MBA em Controladoria e Finanças

O MBA em Controladoria e Finanças da UVV é voltado a profissionais dedicados à gestão, controle e aplicação de recursos financeiros de pequenas, médias ou grandes empresas. 

O cenário recente exige das organizações competências avançadas de gestão financeira. Afinal, fatores como abertura de mercado, mobilidade de capitais, riscos de investimentos, oscilação de moedas, entre outros, tornam os processos relacionados a esta área mais complexos a cada dia. 

Todo o curso é formulado para oferecer noções que auxiliam a manutenção financeira de qualquer negócio que vise crescer a partir das oportunidades presentes nos setores empresariais. E é neste contexto que profissionais de alto nível, como os formados em Controladoria e Finanças pela UVV, ganham destaque no mercado de trabalho. 

Além disso, a UVV aproxima o aluno dos nomes mais importantes do mercado e favorece a realização de networking com profissionais que sabem tudo sobre controladoria e finanças.


Capacitar e desenvolver atuais e futuros gestores financeiros, por meio da formação do senso crítico e analítico das políticas econômicas, e do domínio de habilidades de gerenciamento do risco de capital, do retorno de investimentos e das técnicas de planejamento e controle dos recursos financeiros.

O curso destina-se a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar na área de gestão financeira e controladoria, bem como para profissionais que desejam atualizar e ampliar seus conhecimentos para ingressar no mercado de trabalho ou ocuparem cargos de gestão na organização que atua.

UVV – Business School (Shopping Boulevard)

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sextas-feiras das 19h às 22h30min e sábados de 8h as 16h. Aulas às segundas,terças, quartas e quintas, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

UVV – Vitória Bento Ferreira. (NOVA UNIDADE)

As aulas serão presencial e semanalmente as terças e quintas-feiras das 19h às 21h30min. Aulas às segundas, quartas e sextas poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.


– Foco em Planejamento e Gestão Financeira: o curso possui disciplinas voltadas à formação de gestores financeiros capazes de planejar e estruturar investimentos, controles e orçamentos empresariais.
– Ambiente Universitário: a UVV é a única Universidade Privada do Estado, com diversos cursos de especialização, mestrado e doutorado, propiciando maior valorização do diploma de seus formados.
– Ênfase na prática e na troca de experiências: Além de sólida formação acadêmica, todos os professores do curso possuem vasta experiência profissional, e conduzem suas aulas alinhando a teoria à prática por meio de discussões e apresentações de casos empresariais de sucesso.
– Segurança e infraestrutura do campus universitário: a UVV disponibiliza aos seus alunos estacionamento interno com segurança, diversas cantinas, a biblioteca mais moderna do Estado e salas de aula com equipamentos modernos e climatizadas.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 420 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • Projeto Prático com Mentoria
  • 360 h/a presenciais
  • Pelo menos 60 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 34212110

PREVISÃO DE INÍCIO: Agosto/Setembro de 2019.

BRUNO NOGUEIRA SILVA:

Experiência: 18 anos atuando na área de projetos, finanças e análise econômica de empreendimentos. Na área de construção civil, foi coordenador de planejamento empresarial na Morar Construtora, na área de logística de petróleo, foi gestor de projetos na área de gás natural, coordenador de manutenção, coordenador de acompanhamento e controle e coordenador de segurança, meio ambiente e saúde de terminais aquaviários e gerente setorial de engenharia, todos na Petrobras Transporte S/A – Transpetro. Foi também professor de cursos de graduação de engenharia na Universidade Vila Velha e atualmente atua como engenheiro na área de exploração e produção de petróleo na área de engenharia econômica na Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras.
Titulação: Mestre em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo

