Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Previsão de início: Março de 2022.

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa formar e aperfeiçoar recursos humanos, em nível de especialização, nos termos das normas fixadas pelos Art. 66 e Art.44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96) e pela Resolução CNE/CES Nº 01 de 08/06/2007.

Em 2019, o mundo começou a sofrer com a pandemia causada pelo vírus Covid-19, que culminou na suspensão das aulas presenciais e inserção do ensino remoto/online nas escolas do país e do mundo. Esta restrição ocasionou déficits educacionais imensuráveis, ponto de concordância entre os diversos profissionais da educação. Dentre estes, destacamos: inexistência da socialização e, logo, do vínculo afetivo dos aprendizes com os colegas e com o ambiente escolar, o que prejudica a aprendizagem, tendo em vista a afetividade ser um dos fatores condicionantes para que o sujeito aprenda; sobrecarga de tarefas às famílias, que tiveram que assumir uma função de ensinar o que, em sua maioria, não dominavam ou não tinham perfil, por não serem da área educacional;  falta de continuidade no planejamento das escolas e dos professores, em meio à incerteza do retorno, o que gerou ansiedade e prejuízos à educação como um todo; além de clima apreensivo de toda a sociedade com medo da letalidade do vírus, que acabou repercutindo num ambiente desfavorável para a aprendizagem, tanto no contexto escolar, como no familiar.

Desenvolver habilidades de atuação na identificação, prevenção e intervenção dos fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com o planejamento de ações de promoção da aprendizagem no atendimento clínico ou em espaços institucionais onde ocorram atividades com esta finalidade.

Professores, Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Gestores educacionais, dentre outros profissionais de áreas afins e que queiram buscar prevenção e intervenção em dificuldades/transtornos de aprendizagem.


UVV Boa Vista – Vila Velha

As aulas serão oferecidas, de forma híbrida, quinzenalmente, às sextas, das 19h às 22:30h, de modo assíncrono e aos sábados, das 8h às 16h, com intervalo, de modo síncrono e presencial.

1 . ATENÇÃO AOS PRAZOS PARA OBTENÇÃO DE DESCONTOS!

Inscrições pagas até dia 16/12/2021 terão 20% desconto em todas as mensalidades do curso, até 14/01/2022 terão 10% e até 14/02/2022 terão 5% de desconto.

*Desconto não cumulativo com outros descontos que a Instituição concede.

*Os descontos acima mencionados valerão para os pagamentos das mensalidades do curso até a data do vencimento do seu boleto.

2 . A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

3 . Todos os cursos da UVV são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

4 . A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

5 . O curso tem 360 h/a e duração de até 16 (dezesseis) meses.

Mais informações pelos telefones (27) 3421-2261 / 3421-2263.

Duração: 16 Meses (360h)
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2261
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 100,00 + 18 Parcelas de R$ 580,00 *Confira oportunidade única de desconto na aba “Informações Importantes”.

Matriz curricular

  • Atuação do psicopedagogo e ética profissional

    24 H

  • Interfaces entre a Psicologia da Educação e Psicopedagogia na constituição da identidade profissional

    24 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Plano de trabalho (brainstorming) ou PEI de sua possível atuação

    12 H

  • Pensamento e linguagem no desenvolvimento humano

    24 H

  • Cognição e aprendizagem sob a ótica da Psicopedagogia

    24 H

  • Habilidades preditoras para a leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático

    24 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Mapa mental sobre a aprendizagem humana

    24 H

  • Fundamentos da Educação Especial

    24 H

  • Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem

    24 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Estudo e análise sistemática de casos clínicos

    12 H

  • Atividade teórico-prática integradora

    30 H

  • Atendimento psicopedagógico

    24 H

  • Avaliação psicopedagógica

    24 H

  • Intervenção psicopedagógica

    24 H

  • Construindo um negócio de sucesso no campo da Psicopedagogia (cases de sucesso e inovadores)

    8 H

  • TDEI - Trabalho discente efetivo integrador: Plano de Intervenção Psicopedagógica

    16 H

  • Atividade teórico-prática integradora

    30 H

COORDENADOR(A)

Elimar Ponzzo Dutra Leal

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013); Pós-graduada em educação especial e inclusiva pela Faculdade de Nova Venécia (2008) e Pós-Graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pelo grupo educacional FAVENI (2021); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Membro da linha de pesquisa: Formação do educador e práticas educativas, da Universidade Federal de Viçosa; e do grupo de pesquisa Política e Sociologia da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e práticas educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cursos de pedagogia, diretrizes curriculares, currículo, política educacional e de formação de professores, conteúdos e metodologias do ensino. Ainda, possui experiência como professora e coordenadora de cursos do ensino superior e como coordenadora pedagógica e orientadora educacional da educação básica.

http://lattes.cnpq.br/5177454232177003 

 

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.