Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance - GRC

O MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance é inédito no país e vai muito além de um curso em Conformidade com as Leis, Governança Corporativa e Gestão de Riscos, ele desenvolverá os atuais e futuros profissionais ajudando a entender o Compliance como ferramenta de gestão dentro de uma organização, levará a aplicabilidade do aprendizado para ações práticas e eficazes para o dia a dia profissional e pessoal. Uniremos neste MBA a teoria acadêmica, a prática do mundo corporativo e o entendimento das notícias diárias que a mídia apresenta exponencialmente sobre diversas operações deflagradas em nosso País.

Tudo isto com um corpo docente dos profissionais mais experientes do país e de multinacionais, perfazendo em uma oportunidade única de networking com esses grandes conhecedores de um assunto tão atual e relevante para formação profissional e pessoal. O mercado tem demandado cada vez mais profissionais de Compliance e Gestores das mais variadas áreas, com sólida formação técnica e expertises multidisciplinares, a fim de desenvolver, integrar e coordenar programas com foco em integridade, alavancando a cultura ética e as melhorias nos processos de organismos públicos e de empresas privadas. A UVV-ES na vanguarda dos desafios da economia nacional, oferece de forma inédita e em parceria com o Instituto Igido de Governança, Integridade e Desenvolvimento a profissionalização em um tema tão importante e sensível ao aperfeiçoamento das relações deste novo mercado produtivo global.

A UVV é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e única capixaba entre as melhores do mundo. Cerca de 87% do corpo docente da instituição são Mestres, Doutores e Pós-Doutores.

Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão.

  • Demonstrar as tendências organizacionais mais modernas e suas necessidades de melhor gestão de seus ativos reputacionais; e suas influências na sociedade;
  • Fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos da tríade da Governança, da Gestão de Riscos e do Compliance – GRC;
  • Apresentar as melhores práticas, ferramentas e técnicas de GRC, com vistas a desenvolver ou melhorar a capacitação para o exercício da atividade;
  • Abordar estrategicamente os benefícios da adoção de programas de integridade e de compliance nas organizações públicas e privadas;
  • Desenvolver profissionais que já atuam na área de GRC, além de outros que possuem interesse pelos temas.

  • Profissionais das áreas de gerenciamento de riscos, de projetos, de gestão executiva, membros de conselhos de administração e fiscal, profissionais das áreas de finanças, jurídicas, de recursos humanos, auditorias interna e externa e outros graduados em qualquer área de conhecimento;
  • Pessoas graduadas que desejam se aprofundar nas áreas de interesse do programa;
  • Pessoas graduadas interessadas em conhecer as melhores práticas de mercado para a governança, gestão de riscos e compliance;
  • Servidores públicos e profissionais da administração pública direta e indireta.

UVV – Boa Vista
As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h20  e 12h20 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. Projeto Prático – disciplina especial com a ênfase na resolução de casos práticos, aproximando o aluno ao máximo da realidade de mercado.

6. O curso tem 420 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 370 h/a presenciais
  • Pelo menos 50 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2110

PREVISÃO DE INÍCIO: 16 de agosto de 2019.

ANDREZA MERÇON FERNANDES,

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV, e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES. Especialista em Finanças pela IBMEC e em Processo Civil pela Faculdade de Direito de Vitória-FDV. Especialista em Compliance pela Legal, Ethics and Compliance –  LEC. Advogada sócia do escritório Merçon & Moraes Advogados. Membro Titular do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Espírito Santo.

No período de novembro de 1991 a abril de 2007, foi Executiva Comercial da Redecard S.A. (atual Rede) e membro da equipe de Compliance da Credicard S.A. e da Redecard S.A.

Atualmente, é responsável pela implantação de Programas de Integridade Corporativa em empresas de destaque em cenário nacional.