Dimitri Pinheiro de Sant’Anna

Experiência: Mais de 10 anos atuando na área de Controladoria e Finanças, com atuação em empresas destacadas em seus segmentos, algumas de porte internacional como Aracruz Celulose (atualmente, Fibria), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Companhia Siderúrgica de Tubarão (atualmente Arcelor Mittal Brasil), outras de porte regional, como Hospital Santa Rita de Cássia (AFECC) onde foi Controller e Gerente Adm.- Financeiro. Na Arcelor Mittal Brasil, nos últimos anos, também tem atuado na área de Inteligência de Mercado, Processos de Otimização de Resultados e Defesa Comercial. Na área acadêmica já ministrou aulas de pós-graduação, em diversas entidades no ES, tais como FACCACI, FAESA, FUCAPE, UVV, principalmente em disciplinas da área de negócios (Matemática Financeira; Custos; Contabilidade Gerencial; Gestão de Operações e Logística; Planejamento/Orçamento; Controladoria; Marketing).
Titulação: Mestre em Contabilidade com ênfase em Finanças pela FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – ES), e Especialista em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Ciências Econômicas (UFES), Administração (UFES) e Ciências Contábeis (FAESA).

Flávia de Oliveira Rapozo

Experiência: Atua na área de Controladoria há mais de dez anos. No Rio de Janeiro atuou em diversas empresas ligadas à prestação de serviços e escritórios contábeis. Em 2004 foi ganhadora do Prêmio Eliseu Martins, promovido pela Fucape anualmente, com o qual ganhou a bolsa integral para cursar o Mestrado. Mudou-se para o Espírito Santo em 2005 para ocupar o cargo de Gerente Contábil do Grupo Hortifruti, onde posteriormente assumiu a função de Controller e também de diretora do Cartão Natural (Private Label da Hortifruti). Atua desde 2014 como Gestora da Controladoria do Grupo AEBES, responsável pela gestão de três hospitais na grande Vitória. É professora dos cursos de graduação Contador Global da Fucape, ministrando as disciplinas de Gestão Estratégica de Custos e Planejamento e Orçamento. Atua como professora de MBA também na Fucape, nas linhas de Pesquisa em Controladoria e Finanças, Pequenas e Médias Empresas e Gestão de Projetos. Atua como professora na UVV nos cursos de Gestão de Negócios e Controladoria e Finanças, ministrando as disciplinas de Contabilidade Gerencial e Controladoria.
Titulação: Mestre em Contabilidade Gerencial pela FUCAPE (ES). Graduada em Contabilidade pela UNIFESO – Universidade Serra dos Órgãos (RJ).

Gabriel José Barthman

Mais de 20 anos atuando no Mercado Financeiro, dentre as experiências de mercado, destaca-se a passagem como operador da BOVESPA, analista de riscos de crédito e investimento e a função de diretor executivo de um Grupo Financeiro. Atualmente, na Universidade Vila Velha, coordenando os cursos de graduação Ead em Gestão Financeira, Administração de Empresas e Gestão do Agronegócio, professor assistente da Coordenação Geral de Humanas e Sociais (visitas técnicas, aulas de campo, ofertas e horários) e docência em programas de graduação e especialização na área de negócios, economia e administração.

Titulação: Mestre em Administração pela Fucape Business School (ES), Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio VargaS (RJ). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Vila Velha.

Helvécio de Jesus Junior

Experiência: Atua há mais de 10 anos como professor de Relações Internacionais na Universidade de Vila Velha – UVV. Lecionando também nos cursos de Economia e atuando como coordenador da pós-graduação em Logística e Comércio Internacional.

Titulação: Possui graduação em Relações Internacionais – Universidade Vila Velha (2005), Mestre em Relações Internacionais – Instituto de Relações Internacionais – PUC – Rio de Janeiro (2006). Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua na área de Relações Internacionais, principalmente nos seguintes temas: Economia Internacional; Segurança Internacional, Geopolítica, Teorias de Guerra e Paz e Teoria das Relações Internacionais.

Jazan Mageski Alves

Experiência: Atuou por mais de 20 anos como empresário do ramo contábil atuando nas áreas contábil, fiscal e pessoal, com escritório e como consultor avulso. Atuou também como professor de graduação com as disciplinas Contabilidade de Custos, Gestão de Custos, Administração Financeira e Contabilidade Tributária no período de 2001 a 2005 no Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio e de 2007 a 2010 e de 2013 a 2016 na FAVENI (Venda Nova do Imigrante). Também já atuou como professor de Contabilidade Tributária no MBA do Centro Universitário São Camilo (Cachoeiro de Itapemirim). Atuou como avaliador do prêmio INOVES (Seger-ES) nas edições 2015 e 2016. Atualmente é servidor público federal, exercendo a função de TAE-Técnico em Contabilidade na UFES (Vitória), atua como professor de Gestão de Custos no MBA Controladoria e Finanças da UVV (Vila Velha), e é pré- avaliador blind review do prêmio Fucape de Excelência Acadêmica.

