Especialização em Gestão da Segurança Pública

A segurança pública é uma das áreas de políticas públicas que mais preocupa a sociedade brasileira. Essa política pública é historicamente estruturada sob a responsabilidade principal dos estados e municípios, que a realizam fundamentalmente por meio de suas polícias civis e militares, conforme prevê a Constituição Federal de 1988 (CF/1988), sendo também os principais implementadores das políticas penitenciária e socioeducativa.;

No cenário atual da segurança pública, para que uma organização seja considerada eficaz em seus resultados, alguns fatores ocupam papel de singular importância, destacando-se: a qualificação, a competência e o comprometimento de seus profissionais. Em razão disso, a excelência na valorização profissional tem apresentado singular importância no contexto da segurança pública, pois a fim de que toda a conjuntura funcione de forma integrada, torna-se fundamental a alocação de recursos para que seja possível realizar investimentos no aprimoramento no ambiente de ensino, bem como o aprimoramento do ensino, ou seja, tudo perpassa pelo contexto estrutural desses organismos, com o intuito de se conhecer as reais motivações pelas quais as pessoas trabalham, buscando o estímulo e satisfação não só na eficácia, mas para que a eficiência e a efetividade das ações de segurança tornem-se contínuas.

Também se justifica em função da existência de grandes incertezas para o planejamento da política quanto ao que pode ocorrer nos próximos anos, tendo em vista a ação dos atores ou mesmo as mudanças tecnológicas, o que dificulta a formulação de estratégias vencedoras no âmbito da segurança pública no Brasil.

O modelo de gestão utilizado nas instituições públicas tem-se mostrado cada vez mais limitado diante da complexidade das atividades desenvolvidas, especialmente aquelas direcionadas para atender as demandas de caráter social. Dentro desse contexto, fazem-se necessárias ações de interesse público que busquem aperfeiçoar os modelos de gestão, tendo em vista as peculiaridades que envolvem a produção de bens públicos e a prestação dos serviços públicos. A incorporação contínua de novas tecnologias, as inovações nos procedimentos e a busca de maior qualidade nos serviços demandam uma administração por resultados. Segundo Kettl (1998)1, o objetivo básico do processo não é produzir números, mas, sim, melhorar resultados. Logo, deve-se ter sempre em mente que, na inovação administrativa, o importante é praticar a “administração por desempenho” e não “aferição por desempenho. ”

Dessa forma, serão realizadas atividades especialmente voltadas para mobilização e integração dos participantes: Oficinas de Gestão e Planejamento em Segurança, Responsabilidades e Atribuições nas Relações do Estado na Gestão da Segurança, O modelo legal de segurança Pública brasileiro, Visitas técnicas e seminários, além da avaliação permanente do curso pelos alunos.

A Especialização em Gestão da Segurança Pública pretende contribuir para a correção das fragmentações que vêm comprometendo a atividade, contribuindo para a construção de uma cultura fundada nos paradigmas da modernidade, da inteligência, da informação e do exercício de competências estratégicas, técnicas e científicas, referenciais básicos para a formação de lideranças culturais e gestores das organizações de segurança pública na nossa contemporaneidade.

O Curso de MBA em Gestão de Segurança Pública tem como objetivo geral formar profissionais para o desenvolvimento dos processos de gestão pública e suas aplicações na otimização dos bens e serviços, bem como de recursos humanos, tecnológicos e financeiros, que contribuam para a transformação da administração pública e áreas afins.

