Especialização Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal

Previsão de início: Março/ 2022.

A Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Adulto prepara profissionais para atuação em tratamentos de alta complexidade e cuidados intensivos relacionados a traumas graves, eventos cardiocirculatórios, respiratórios graves, entre outros. 

A grade curricular qualifica o aluno para o atendimento de adultos, crianças e recém-nascidos, além de oferecer treinamento e capacitação adequados para o trabalho também na área de Neonatologia. 

O aluno da Pós-Graduação Premium UVV tem à disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo, com laboratórios de alta tecnologia, salas projetadas para intensificar o aprendizado e espaços estrategicamente planejados para facilitar o networking com colegas e os maiores nomes do mercado de trabalho. 

A UVV é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e uma das melhores do mundo, segundo as organizações internacionais Times Higher Education (THE) e QS World University Rankings. Cerca de 87% do corpo docente são Mestres, Doutores e Pós-Doutores. 

A Pós em Nutrição e Comportamento Alimentar UVV é a única da área no Espírito Santo. 

Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão. 

 

Formar profissionais, em nível de pós-graduação, com competência e habilidade para desenvolver ações estratégicas na assistência ao paciente crítico, com foco na atualização do profissional, de modo a capacitar sua atuação na terapia intensiva.

O curso destina-se aos profissionais graduados em Fisioterapia.

UVV Highline – em Vitória

As aulas serão ofertadas quinzenalmente, aos sábados.

As aulas teóricas serão realizadas na UVV – Unidade Highline, em Vitória e as aulas práticas serão realizadas na UTI adulto no Hospital Antônio Bezerra de Farias – centro de Vila Velha e UTIn do HIMABA.

1 . A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2 . Todos os cursos da UVV são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3 . A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4 . O curso tem 400 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses.

Mais informações pelos telefones (27) 3421-2263 / 3421-2261

O corpo docente é composto por mestres e doutores de áreas afins que compreendem a Fisioterapia, e, com especialidades na área da Saúde. Todos com experiência acumulada, tanto na docência em cursos de graduação e pós graduação, quanto prática assistencial ao paciente crítico adulto ou neonatal, em diversos hospitais na Grande Vitória.

DALGER EUDÊNIO MELOTTI

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (1997), Graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2002), Especialista em Fisioterapia Pneumo Funcional pela Santa Casa de Misericórda de São Paulo (2004), Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2011) e Especialista Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pelo COFFITO/ASSOBRAFIR. Atualmente é professor do Curso de Graduação e Pós-graduação em Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM e supervisor responsável pelo Projeto de Extensão de Fisioterapia em Reabilitação Pulmonar Ambulatorial.

EDNA APARECIDA DA SILVEIRA

Fisioterapeuta pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória (2003), mestre, doutora PhD em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004 – 2014). Fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, professora adjunta da Fundação de Assistência e Educação (FAESA), faz parte do corpo docente do programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

IVY ALCOFORADO FELISBERTO

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1998) e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é professor titular da Faculdade Novo Milênio. Já atuou como professor titular da Centro Universitário do Espirito Santo – UNESC, onde também atuava como tutora do curso de Medicina que segue a metodologia de ensino PBL e Professor de pós-graduação da Proethos no Curso de Assistência Farmacêutica. Possui especialização em Farmacotécina Homeopática pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (RJ), especialização em Manipulação Farmacêutica pela UFRJ- RJ e habilitação em bioquímica pela UFES -ES. Apresenta larga experiência em Farmácia Homeopática e Manipulação. Atua em pesquisas experimentais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas -UFES. Atuação em Fisiologia e Farmacologia com ênfase em Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: terapias de reposição hormonal, hipertensão e modelos experimentais.

RICHARDSON MORAIS CAMILO

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Vila Velha-ES (2004), pós graduado lato sensu em Pneumo-Funcional pela Universidade Castelo Branco-RJ (2005) e pós graduado lato sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar (2018). Professor Universitário do curso de Graduação em Fisioterapia da Associação Vitoriana de Ensino Superior – FAVI desde 2019, Professor do curso de Pós Graduação em Terapia Intensiva da Faculdade EMESCAM desde 2015, Sócio-proprietário e coordenador da equipe de fisioterapia da empresa FISOCARE, prestando assistência fisioterapêutica na UTI e enfermarias do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES desde 06/2011. Possui artigos escritos referentes a área de atuação. Experiência na área de Fisioterapia geral com ênfase em Fisioterapia hospitalar (UTI e enfermarias) e domiciliar (pacientes graves).

GIOVANA MACHADO SOUZA SIMÕES

Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2002). Doutorado em Ciências Fisiológicas na UFES (concluido em 2011). Mestrado em Ciências Fisiológicas na UFES (concluido em 2006). Especialista em Fisioterapia Pneumo-funcional pela Universidade Castelo Branco – RJ (concluido em 2004). Especialização em Docência do Ensino Superior na EMESCAM (concluido em 2010). Complementação Pedagógica em Biologia (EAD/UNIVEN concluido em 2011). Professora adjunta do curso de graduação em Fisioterapia na EMESCAM, à nível de supervisão de estágio nas áreas afins de: fisioterapia cardiorrespiratória UTI e PS, enfermarias de geriatria, pneumologia, neurologia, cirurgias abdominais e torácicas. Professora adjunta das disciplinas de Fisiologia Humana, Bioética e Sistema Cardiopulmonar para o curso de graduação em Fisioterapia na EMESCAM. Professora responsável pela disciplina de Fisiologia Respiratória no curso de graduação em Medicina na EMESCAM. Membro Titutar co Comitê de Ética em Pesquisa na EMESCAM.