BRUNO PIRES BANDAROVSKY

Sócio de Missão Compliance e de PCMM Advogados Associados. Advogado atuante na prática de Compliance e Investigações, tendo atuado alguns anos como Chief Compliance Officer antes de se dedicar à prestação de serviços de consultoria. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ.

Possui mais de 30 anos de experiência profissional com empresas brasileiras e multinacionais dos segmentos de engenharia e infra-estrutura, telecomunicações, Oil&Gas, auditoria e consultoria e instituições financeiras, ocupando por mais de 18 anos posições de liderança. Por mais de 20 anos atuou em ambientes organizacionais com sólidos princípios e políticas de Compliance.

Membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) com certificação CCEP-I (Certified Compliance & Ethics Professional – International), membro da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), membro do GT Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, membro do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), membro do Instituto Compliance Brasil (ICB), membro do Instituto de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (IPLD) e membro da Comissão de Estudos Permanentes de Compliance do IASP. Conferencista. Professor convidado pela LEC – Legal, Ethics & Compliance, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pela Escola Paulista de Direito (EPD), pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e pela Faculdade Baiana de Direito (FBD), na grade de cursos sobre Compliance e Investigações.

DIEGO PIMENTA MORAES

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (Faculdade de Direito de Vitória – FDV). Especialista em Direito Tributário (Fundação Getúlio Vargas – FGV/MMURAD). Especialista em Direito Societário (Fundação Getúlio Vargas – FGV/MMURAD). Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Compliance da Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Professor do curso de Pós-Graduação da Faculdade do Sul da Bahia – FASB. Professor do curso de Pós-Graduação em Processo Civil da Faculdade Novo Milênio. Professor de Direito Administrativo da Faculdade Novo Milênio. Foi secretário da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB – seccional do Espírito Santo no período de 2014 a 2018. Atualmente, é advogado sócio do escritório Merçon & Moraes Advogados.

JAYHIR DE ALMEIDA FARIA

Gerente de Compliance da ArcelorMittal Brasil Aços Planos. Auditor certificado CIA®, CCSA® e CRMA® pelo IIA – Institute of Internal Auditors, graduado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e MBA em Controladoria e Finanças pela FUCAPE Business School. 16 anos de experiência nas áreas de Auditoria, Gestão de Riscos, Governança Corporativa, Sarbanes Oxley, Compliance, Controles Internos, Gestão de Crises, etc. Conselheiro Fiscal da Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil (FUNSSEST) no triênio 2018 a 2021; palestrante nos eventos CLAI 2010/2018 e CONBRAI 2015/2017 e Professor nas disciplinas de Compliance, Gestão de Riscos e Controles Internos.

RICARDO MONTEIRO OLIVEIRA

Subsecretário de Estado da Transparência (2009-2011, 2018) e de Controle (2012- 2013);Membro e Presidente do Conselho de Administração da CETURB (2015-2019); Membro do Conselho Fiscal da CODESA (2017-2019); Auditor do Estado efetivo da especialidade tecnologia da informação da SECONT desde abril de 1997;Secretário-Executivo: Conselho Estadual de Controle Interno (2013-2018), Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção (2018) e Comissão Mista de Reavaliação de Informações (2018);Assessor Especial e de Planejamento da SECONT (2013-2017, 2019);Secretário-Executivo da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL e membro da Comissão Organizadora Nacional (2010);Coordenador de Auditoria de Tecnologia da Informação da SECONT (2003-2009); Professor universitário na UVV, onde ministrou a disciplina “Sistemas de Informação” nos cursos de Administração, Marketing, Logística e Recursos humanos (2001-2008); Professor de cursos de pós-graduação na FDV e na UVV; Docente da ESESP desde 2007, onde também atuou como instrutor desde 1998; Palestrante e Instrutor, tendo atuado em diversos eventos no âmbito do Poder Executivo Estadual, bem como em empresas de capacitação dentro e fora do Estado; Consultor de Tecnologia da Informação da Companhia Siderúrgica de Tubarão (1995-2005).