Objetivos Específicos

  • Capacitar para utilização de metodologias de produção de conhecimento, de gestão de informação e de avaliação de ações em segurança e justiça criminal.
  • Desenvolver e ampliar conhecimentos em aspectos relacionados à geração de informações, para sustentação aos planejamentos e à tomada de decisões em Segurança Pública.
  • Identificar e avaliar os riscos da Segurança Pública em função das rápidas e frequentes mudanças das inovações e das linhas políticas.
  • Desenvolver habilidades essenciais ao manejo de crises.
  • disseminar a importância de gerenciar os recursos de acordo com os preceitos legais que regulamentam a gestão pública, com ética e responsabilidade sócio-ambiental;
  • Desenvolver estudos e pesquisas sobre questões de direitos humanos, igualdade racial e de políticas e práticas de segurança, das violências de gênero, das liberdades de orientação sexual, de combate a homofobia, emergentes na nossa contemporaneidade;
  • Analisar os paradigmas de políticas de segurança pública e justiça criminal, desenvolvidas no Brasil e no mundo e sua concepção de gestão integrada focando a relação da segurança privada com as forças policiais e o impacto sobre o policiamento.
  • elevar os padrões de eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública, com vistas a promover um serviço de qualidade e que atenda às demandas da sociedade;
  • desenvolver a capacidade de gerenciar pessoas, centrada no desenvolvimento de equipes, na comunicação interpessoal e no espírito de liderança, com foco na participação e na capacidade de tomar decisões dentro dos princípios legais que regulamentam a gestão pública e do senso de compromisso com a sociedade;
  • fomentar o desenvolvimento do senso crítico dos participantes em relação à análise do contexto político, econômico, social, cultural e tecnológico inerente ao cotidiano da vida profissional no setor público;

Profissionais com formação superior atuantes nos setores de Segurança Pública e áreas afins.

UVV – Boa Vista
As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h30  e 12h30 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 416 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 416 h/a presenciais

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

Aloisio Calve

Mini currículo: Mestre em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE, Pós-Graduado em Gestão Hospitalar pela União Social Camiliana, São Camilo de São Paulo, Especialista em Administração Geral e Programação Econômica pela Faculdade Espírito-santense – FAESA. Tem experiência profissional na Gestão da Saúde pública e privada, atuação na Associação Evangélica Beneficente Espírito-santense por 11 anos, na Gestão Administrativa e Financeiro, desenvolvendo e implantando projetos de melhorias na gestão. Atuação na Secretaria Estadual de Saúde por 03 anos, com Subsecretario Administrativo e Financeiro e também com Gestor de Unidade Hospitalar de Saúde Pública. Atualmente atua no Instituto Meridional como Gerente de Unidade de Saúde.

É docente das disciplinas de Administração Geral, Matemática Financeira, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Custos e Governança Corporativa   no curso de Administração da FAESA Campus Cariacica é Coordenador e Professor de Curso de Pós-Graduação na área de Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3428834012883831

Bruno Cardoso Portela

Mini-Currículo: Doutorando em Psicologia pela UFES, Mestre em Segurança Pública e Especialista em Gestão Integrada em Segurança Pública, ambos pela Universidade Vila Velha. É graduado em Ciências Militares com Ênfase em Defesa Social pela renomada Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2009). Atualmente é Capitão na Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Segurança Pública atuando principalmente nos seguintes temas: polícia comunitária, diagnóstico de homicídios, gestão integrada, de pessoas e da qualidade. Atuou profissionalmente na área operacional da Polícia Militar do Espírito Santo, além das áreas de planejamento, relação com a comunidade, Direitos Humanos e políticas públicas de segurança. Atualmente atua na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do ES.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2610950837014006

Celso Luiz Ferrari

Mini-currículo: É Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, possui graduação em Engenharia Mecânica (UFES), e Curso  de Formação de Oficiais (CFA) e Bacharelado em Direito (UNICID). Atua principalmente nas áreas ligadas a Ética, aos Direitos Humanos, a Polícia Comunitária e a Segurança Privada. Possui especialização “Lato Sensu” em Gestão em Segurança Pública (FAESA/ES), Psicopedagogia (SABERES/ES), Criptografia e Segurança em Redes (UFRJ/RJ), Direito Penal com Ênfase na Lei Antidrogas (FACEC/ES) e em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul). 

