Especialização em Hematologia Laboratorial

A formação generalista dos cursos de graduação, o vertiginoso desenvolvimento de novos insumos, metodologias e equipamentos para a área de tecnologia laboratorial e a necessidade dos profissionais de manterem seus postos de trabalho ou se preparem para futuras recolocações, têm produzido uma grande procura por informação atualizada e de qualidade.

Embora a participação em eventos, congressos, seminários, conferências e outras atividades eventuais contribuem significativamente para a atualização daqueles que militam em laboratório, somente, a educação continuada e sistematizada garante a atualização profissional como exigida no mercado de trabalho.

As mudanças de ordem tecnológica, social e competitiva que têm marcado a nova realidade do mercado atual, torna-se importante incentivar a ampliação e aprimoramento de conhecimentos na área de análises clínicas, fornecendo profissionais altamente qualificados para atuar na área de análises para atender a demanda de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

É neste contexto que se alicerça a proposta do presente Curso de Especialização em Hematologia Laboratorial.

Aprofundar e atualizar conhecimentos e habilidades técnicas da hematologia laboratorial bem como preparar o profissional no aprimoramento teórico-prático em diagnósticos laboratoriais e práticas de banco de sangue destacando coordenação, gerenciamento transfusional incluindo transplante de medula óssea, fenotipagem e painel de hemácias.

Objetivos Específicos

  • Atualizar e desenvolver as habilidades nas técnicas para esclarecimentos de;
  • Anemias Macro e Microcíticas, Hemolíticas, Hipocrômicas, por defeito genético de Hemoglobina, esferocitose, deficiências enzimáticas etc.;
  • Leucemias Mieloide Crônica e Aguda;
  • Leucemia Linfóide Crônica e Aguda;
  • Leucocitoses;
  • Patologias na Homeostasia e Coagulação;
  • Técnicas de obtenção de hemoderivados;
  • Técnicas de Classificação Sanguínea.

Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos e Biólogos.


UVV – Boa Vista

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h30  e 12h30 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 360 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 360 h/a presenciais

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

PROF. ROBÉRIA MENDONÇA DE PONTES

Graduada em Farmácia pela UNIGRANRIO (2005). Habilitação em Bioquímica – Modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas, UFRJ (2008), onde também obteve o título de Especialista em Imunohematologia (2009). Mestre em Ciências (2015) pela pós-graduação em Clínica Médica, UFRJ (CAPES-Conceito 7), onde atualmente é doutoranda em Ciências (2016), com foco no estudo e monitoramento da doença residual mínima (DRM) e recuperação imunológica por citometria de fluxo em pacientes com mieloma múltiplo após tratamento com bolsas CNPq (2016) e CAPES (2017/2018) no Laboratório de Citometria de Fluxo do IPPMG / UFRJ. Realizou doutorado sanduíche no Centro de Investigación del Câncer (CIC) da Universidade de Salamanca (USAL), Espanha, sob a supervisão do professor Alberto Orfao com bolsa (CAPES/DGPU 2016/2017). Atualmente recebe bolsa de ótimo desempenho acadêmico (Bolsa Nota 10 / FAPERJ). Possui experiência na área de Análises Clínicas, com ênfase em Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico e monitoramento pós tratamento das leucemias por citometria de fluxo, imunologia celular, hemostasia, Hemoglobinopatias, controle de qualidade e divulgação de ciências. Foi Farmacêutica Bioquímica do Laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica – DASA (2008 – 2014) na área de Hematologia/Hemostasia. Também é técnica do Laboratório LACEN RJ (2014 – 2016), seção de biologia molecular.

PROF. SILVÂNIA PEREIRA LANES

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), Especialização em Imunohematologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Tem experiência na área de Hemoterapia (Imunohematologia), Citometria de fluxo e Processamento e Criopreservação de Células Progenitoras Hematopoéticas de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, Sangue Periférico coletado por aférese e Medula Óssea. Atuou como gerente técnica do CRIOBANCO – Medicina e Terapia Celular até 2016. Atualmente é Gerente Técnica da Flow Serviços Diagnóstico LTDA, empresa especializada em diagnóstico de doenças onco-hematológicas.

PROF. MARCOS KNUP FLEURY

Farmacêutico-Bioquímico, Mestrado e Doutorado em Genética Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Associado de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFRJ,  Coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia – UFRJ,  Assessor Científico do Programa Nacional de Controle de Qualidade, PNCQ-SBAC,  Coordenador da Comissão Científica de Congressos da SBAC.

PROF: MARCO AURÉLIO DALFIOR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1987), Pós graduação em Anatomia e Biomecânica (2001) e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1998).Professor da Universidade Castelo Branco (1996 – 2013). Coordenador de Ginástica Laboral na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) – (2010 – 2012). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA – 2000). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área Biomédica, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Anatomia, Fisiologia e Socorros Urgentes, Professor da UNIGRANRIO do curso de Medicina (2010 – 2013) da Disciplina – Patologia.Clínica. Professor do Conselho regional de Educação Física (CREF) – Curso – Suporte Básico de Vida. Coordenador do Curso de Anatomia Humana da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

PROF: ANDRÉ MENDES

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é docente da Área de Anatomia Humana do Departamento de Anatomia Animal e Humana do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na Área de Histologia e Anatomia de Artropodes (Ixodídeos).