Coordenador de área de TI da Fundação de Seguridade Social dos Empregados da CST (1989-1995). Graduado em Tecnologia Mecânica pela UFES, Pós-Graduado em Análise de Sistemas pela UFES e em Auditoria na Administração Pública pela UVV.

WAGNER GIOVANINI

É engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Black Belt na metodologia Six Sigma e Máster Coach formado pela Integrated Coaching Institute. Militou por diversos anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, tendo sido Diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG), membro do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo – MBC e membro do Comitê de Meio Ambiente da ABDIB. Atuou como juiz do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) de 2004 a 2012. Durante 29 anos, dedicou sua carreira profissional na Siemens, com quase 8 anos como Diretor de Compliance. Depois, fundou a Compliance Total, mantendo-se como sócio e responsável técnico por seus produtos e serviços. Ministra palestras, cursos e aulas em universidades sobre temas como ética e integridade corporativa.

É autor do livro ‘Compliance – A Excelência na Prática’, publicado em 2014. É coautor dos livros: a) ‘Ética Empresarial’, publicado pela FNQ em 2011; b) ‘Lei Anticorrupção e Temas de Compliance’, pela Editora JusPodivm em 2016; c) ‘Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção’, pela Editora Fórum em 2018. Coordena também o Comitê Técnico da DSC 10.000, primeira norma brasileira para certificação de Sistemas de Compliance.

WLADIMIR FIRME ZANOTTI

Sócio-diretor da Baker Tilly Brasil – ES desde 2005, especialista em auditoria, assessoria e consultoria contábil. Responsável técnico da empresa com registros no CNAI, CVM, BACEN e SUSEP. Auditor Contábil desde 1991, título concedido pela Universidade de Vila Velha – UVV. É especialista em finanças empresariais pela FGV.

Entre 1991 e 1999, trabalhou no Departamento de Auditoria da firma PwC, tornando-se Gerente de Área. Durante 1999 e 2004 trabalhou como Diretor de Administração e Finanças do Grupo Coimex, Vitoriawagen Automotores e Coimex Administradora de Consórcios.  Em agosto de 2005 ingressa como sócio da Baker Tilly Brasil – ES. É Membro do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros – IBEF desde 1994. Atualmente, é membro da Comissão de Contabilidade e Auditoria do CRC-ES.

SIDEMBERG RODRIGUES

Membro da Academia Brasileira de Direitos Humanos – ABDH; Mestre em Ciências Sociais – PUC/SP; MBA em Gestão de Empresas – FGV/RJ; Sócio, fundador do Instituto Movimento pela Felicidade – MG; Autor dos livros: “Complementaridade”; “Espiritual & Sustentável”; “Miséria Móvel” e “Mensagens do Vento.

RALF LUIS DE MOURA

Possui graduação em Engenharia de Produção e Ciência da Computação, Pós-graduação em Desenvolvimento de Sistema e em Docência do Ensino Superior, é mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo na área de Gestão de Projetos, Arquiteto de Tecnologia Industrial na Vale S.A. e professor dos cursos superiores de Engenharia Elétrica, de Computação e de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Jogos Digitais na FAESA. Tem mais de 26 anos de experiência nas áreas de Eletrônica, Automação, Computação e Administração, atuando nas seguintes áreas: Gestão, Eletrônica Industrial, Instrumentação e Automação, Redes de Computadores, Redes Industriais, Desenvolvimento de Softwares, Desenvolvimento WEB, Infraestrutura de TI, Computação em Nuvem, TI Industrial, Internet das Coisas Industrial (IIoT), Governança de TI e Gerenciamento de Projetos. Possui várias certificações nas áreas técnicas e de gestão.