Titulação: Mestre em Contabilidade pela FUCAPE (Vitória-ES). Especialista em Gerência Contábil pela UVV (Vila Velha-ES). Graduado em Ciências Contábeis pela FACEC (Colatina-ES).

Luis Claudio Frechiani

Experiência: Há mais de 25 anos atuando na área de Educação Superior Privada. No setor público, foi Gerente de Projetos na Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Assessor do secretário de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Vila Velha e membro do Conselho de Logística da ASSEVILA (Associação dos Empresários de Vila Velha). Foi professor dos cursos de graduação em Economia, Relações Internacionais, Administração, Marketing e Ciências Contábeis e ministrou aulas, também, no curso de pós-graduação-MBA em Controladoria e Finanças da UNIVERSIDADE VILA VELHA. Atualmente é Presidente do Instituto de Excelência em Relações Comerciais e Internacionais (INCERI), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Vitória. Na área privada, é sócio e gerente da PHD Consultoria & Representações, atuando nos setores de meio ambiente, saneamento, petróleo e gás, em projetos que utilizam, no estado do Espírito Santo, os produtos em PEAD das marcas FGS Brasil Ltda e Agru Tecnologia em Plástico Brasil Ltda – filial da AGRU Kunststofftechnik GmbH (Áustria).

Titulação: Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Espirito Santo, Pós graduado em Administração de Empresas pela Universidade Vila Velha e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Renato Tognere Ferron

Experiência: Mais de 10 anos atuando nas áreas de contabilidade, controles internos e auditoria, tendo atuado como auditor interno do BANDES por 7 anos e os últimos 5 anos ocupando o cargo de contador do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo – TJES. Professor da graduação e dos principais MBA da FUCAPE Business School. Professor do MBA de Controladoria e Finanças da UNIVERSIDADE VILA VELHA UVV. Professor da graduação e dos principais MBA da Universidade Católica de Vitória – UCV.

Titulação: Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Cândido Mendes. Graduado em Direito e Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo

Duração: 18 meses
Regime: Semanal e Quinzenal
Local: Vila Velha e Vitória
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 20x R$: 520,00

Matriz curricular

  • Economia Global, Potencialidades e Tendências Econômicas

    18 H

  • Matemática Financeira

    24 H

  • Contabilidade Financeira e Societária

    21 H

  • Projetos Práticos Avançados I

    12 H

  • Análise das Demonstrações Financeiras

    21 H

  • Tópicos Contemporâneos - Estudos de Viabilidade de Projetos

    18 H

  • Finanças Corporativas

    24 H

  • Gestão do Capital de Giro

    21 H

  • Mercado Financeiro e de Capitais

    24 H

  • Projetos Práticos Avançados II

    12 H

  • Auditoria das Demonstrações Financeiras

    21 H

  • Contabilidade Avançada

    18 H

  • Contabilidade Gerencial

    18 H

  • Controladoria

    27 H

  • Gestão de Custos

    21 H

  • Planejamento Orçamentário

    24 H

  • Planejamento Tributário

    24 H

  • Projetos Práticos Avançados III

    12 H

COORDENADOR(A)

Márcio Rodrigues Moço

Consultor e professor. Graduado em Administração, com ênfase em Comércio Exterior, MBA Executivo em Controladoria e Finanças pela Fucape Business School. Atuação nas áreas Financeira e Administrativa, com experiência em gestão, planejamento e controle das atividades de diversas áreas, fixando políticas de gestão dos recursos, estruturação e racionalização, tendo em vista os objetivos da organização. Atuação como gestor financeiro e auditor interno em instituição sem fins lucrativos. Vivência prática em Comércio Exterior no ramo de commodities, têxtil e equipamentos para exploração de rochas ornamentais, assessoria especial em análise de centro de custos hospitalares para Organizações Sociais de Saúde pela Secretaria de Saúde do Estado do Espirito Santo (SESA).

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.