MBA em Gestão Pública Avançada

O proposta do curso de pós-graduação Lato Sensu MBA GESTÃO PÚBLICA AVANÇADA surgiu do ambiente efervescente de formulação e execução de programas de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Vilha Velha, diante das grandes transformações pelas quais vem passando o serviço público. O curso visa formar especialistas em Gestão Pública, em nível avançado, voltado para o público mais senior,  debatendo uma visão geral dos principais pilares da Ciências Administrativas – especialmente sua aplicabilidade no setor público e/ou estatal – numa abordagem estratégica e operacional, bem como o aprofundamento do estudo das principais tendências da Gestão Pública em nível nacional e mundial, abordando aspectos como: políticas públicas, parcerias público-privadas, governança, liderança, inovação e transformação digital, entre outros temas de ponta nesta área.

São várias as razões que levam a Universidade Vila Velha ofertar esse curso de Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gestão Pública Avançada. Inicialmente, compreende-se que o MEC entende a pós-graduação lato-sensu como uma capacitação voltada para o mundo do trabalho, em atendimento às demandas do mercado. Com esses propósitos mercadológicos, busca-se aprimorar a atuação do profissional no ambiente do trabalho, aperfeiçoando e atualizando técnicas e visão organizacional, tanto no setor privado, quanto terceiro setor e organizações públicas. Desta feita, reconhece-se a necessidade de trazer ao setor público e às estatais, uma abordagem do modus operandi do setor privado, principalmente no que se refere a: maior clareza de objetivos e estratégias, produtividade e eficiência, bem como a habilidade de lidar com a escassez de recursos, no âmbito financeiro, humano, tecnológico, dentre outros.

Diante disso, ainda considerando as instâncias federal, estadual e municipais que operam no estado do Espírito Santo, área geográfica de alcance da Universidade Vila Velha, os inúmeros órgãos públicos, de representação da União, autarquias e estatais federais; o governo do estado, suas secretarias e demais órgãos ao estado subordinados; as prefeituras e demais órgãos municipais, quase sempre destinados à prestação finalística de serviço à população em geral, são permeadas de complexidade, dadas a compreensão desse ambiente e os desafios de planejamento e execução relacionados aos inúmeros órgãos e atividades a esses ambientes referenciados.

O curso de especialização lato-sensu em MBA Gestão Pública Avançada pretende formar profissionais com ampla comprensão do ambiente político, econômico, social e tecnológico do setor público e das empresas estatais e de sua importância no contexto atual, sendo capazes de de exercer habilidade a função de Gestor Público, com domínio avançado dos ferramentais gerenciais específicos e atualizados, sendo capaz de liderar processos de desburocratização, transformação e inovação a serviço da sociedade.

Objetivos Específicos

  • Propiciar a atualização e formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu para profissionais de administração, contabilidade, economia, formação tecnológica em gestão e de áreas correlatas;
  • Contribuir para a compreensão das organizações públicas e estatais, sua estrutura, funcionamento, limitações, dentre outras abordagens exploratórias;
  • Incentivar e aprofundar o conhecimento sobre gestão pública, seus desafios e potencialidades na sociedade contemporânea;
  • Preparar profissionais aptos a elaborar, planejar, executar e gerenciar recursos, propostas, projetos e políticas públicas;
  • Desenvolver a abordagem estratégica, voltada para a busca das soluções demandas pela sociedade, com inovação e tecnologia;
  • Incentivar a formação de futuros docentes em Gestão Pública e áreas correlatas;
  • Incentivar o aprendizado em grupo, a interação de trajetórias pregressas e a intercâmbio de experiências entre docentes-alunos e alunos-alunos, na busca de soluções coletivas de interesse público

Graduados, especialmente gestores, que necessitam ou desejam conhecer, operar e transformar estrategicamente a gestão pública e de empresas estatais, servidores púbicos ou não, oriundos dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público ou Tribunais de Contas, nos níveis federal, estadual ou municipais, líderes políticos ou partidários, assessores, consultores, profissionais de comunicação e de mercado, bem como gestores da iniciativa privada, que interagem, ou pretendem interagir com o setor público.

O curso é essencialmente presencial e funcionará, preferencialmente, as sextas e sábados, quinzenalmente.

Poderão ocorrer, eventualmente, aulas em outros dias da semana, sendo comunicado com antecedência aos alunos.

Horário:

Sextas-feiras: 19h10 às 22h40 e sábado (8h às 11h30 e 12h30 às 16h)

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 360 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 360h/a presenciais

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00+24 Parcelas de R$: 740,00, *In. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.12.19 e 10.01.20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • Seminário de Abertura, Debates e Palestras

    06 H

  • Análise de Organizações

    24 H

  • Tópicos Instrumentais de Gestão

    24 H

  • Métodos Quantitativos

    24 H

  • Economia aplicada à Gestão

    12 H

  • Seminário de Abertura, Debates e Palestras

    12 H

  • Estado, Sociedade e Política

    24 H

  • Políticas Públicas e Governo

    24 H

  • Gestão de Compras e Suprimentos

    12 H

  • Finanças e Orçamento Público

    24 H

  • Comunicação Pública

    12 H

  • Pesquisa e Análise de Dados

    12 H

  • Transparência, Compliance e Participação Social

    12 H

  • Gestão de Empresas Estatais

    24 H

  • Parcerias na Gestão Pública

    24 H

  • Tópicos avançados de Gestão de Pessoas e Liderança

    12 H

  • Mesas Redondas sobre Relações Governamentais

    24 H

  • Gestão Estratégica

    24 H

  • Transformação Digital e Inovação no Serviço Público

    12 H

  • Seminários Avançados de Políticas Publicas e Mesas Redondas

    12 H

  • Seminário de Encerramento

    06 H

COORDENADOR(A)

Glauco Grossi de Assis

Mestre em Administração (FPL-MG), especialista em Marketing Estratégico pelo Instituito Católico de Minas Gerais (Unileste), Administrador pela UFMG e Publicitário pela PUC Minas.

Experiência: empreendedor em propaganda, atendeu clientes como Coca-Cola Minas, Biscoitos Aymoré e Telemig Celular (Vivo), com foco em planejamento e resultado de vendas (PDV). Empreendedor e gestor na área imobiliária. Construtor desde 2009, com foco no programa Minha Casa, Minha Vida. Gestor Educacional, tendo sido coordenador e professor na PUC Minas, diretor no Centro Universitário Una e diretor e coordenador acadêmico da Faculdade Doctum de Vitória/ES. Foi diretor de comunicação da Prefeitura de Caratinga (MG), coordenador de campanhas vitoriosas para prefeito, deputado estadual/federal e governador em MG e diretor da TV Assembleia Legislativa do ES. Atua hoje como consultor educacional e imobiliário em Minas Gerais e Espírito Santo

COORDENADOR(A)

Regis Mattos Teixeira

Mestre em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV), graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialização em Advanced Project Management pela George Washington University;

Experiência: Foi Secretário de Estado de Economia e Planejamento do Estado do Espírito Santo (2015-2018); Secretário de Planejamento no Município de Vila Velha (2014) onde também ocupou o cargo de Secretário de Gestão Estratégica (2013). Foi Subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos (2007-2009 e 2011-2012) e Secretário de Estado de Gerenciamento de Projetos (2009-2010). Atualmente ocupa o cargo de Auditor de Controle Exerno no Tribunal de Contas do Estado.

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