PROF: ARTHUR DIAZ MARQUES

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1983), Pós-Graduação em Patologia Clínica (FEUDUC – 2000) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Atualmente é diretor do Laboratório HSL – Hemoclínica Lab. Análises Clínicas e Ambientais Ltda , professor da Pós Graduação – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Coordenador da Pós Graduação em Análises Clínicas e Pós Graduação em Hematologia Laboratorial , atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: giardia lamblia, cryptosporidium ssp e tratamento de água na área ambiental e Diabete Mellitus na área de Análises Clínicas.

PROF: VALDEMIR ARAUJO MIRANDA

Mestre em Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Patologia Geral e Hematologia da Escola de Saúde da Universidade Castelo Branco. Professor do curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Hematologia da UFRJ, UCB, UBM, UNIG, EMESCAM / ES, SBAC e FSM. Coordenador do Curso Técnico de Análises Clínicas da Universidade Castelo Branco. Diretor Científico do Instituto de Análises Clínicas Bangu

PROF: HAYDEE FAGUNDES MOREIRA DE MENDONÇA

Mestre em Ciências Naturais do Programa de Pós-graduação Ciências Biológicas (àrea de concentração em Biologia Animal) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Atualmente é farmacêutica bioquímica Coordenadora do Serviço de Farmácia do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES) e professora assistente da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ministrando a disciplina de Parasitologia do Departamento de Patologia. Atualmente é membro da Comissão de Biossegurança em Saúde da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (SESA-ES), Presidente da Comissão de Biossegurança da EMESCAM e Membro da Câmara Técnica de Hepatites da SESA-ES. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar e Comunitária

PROF: JANINE BAPTISTA COIMBRA

Possui graduação em Farmácia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2010), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP-2012) e doutorado em Farmácia (Análises Clínicas, atualmente Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (USP-2015). Atualmente é perita Bioquímico-Toxicologista na Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Tem experiência nos seguintes temas: toxicologia, espectrometria de massas, biologia molecular: PCR, PCR em tempo real, expressão gênica; bioquímica, metabolismo de células tumorais, cultura de células. Ministrou a disciplina de Biologia Molecular na pós graduação em Análises Clínicas (2016) e a disciplina de Genética na Hematologia na pós graduação em Hematologia Laboratorial (2016) da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

PROF: RODRIGO MORAES

Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Emescam (2004), Pós-graduação em Microbiologia pela PUC/Minas (2006) e Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela UFMG (2008). Professor da Emescam, onde ministra as disciplinas de Microbiologia e Módulos de Integração; é componente do Comitê de Ética em Pesquisas e do Colegiado do Curso de Medicina. Na Faculdade Pio XII é professor das disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Bioquímica. Exerce ainda a Coordenação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso

PROF: LOISE DRUMOND

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialização em Linguística Aplicada ao Texto pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) e mestrado em Foreign Language Education – University of Tennessee System (1992). Cursou Especialização e Formação em Psicanálise Clínica na Universidade Iguaçu, RJ (2013)

PROF: ADELSON LUIZ FERREIRA

Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo (1983) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Biólogo aposentado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente Professor Assistente de Parasitologia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, lecionando para os cursos de Enfermagem, Medicina, Especialização em Análises Clínicas e Especialização em Hematologia Clínica

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2263
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00+22 Parcelas de R$ 550,00. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.12.19 e 10.01.20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • Morfofisiologia aplicada à Hematologia

    12 H

  • Introdução à Patologia Geral

    24 H

  • Bioquímica aplicada a Hematologia

    12 H

  • Biossegurança Laboratorial

    24 H

  • Hematopoiese

    12 H

  • Citologia Hematológica

    12 H

  • Distúrbios Eritróides e Práticas hematológicas

    12 H

  • Morfofisiologia leucocitária

    12 H

  • Leucemias

    24 H

  • Imunofenotipagem

    12 H

  • Interpretação do hemograma

    24 H

  • Automação e Controle Qualidade Hematológica

    12 H

  • Células Tronco e Terapia Hematológica

    12 H

  • Hemoparasitoses

    24 H

  • Imunologia

    12 H

  • Imunohematologia

    24 H

  • Laboratório Aplicado a Hemoterapia

    12 H

  • Hemoblobinopatias

    24 H

  • Hemostasia e Coagulação Sanguínea

    24 H

  • Projeto Prático Avançado I

    12 H

  • Projeto Prático Avançado II

    12 H

  • Projeto Prático Avançado III

    12 H

COORDENADOR(A)

Msc. Arthur Diaz Marques

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Pós Graduado em Patologia Clínica pela FEUDUQE – Rio de Janeiro

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.