Psicopedagogia Clínica e Institucional

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa formar e aperfeiçoar recursos humanos, em nível de especialização, nos termos das normas fixadas pelos Art. 66 e Art.44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96) e pela Resolução CNE/CES Nº 01 de 08/06/2007.

Em 2019, o mundo começou a sofrer com a pandemia causada pelo vírus Covid-19, que culminou na suspensão das aulas presenciais e inserção do ensino remoto/online nas escolas do país e do mundo. Esta restrição ocasionou déficits educacionais imensuráveis, ponto de concordância entre os diversos profissionais da educação. Dentre estes, destacamos: inexistência da socialização e, logo, do vínculo afetivo dos aprendizes com os colegas e com o ambiente escolar, o que prejudica a aprendizagem, tendo em vista a afetividade ser um dos fatores condicionantes para que o sujeito aprenda; sobrecarga de tarefas às famílias, que tiveram que assumir uma função de ensinar o que, em sua maioria, não dominavam ou não tinham perfil, por não serem da área educacional;  falta de continuidade no planejamento das escolas e dos professores, em meio à incerteza do retorno, o que gerou ansiedade e prejuízos à educação como um todo; além de clima apreensivo de toda a sociedade com medo da letalidade do vírus, que acabou repercutindo num ambiente desfavorável para a aprendizagem, tanto no contexto escolar, como no familiar.

Desenvolver habilidades de atuação na identificação, prevenção e intervenção dos fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com o planejamento de ações de promoção da aprendizagem no atendimento clínico ou em espaços institucionais onde ocorram atividades com esta finalidade.

Professores, Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Gestores educacionais, dentre outros profissionais de áreas afins e que queiram buscar prevenção e intervenção em dificuldades/transtornos de aprendizagem.


UVV Boa Vista – Vila Velha

As aulas serão oferecidas, de forma híbrida, quinzenalmente, às sextas, das 19h às 22:30h, de modo assíncrono e aos sábados, das 8h às 16h, com intervalo, de modo síncrono e presencial.

1 . ATENÇÃO AOS PRAZOS PARA OBTENÇÃO DE DESCONTOS!

2 . A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

3 . Todos os cursos da UVV são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

4 . A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

5 . O curso tem 360 h/a e duração de até 16 (dezesseis) meses.

Mais informações pelos telefones (27) 3421-2261 / 3421-2263.

 

Políticas de descontos e parcerias – Pós UVV 2022/2

Duração: 16 Meses (360h)
Regime: Mensal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2261
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 100,00
Parcelas: 16x de 499,00

Matriz curricular

  • Atuação do psicopedagogo e ética profissional

    24 H

  • Interfaces entre a Psicologia da Educação e Psicopedagogia na constituição da identidade profissional

    24 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Plano de trabalho (brainstorming) ou PEI de sua possível atuação

    12 H

  • Pensamento e linguagem no desenvolvimento humano

    24 H

  • Cognição e aprendizagem sob a ótica da Psicopedagogia

    24 H

  • Habilidades preditoras para a leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático

    24 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Mapa mental sobre a aprendizagem humana

    24 H

  • Fundamentos da Educação Especial

    24 H

  • Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem

    24 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Estudo e análise sistemática de casos clínicos

    12 H

  • Atividade teórico-prática integradora

    30 H

  • Atendimento psicopedagógico

    24 H

  • Avaliação psicopedagógica

    24 H

  • Intervenção psicopedagógica

    24 H

  • Construindo um negócio de sucesso no campo da Psicopedagogia (cases de sucesso e inovadores)

    8 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Plano de Intervenção Psicopedagógica

    16 H

  • Atividade teórico-prática integradora

    30 H

COORDENADOR(A)

Maria Riziane Costa Prates

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2016); Mestre em Educação (UFES, 2012); Pós-Graduada em Educação (UFES, 2003), Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (UCM, 2007) e Graduada em Pedagogia (UFES, 2001). Professora titular da Universidade Vila Velha na Graduação em Pedagogia, no Mestrado em Segurança Pública e Professora colaboradora no Mestrado em Arquitetura e Cidade. Professora da Educação Infantil no município da Serra/ES. Líder do grupo de pesquisa no CNPq: "Aprendizagens afetivas na diferença: Direitos Humanos e Educação por uma Ética e Estética da Existência e Produção de Segurança Pública". Atua no ensino, pesquisa e extensão com as demandas de formação de professores por docências inventivas, Currículos e Cotidianos escolares, Aprendizagem ético-estético-afetiva, Violências e produção de Cultura de Paz em contexto escolar, Diversidade, Diferença e Inclusão.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8511004621683748

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.