Saúde e Segurança do Trabalho

    16

  • Higiene Ocupacional

    16

  • Medidas Audiológicas I

    16

  • Perícia Fonoaudiológica I

    16

  • Análise da Voz

    16

  • Medidas Audiológicas II

    16

  • Perícia Fonoaudiológica II

    16

  • Legislação Trabalhista II

    16

  • Perícia Fonoaudiológica II

    16

  • Ergonomia do Trabalho

    16

  • Elaboração e Implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA)

    16

  • Gestão em Processo de Trabalho

    16

  • Ações Fonoaudiologia para readaptação profissional

    16

  • Metodologia de pesquisa

    16

  • Comunicação e Relações Internas

    16

  • Análise e Gestão de Riscos Ambiental

    16

  • Ética, Bioética e Biossegurança

    08

Tiago Costa

COORDENADOR(A)

Tiago Costa Pereira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), especialização em Motricidade Orofacial com Enfoque em Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar pela FONOHOSP/CEFAC (2011) e especialização em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente exerce docência na Universidade Vila Velha - ES, no curso de graduação em Fonoaudiologia e na pós-graduação de Audiologia da mesma instituição.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7778990101132966

 

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.