ANDRÉIA LOPES

Jornalista formada em 1998 na Ufes; MBA em Estratégias de Comunicação Organizacional pela UVV; Master em Jornalismo no Centro de Extensão Universitária (CEU) -São Paulo.Repórter da Rádio CBN Vitória; Comentarista de Política da Rádio CBN Vitória; Repórter de Política da Redação Multimídia de A Gazeta; Colunista de Política da Redação Multimídia de A Gazeta; Editora de Política da Redação Multimídia de A Gazeta; Editora Executiva da Redação Multimídia de A Gazeta; Secretária de Estado de Comunicação.

EDUARDO MEDRADO

Psicólogo formado pela UFRJ e com Mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Possui também MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Exerceu atividade em várias áreas da Psicologia: Acadêmica, Clínica, Desportiva e Organizacional. Desde 2001 é empregado concursado da Petrobras e atualmente atua na Gerência Executiva de Recursos Humanos da empresa, na função de Consultor da área de “Cultura e Gestão da Mudança”. Sua experiência profissional imediatamente anterior ao ingresso na Petrobras, foi como Professor na PUC-RJ e Psicólogo do Club de Regatas Vasco da Gama.

Formação: Especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral/MG- 2004; Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 1994; Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação da UFRJ – 1986; Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ – 1985; Bacharelado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ – 1984.

Patricia Peck:  

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, advogada especialista em Direito Digital, doutora pela Universidade de São Paulo, PHD em Direito Internacional e Propriedade Intelectual, pesquisadora convidada do Instituto Max Planck de Hamburgo e Munique, e da Universidade de Columbia nos EUA. Professora convidada da Universidade de Coimbra em Portugal e da Universidade Central do Chile. Professora convidada de Cyber Segurança da Escola de Inteligência do Exército Brasileiro. Programadora desde os 13 anos, autodidata em Basic, Cobol, C++, Html. Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual por 12 anos consecutivos de 2007 à 2019. Recebeu o prêmio Compliance Digital pelo LEC em 2018, Security Leaders em 2012 e 2015, a Nata dos Profissionais de Segurança da Informação em 2006 e 2008, o prêmio Excelência Acadêmica – Melhor Docente da Faculdade FIT Impacta em 2009 e 2010. Condecorada com 4 medalhas militares, sendo a Medalha da Ordem do Mérito da Justiça Militar em 2017, com a Medalha do Pacificador pelo Exército em 2009, Medalha Tamandaré pela Marinha em 2011, Medalha Ordem do Mérito Militar pelo Exército em 2012. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP, Vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação – ASEGI e membro do Conselho de Ética da ABED. Professora e coordenadora da pós-graduação em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA. Autora de 23 livros de Direito Digital. Sócia do escritório PG Advogados, da empresa de educação Peck Sleiman Edu e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital.”

Valdir Moysés Simão

Valdir Simão é advogado, com atuação em compliance, investigações internas, acordos de leniência e relações entre as empresas e o Estado e consultor em gestão pública e governança corporativa. Auditor-fiscal da Previdência Social e da Receita Federal do Brasil por 29 anos, ocupou vários cargos na administração pública, entre eles os de Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, Secretário da Fazenda, Presidente do INSS, Secretário-Adjunto da Receita Federal e Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República. Doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, é palestrante e professor de pós-graduação em direito. Valdir Simão é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP, do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo – MBC, do Conselho Superior da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG, Diretor do Observatório de Justiça e consultor do International Chamber of Commerce – ICC em matéria de ética corporativa e anticorrupção. Coautor do livro “O Acordo de Leniência na Lei Anticorrupção: Histórico, Desafios e Perspectivas”, Trevisan Editora, 2017.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 350,00
Parcelas: 20XR$:780,00 * Inscrições e Pagamentos feitos até dia 30/06: 15% desconto. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.07 e 10.08: 7,5% de desconto. * desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. * desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto .

Matriz curricular

  • Análise do Posicionamento Profissional e das Expectativas

    8 h

  • Em Busca de Um Melhor Ambiente de Negócios

    2 h

  • Estratégia Organizacional e Modelo Integrado de Monitoramento

    12 h

  • A Cultura da Corrupção no Brasil e a Origem da Responsabilidade Empresarial

    12 h

  • Integridade & Ética nos Negócios

    12 h

  • O Futuro das Organizações - Transformação Digital, Pessoas e a Cultura Organizacional

    12 h

  • O Profissional de GRC - Compliance Officer

    12 h

  • Governança Corporativa

    24 h

  • Comunicação, Transparência e Lei de Acesso a Informação

    12 h

  • Estrutura e Órgãos de Fiscalização e Controles Internos na Administração Pública

    12 h

  • Governança no Setor Público - Licitações e Concorrências

    12 h

  • Políticas, Sistemas de Informação e de Controles Internos

    24 h

  • O Papel das Controladorias, Ouvidorias e Auditorias Internas e Externas

    24 h

  • Conciliação, mediação e Arbitragem

    12 h

  • Demonstrações Financeiras e o Ambiente de Controles Internos

    12 h

  • Modelo de Gerenciamento de Riscos

    12 h

  • Gerenciamento de Riscos Estratégicos e Operacionais

    24 h

  • Riscos no Gerenciamento de Projetos

    12 h

  • Gestão de Riscos Reputacionais, das Crises e da Continuidade do Negócio

    12 h

  • A Lei Anticorrupção e a Responsabilização Administrativa

    12 h

  • Improbidade Administrativa e Compliance no Setor Público

    24 h

  • Como Implementar um Programa de Integridade e Compliance

    24 h

  • Gestão de Contratos e do Relacionamento com Parceiros Comerciais

    12 h

  • Investigações Internas

    12 h

  • Compliance Empresarial Digital

    12 h

  • Projeto Prático

    12 h

COORDENADOR(A)

Paulo Henrique Wanick Mattos

Curador de conteúdos do MBA Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance - GRC, Paulo Henrique Wanick Mattos é Mestre em Administração de Negócios pelo College of Business da Ohio University/USA, pós-graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas/RJ e bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Paulo Wanick possui larga experiência nacional e internacional nas áreas de finanças, gestão estratégica e de riscos, bem como em auditoria e consultoria. Atualmente é o Diretor de Finanças, Gestão de Riscos & Compliance e de Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil – no segmento de Aços Planos, e também Diretor-Presidente da Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil. Diretor de Gestão Executiva do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação (ES em Ação) e Conselheiro do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros – IBEF, regional Espírito Santo.  Além disso, Wanick é co-criador e coordenador do MBA em Gestão Sustentável de Negócios e professor de Controladoria e Finanças da FUCAPE Business School no ES. Membro do Conselho Diretor do Instituto Terra, ONG atuante em ações de sustentabilidade com foco na recuperação do Vale do Rio Doce. Foi auditor e consultor da PricewaterhouseCoopers por cerca de 11 anos, atuando ultimamente como Senior Manager. Responsável pela Curadoria de Conteúdo do curso de Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance.

COORDENADOR(A)

Ana Lúcia de Cintas Santos

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Álvares Penteado (FECAP), MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Formação em Educação Executiva, Estratégia e Negócios, Compliance pelo Insper. Especialização em Compliance, Lei Anticorrupção Empresa, Compliance e Programa de Integridade pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Instrutora Empresa em Ação pela Junior Achievement - São Paulo. Instrutora de Políticas Corporativas e Programa de Integridade em empresas de diversos segmentos e porte, inclusive na área logística e varejo. Especialista em Riscos e Compliance. Sócia da AC+ Gestão de Resultado. Sólida experiência em Auditoria Interna e Gestão de Riscos, desenvolvida em grandes empresas de Auditoria e Consultoria. Atuação e vivência prática na implantação da área de auditoria interna e controles internos em grandes empresas. Coordenadora do MBA de Governança, Gerenciamento de Riscos e Compliance.


 

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