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1432491653659868

Fabricio Borlot

Mini-currículo: Fabricio Borlot é Mestre em Segurança Pública. Bacharel em Ciências Militares com ênfase em Defesa Social. Oficial do Polícia Militar do Espírito Santo desde 2007, tendo atuado em diversas funções desde então. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições Governamentais Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, mediação de conflitos, segurança pública e gerenciamento de crises.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1056501969541802

Henrique Geaquinto Herkenhoff

Mini-currículo: Professor da Universidade Vila Velha, na graduação em Direito e no Mestrado Profissional em Segurança Pública. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito do Estado. Especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito Penal e Processual Penal. Doutor em Direito Civil (USP, 2011). Tem experiência na área de Direito e de Administração Pública, havendo atuado como professor de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito, procurador de diversos órgãos públicos, membro do Ministério Público Federal em 1ª e 2ª Instância, Desembargador Federal do TRF3 e Secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo. Atualmente é advogado. Conselheiro estadual (2019/2021) e presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/ES.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2743678225928007

Maria Riziane Costa Pires

Mini-currículo: Doutora em educação, Mestrado, Especialização e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Universidade Vila Velha, na graduação em Pedagogia e Mestrado em Segurança Pública (UVV). É professora da Educação Infantil no município da Serra, atuando na formação continuada de professores (Centro de Formação-SEDU-SERRA). Tem experiência docente em todos os níveis e modalidades da educação básica e ensino superior. Realiza Pesquisa no campo da educação, com ênfase em Currículos, Formação de professores, Produção de subjetividades, Aprendizagem ético-estético-afetiva, Infâncias, Educação de jovens e adultos, violências e segurança pública, Docências, Diversidade e Diferença.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8511004621683748

Pablo Silva Lira

Possui doutorado no Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2019); mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009); especialização em Conservação e Manejo da Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008); aperfeiçoamento em Planejamento Urbano pela Université de Cergy-Pontoise (2003); graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006); graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente é servidor público da carreira de Especialista em estudos e pesquisas governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles (UFRJ/IPPUR); Professor do Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha (UVV); Professor da Graduação de Arquitetura e Urbanismo, Administração e Pedagogia da Universidade Vila Velha (UVV); Professor de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Vila Velha (UVV) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES); Professor Convidado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nos cursos de Segurança Cidadã; Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP); Membro revisor da Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia da UFES e da Revista Cadernos Metrópole, periódico do INCT Observatório das Metrópoles. 

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1429716140765041

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2261
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 +25 Parcelas de R$ 550,00 *Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.07.2020 e 30.07.2020: 10% de desconto nas parcelas do curso. Inscrições e pagamentos feitos entre 01 e 31.08.2020: 7,5% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Matriz curricular

  • Conhecimentos Jurídicos Aplicados à Segurança Pública

    32 H

  • Planejamento e Empreendedorismo na Gestão Pública

    24 H

  • Gestão do uso Diferenciado da Força

    24 H

  • Organização do Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal

    24 H

  • Planejamento e Execução Orçamentária

    24 H

  • Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento

    24 H

  • Tópicos Especiais Aplicados à Segurança Pública

    32 H

  • Geografia do Crime e Segurança Pública

    48 H

  • Direitos Humanos e Disreitos Fundamentais

    48 H

  • Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos

    24 H

  • Gestão de Conflitos e Processos de Negociação em Atividades de Segurança

    24 H

  • Gestão de Segurança em Eventos

    24 H

  • Comunicação Estratégica

    24 H

  • Visitas Técnicas

    20 H

  • Seminários

    20 H

COORDENADOR(A)

ANA LUCIA BACHETI

Mestranda em Educação pelo Instituto Pedagógico de Vitória, Especialização em Docência do Ensino Superior pela FAESA (2017), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER (2018), Especialização em Gestão Empresarial pela FAESA (2014), Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela FAESA (2004). Experiência profissional em áreas ligadas a Educação. Atualmente é Coordenadora dos Cursos de Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Segurança Privada na FAESA Campus Cariacica; Professora das disciplinas de Administração em Recursos Humanos I e II. Atuou como avaliadora do Guia do Estudante nos anos de 2015, 2016 e 2017. Atuou como gestora do Projeto Sindbares, parceria da FAESA com a Secretaria de Turismo e Sindbares no ano de 2009. Membro do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Cariacica.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.