Especialização em Transformação Digital na Era das Startups e da Inovação Aberta

A Especialização em Transformação Digital na Era das Startups e da Inovação Aberta da UVV, visa capacitar profissionais engajados na aplicação dos conceitos da Transformação Digital para a solução de problemas das instituições com inovação aberta.

Além do foco no problema, a pós-graduação também terá um olhar sobre o crescimento profissional dos estudantes, com ações que visam buscar oportunidades de trabalho, criando proximidade com: (i) as instituições demandantes do desafio/problema; (ii) startups demandantes ou interessadas no problema; (iii) o negócio para qual o estudante se interessa em abrir uma startup, para oferecer a solução para alguma instituição.

Vale ressaltar que a busca pelas vantagens proporcionadas pela Transformação Digital (DT) é uma realidade crescente nas instituições e, principalmente, nas indústrias, pois estamos vivenciando um período de rápidas mudanças, com urgência em aumentar rapidamente a competitividade e reduzir os custos de operação para enfrentar a concorrência globalizada.

A DT visa buscar soluções com tecnologias disruptivas para solucionar problemas de forma rápida e inteligente, a partir de um planejamento estratégico que requer um repensar dos modelos de negócio com base em três pilares:

  • Tecnologias e Sistemas – Uso de tecnologias e sistemas já consagrados, mas com foco especial na Inteligência artificial (AI), Data Science, Internet of Things (IoT), Blockchain, Realidade Virtual ou aumentada, Visão computacional, Processamento de imagens, Digital Twins, Cloud computer, dentre outras tecnologias que podem aumentar o nível ou a qualidade da automação com a criação de novas possibilidades na interação com os sistemas;
  • Processos – remodelagem dos processos de negócio com foco no problema para adequar às mudanças de modelo com base nas novas formas de operação baseadas no uso das tecnologias e sistemas;
  • Pessoas – Capacitação de todos envolvidos para lidar com os novos sistemas e processos com foco no problema e na experiência do usuário e na sua interação com o sistema.

O foco principal é unir pessoas, negócios e instituições na solução de problemas com o uso da transformação digital, buscando a inovação aberta em um contexto propício aos negócios.

O campus possui laboratórios supertecnológicos, salas de aula projetadas para intensificar a experiência acadêmica e várias possibilidades de networking. A biblioteca detém o maior acervo bibliográfico particular do Estado, além de cabines dedicadas exclusivamente aos momentos de estudo individual.

O corpo docente é formado por profissionais com longa experiência de mercado e influência dentro e fora do ambiente universitário. Com tudo isso, o aluno transforma-se num verdadeiro especialista.

A Universidade Vila Velha é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e primeira capixaba entre as melhores do mundo.

Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais engajados na aplicação dos conceitos da Transformação Digital para a solução de problemas das instituições com inovação aberta.

Além do foco no problema a pós também vai focar no crescimento profissional dos estudantes com ações que visam buscar oportunidades de trabalho, criando proximidade com: (i) as instituições demandantes do desafio/problema; (ii) alguma startup demandante ou interessada no problema; (iii) o negócio para que o estudante se interesse em abrir uma startup para oferecer a solução para alguma instituição.

Objetivos Específicos

Além do objetivo geral o egresso do curso deve ser capaz de:

  • Identificar e detalhar um projeto de trabalho baseado no problema da instituição, definindo requisitos e opções tecnológicas mais adequadas para a solução do problema;
  • Refletir, Analisar, Raciocinar e utilizar o pensamento sistêmico para propor as melhores práticas e estratégias que possam minimizar os impactos da implantação de tecnologias inovadoras nas relações de trabalho no contexto corporativo;
  • Desenvolver, oportunizar, facilitar, testar e implementar projetos inovadores que envolvam tecnologias da transformação digital;
  • Liderar equipes no processo de implantação de tecnologias inovadoras em cenários de problemas complexos por meio de pensamento e métodos ágeis com base em boas práticas e ferramentas inovadoras;
  • Aplicar os conceitos da DT na busca de soluções para um ‘problema’ viável e adequado às necessidades da instituição, usando os métodos técnicos e científicos mais adequados e os conceitos de startup enxuta em um ambiente de inovação aberta.
  • Trabalhar em equipe na solução de um problema da instituição, registrando os resultados do trabalho em um artigo técnico/científico.
  • Reestruturar, redefinir, remodelar ou repensar sua carreira profissional, agregando os conceitos da DT na solução de problemas das instituições com o objetivo de: (i) requalificação e crescimento dentro da própria empresa que já trabalha; (ii) redirecionar a sua carreira e buscar oportunidades na empresa demandante do problema ou em outras empresas, principalmente startups; (iii) Abrir uma Startup em parceria com professores ou outras pessoas para aplicar as soluções dos problemas estudados no curso; (iv) Mudar atitudes e criar uma postura empreendedora com foco no problema do cliente em um ambiente de inovação aberta na era das startups e (v) Criar uma visão sistêmica do negócio da empresa com aplicação de tecnologias disruptivas na solução de problemas.

Profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento e engajados na aplicação da Transformação Digital para inovar na solução de problemas das instituições.

Unidade UVV Vitória.

As aulas presenciais serão realizadas semanalmente às sextas-feiras das 18:30h às 21h30min e aos Sábado de 8h00 às 16h00, totalizando 10 horas semanais. É possível ocorrer aulas em outros dias da semana, mas ocorrerão apenas em caráter especial e serão programadas ou avisadas com antecedência. Haverá um cronograma de oferta disciplinas para facilitar o planejamento de todos.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 364 h/a e duração de até 11 (onze) meses, sendo:
234 h/a, em aulas presenciais. 130 h/a, em vídeo aulas e atividades desenvolvidas com o apoio do ambiente virtual.

Mais informações pelo telefone (27) 3421-2263 ou 3421-2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Setembro 2020.

Alessandro Bertolani Oliveira

Mestre em Informática (UFES)

http://lattes.cnpq.br/4697805258884598

 

Anilton Salles Garcia

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas

http://lattes.cnpq.br/1029501009628001

 

Estêvão Bissoli Saleme

Doutor em Ciência da Computação (UFES, 2019)

http://lattes.cnpq.br/8757661847246456

 

Jardel Prata Ferreira

Mestre em Engenharia Metalúrgica pela University of Toronto (Canadá)

http://lattes.cnpq.br/2490195017105756

 

João Paulo Marinelli

Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

http://lattes.cnpq.br/8123131944667519

 

Juliana Gavini Uliana Pappetti

Mestrado em Engenharia Civil (UFES)

Mestrado profissional em Engenharia Aeronâutica e Mecânica (ITA)

http://lattes.cnpq.br/4681218223965274

 

Juliana Kucht Campos

Doutorado em Business & Technology pela TU Berlin

http://lattes.cnpq.br/4119529653754788

 

Ludimila Monjardim Casagrande

Mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional (USP)

http://lattes.cnpq.br/1478650773296502

 

Marcello Novaes de Amorim

Doutor em Ciência da Computação (UFES)

http://lattes.cnpq.br/7419525198796496

 

Roberta Lima Gomes

Doutora em Systèmes Informatiques pela Université Paul Sabatier (LAAS em Toulouse-FR)

http://lattes.cnpq.br/6695382764766281

 

Saulo Pereira Ribeiro

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ)

http://lattes.cnpq.br/1776178350383685

 

Sérgio Teixeira

Doutor em Ciência da Computação (UFES)

http://lattes.cnpq.br/1532026052664459

Duração: 11 meses
Regime: Semanal
Local: Vitória
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 +12 Parcelas de R$ 980,00 *Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.07.2020 e 30.07.2020: 10% de desconto nas parcelas do curso. Inscrições e pagamentos feitos entre 01 e 31.08.2020: 7,5% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Matriz curricular

  • Técnicas e métodos para identificar e tratar um problema de pesquisa.

    20

  • Design Thinking

    10

  • Gestão da Inovação em contextos de tecnologias inovadoras

    10

  • Pensamento e métodos ágeis para a solução de problemas com tecnologias inovadoras

    30

  • Internet of Things

    20

  • Tecnologias imersivas e qualidade da experiência de usuários.

    20

  • Interoperabilidade e Integração de Sistemas de Informação

    20

  • Data Science

    30

  • Hands on - no problema e na solução - Módulo 1.

    04

  • Machine Learning para Data Science

    20

  • Machine Learning para Processos industriais

    20

  • Machine Learning para Visão computacional

    20

  • Internet of Things resolvendo problemas das empresas

    20

  • Digital Twins

    30

  • Blockchain

    20

  • Hands on - no problema e na solução - Módulo 2.

    10

  • Lean startup

    30

  • Inovação aberta

    20

  • Hands on - no problema e na solução - Módulo 3

    10

Sérgio Teixeira

COORDENADOR(A)

Sérgio Teixeira

Doutor em Ciência da Computação pela UFES; Mestre em Informática e especialista em Redes de Computadores pela UFES; Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais e Licenciatura Plena em Informática pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FATEC-BS/UNESP. Trabalha com pesquisas em Internet das Coisas há mais de 10 anos. Possui 34 anos de experiência na área de informática, 28 anos de experiência em redes de computadores, 12 anos de experiência em Gerência de Tecnologia da Informação e 22 anos de docência na capacitação corporativa e em instituições de ensino superior. Trabalha com Educação a Distância há mais de 20 anos. Já lecionou e coordenou cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância em Universidades públicas e privadas. Lidera o desenvolvimento de soluções inovadoras há mais de 7 anos em Startup que trabalha com IoT, Big Data, IA, Machine Learning e Visão Computacional com projetos de subvenção aprovados pelo SENAI (Empreendedorismo industrial) e pela FAPES.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.