CHRISTIANE LOURENÇO MOTTA

Fisioterapeuta, Doutora em Ciência da Reabilitação na McGill Univerity no Canadá (2014), Mestre em Ciências Biomédicas pela UNICAMP (2009), Especialização em Fisioterapia Neurológica Adulto (2005), Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pelo COFFITO (2019). Foi professora substitua da UFES e professora adjunta da EMESCAM por 5 anos. Atualmente é fisioterapeuta do hospital universitário Cassiano Andrade de Moraes (HUCAM) e delegada da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional no Espírito Santo. Tem experiência clínica, docente e pesquisa na área de Fisioterapia Neurofuncional.

ANDREA KERKHOFF SANTOS

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória – UTIN, Leitos e Ambulatório geral. Tem ampla experiência na docência pela EMESCAM e Faculdade INSPIRAR.

LETÍCIA GUIMARAES PEYNEAU

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1999). Especialista em Terapia Intensiva com área de atuação em Neonatologia e Pediatria pela ASSOBRAFIR/COFFITO, pós graduada em pneumo-funcional. Mestre em Políticas Públicas e desenvolvimento local. Docente Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória desde 2002, Coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Santa casa de Misericórdia Vitória desde 2011, Docente da Faculdade Novo Milênio (2004 – 2011), Fisioterapeuta da UTIN Hospital Doutor Dório Silva (2000 – 2008) . Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento neuropsicomotor, follow-up, humanização, rta e dor.

GRACIELLE KARLA PAMPOLIM ABREU

Graduada em Fisioterapia e Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente exerce a função de professora dos cursos de graduação em Fisioterapia e Medicina da EMESCAM e é membro da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO, compondo a sessão estadual da associação no Espírito Santo.

Obs: Poderão ocorrer alterações no corpo docente resguardando-se a titulação dos docentes e a qualidade do curso.

Duração: 18 meses (CH total 400h)
Regime: Quinzenal e Semipresencial (sendo um final de semana presencial com aula teórica e prática e outro de forma remota).
Local: Vitória
Telefone: (27) 3421-2263
Email: dgp@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 100,00 + 20 Parcelas de R$ 580,00

Matriz curricular

  • Avaliação do paciente crítico em UTI adulto e exames laboratoriais

    12 H

  • Mecânica respiratória integrada à Ventilação Mecânica Invasiva e Ventilação Mecânica Não Invasiva em UTI adulto

    12 H

  • Recursos Fisioterapêuticos aplicados ao paciente crítico adulto

    12 H

  • Reabilitação Cardíaca: Fase hospitalar

    12 H

  • Fisioterapia Respiratória nas Pneumopatias Crônicas

    12 H

  • Interação das Bases Farmacológicas e assistência fisioterapêutica no paciente crítico

    12 H

  • Mobilização Precoce no leito

    06 H

  • Noções de Gestão Hospitalar nas áreas de UTI e UTIn

    06 H

  • Bioética, Inteligência Emocional e cuidados paliativos na assistência fisioterapêutica em terapia intensiva.

    12 H

  • Abordagem Fisioterapêutica ao paciente neurológico em UTI

    12 H

  • Parada cardiorrespiratória, Reanimação cardiopulmonar, Traqueostomia e Desmame no paciente adulto

    12 H

  • Abordagem fisioterapêutica ao paciente queimado.

    06 H

  • Manejo da pandemia – distúrbios e sequelas do COVID-19

    06 H

  • Fisioterapia em Neonatologia - Embriologia do sistema nervoso e respiratório, Avaliação em fisioterapia cardiorrespiratória e motora aplicadas ao recém-nascido.

    12 H

  • Fisioterapia em Neonatologia - Oxigenioterapia, Ventilação mecânica não-invasiva, Ventilação mecânica invasiva e desmame em neonatologia.

    12 H

  • Fisioterapia em Neonatologia - Recursos da fisioterapia respiratória e motora aplicados ao recém-nascido

    12 H

  • Fisioterapia em Neonatologia – Abordagem fisioterapêutica nas cardiopatias congênitas e doenças respiratórias no neonato.

    12 H

  • Fisioterapia em Neonatologia – Abordagem fisioterapêutica em distúrbios neurológicos e digestório no neonato.

    12 H

  • Fisioterapia em Neonatologia – Abordagem fisioterapêutica na Retinopatia da prematuridade, Doença metabólica óssea e cuidados fisioterapêuticos gerais no neonato.

    12 H

  • Prática Assistencial Fisioterapêutica ao paciente em UTI Adulto

    80 H

  • Prática Assistencial Fisioterapêutica ao paciente em UTI neonatal

    80

  • Tópicos Especiais

    36 H

COORDENADOR(A)

Dra Giovana Machado Souza

Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2002). Doutorado em Ciências Fisiológicas na UFES (concluido em 2011). Mestrado em Ciências Fisiológicas na UFES (concluido em 2006). Especialista em Fisioterapia Pneumo-funcional pela Universidade Castelo Branco - RJ (concluido em 2004). Especialização em Docência do Ensino Superior na EMESCAM (concluido em 2010). Complementação Pedagógica em Biologia (EAD/UNIVEN concluido em 2011). Professora adjunta do curso de graduação em Fisioterapia na EMESCAM, à nível de supervisão de estágio nas áreas afins de: fisioterapia cardiorrespiratória UTI e PS, enfermarias de geriatria, pneumologia, neurologia, cirurgias abdominais e torácicas. Professora adjunta das disciplinas de Fisiologia Humana, Bioética e Sistema Cardiopulmonar para o curso de graduação em Fisioterapia na EMESCAM. Professora responsável pela disciplina de Fisiologia Respiratória no curso de graduação em Medicina na EMESCAM. Membro Titutar co Comitê de Ética em Pesquisa na EMESCAM.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.