Especialização em Negócios Criativos: Da Ideia ao CNPJ

Em face a uma economia baseada no conhecimento, na volatilidade e na diversidade de estilos de vida, o empreendedorismo que tem a arte, a cultura e a criatividade como fatores-chave é bola da vez. O mercado anseia por negócios baseados no capital intelectual, cultural e social, que tem as suas bases estabelecidas na criatividade, que gera valor econômico, estimula a geração de renda, cria empregos e produz, até mesmo, receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

As facilidades da expansão das tecnologias de informação e comunicação, configuram um  contexto cada vez mais digital e ávido por ideias inovadoras. O enlace dos recursos imateriais, oriundos da indústria criativa, gestados em um contexto de transformação digital, são o contexto ideal para que as ideias criativas sejam tiradas do papel e superem a visão do empreendedor.

Esse alinhave do empreendedorismo criativo, com as ferramentas do mundo digital, é o que você vai encontrar na Pós-graduação Negócios Criativos: Da ideia ao CNPJ. Uma jornada metodológica que aciona o universo digital e os procedimentos criativos para tornar seus sonhos em uma realidade paupável no universo disruptivo.

Desenvolver comportamentos e conhecimentos para lidar com o cenário atual, imaginar novos futuros, criar experiências marcantes e inovar com maior assertividade. Vamos ampliar o conceito de criatividade (da competência até o método) e expandir o repertório para linguagens, técnicas e estratégias do uso e incentivo da criatividade no dia a dia no seu trabalho e na sua vida.

Objetivos Específicos

Aprofundar conhecimentos sobre Indústrias Criativas, desenvolvendo componentes aplicadas de Estratégias, Políticas e Empreendedorismo, numa perspectiva multidisciplinar.

Oferecer aos alunos o conhecimento das transformações e tendências, particularmente nas redes digitais (Internet, dispositivos móveis, redes sociais, e-commerce, marketing digital, etc.), para estarem sintonizados com as demandas comerciais atuais.

Propiciar a formação dos processos inerentes às indústrias criativas e culturais, para os alunos que procuram um percurso profissional nas áreas das indústrias criativas e do terceiro setor, em dialogia com as oportunidades ofertadas no âmbito digital.

Apoiar a qualificação de profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos e perspectivas de carreira no setor criativo e de projetos de inovação, abarcando ações de entrelace com empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

Estimular nos alunos uma atitude empreendedora, combinando a oferta de aportes teóricos a uma vertente aplicada, no estilo hands on, contemplando 70% de ações práticas em projetos da indústria criativa e de criatividade e a aplicação de ferramentas digitais.

Oportunizar a experiência de atuação multidisciplinar em cases práticos, com integração da área criativa aos novos modelos de negócio, às políticas comerciais, às estratégias de gestão, às fontes de financiamento, de forma a assegurar a efetividade dos projetos.


Profissionais de diversas áreas que atuem ou desejam atuar com a inovação e as novas economias tem nessa pós-graduação a oportunidade de colocar a mão na massa, com a supervisão de professores pesquisadores e empreendedores no contexto da inovação e da indústria criativa. O ambiente foi criado para profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Design, Arquitetura, Engenharia, Artes, Cultura, Urbanismo, Literatura, Cinema, Música, Administração, Engenharia, Sistemas de Informação, e uma infinidade de áreas, pois o mundo disruptivo é multidisciplinar. A proposta dessa pós tem endereço certo: pessoas interessadas em ter experiência com novas vertentes do conhecimento e que ousam empreender na área da indústria criativa e das transformações digitais exponenciais

Unidade Vitória – Highline.
As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sextas-feiras das 19h às 22h30min e sábados de 8h as 16h. Aulas às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O programa estruturado em 14 disciplinas, perfazendo um Carga Horária total de 360 horas/aula presenciais.

6. As aulas serão transmitidas ao vivo, dando a opção ao aluo de assistir, em parte ou na totalidade, o curso sem presença física em sala de aula.

7. Até 20% da Carga Horária das aulas expositivas poderá ser lecionada apenas no formato de teleaulas.

8. Textos, exercícios e aulas pré-gravadas serão disponibilizados em Plataforma Digital.

9. Poderão ser oferecidas, suplementarmente, atividades presenciais adicionais, tais como seminários em temas relacionados com as disciplinas ministradas, além de aulas telepresenciais em assuntos relacionadas com o escopo e o conteúdo do Curso.

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2021.

IVANA ESTEVES 

http://lattes.cnpq.br/9191834255070327

CRISTINA SAMPAIO

http://lattes.cnpq.br/4984577786253230

LORENA LOUZADA

BIANCA SPERANDIO

http://lattes.cnpq.br/8085895532520396

GLÁUCIO SIQUEIRA

RIBERTO ARAÚJO 

http://lattes.cnpq.br/3525194847052423

BEATRIZ CUNHA 

CLARA SAMPAIO

lattes.cnpq.br/1367794967022203

LIANA ALMEIDA

http://lattes.cnpq.br/1894591085529091

LUIZ SALOMÃO RIBAS GOMEZ (Florianópolis)

JULIANA ZAGANELLI

http://lattes.cnpq.br/4027639666044988

ANDRÉ LIRA (Recife)

GUSTAVO SETTE

 http://lattes.cnpq.br/6981866184597945

GUILHERME PIRES

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vitória
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 +20 Parcelas de R$ 560,00 *Inscrições pagas até dia 31/01/2021 terão desconto de 7,5% nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data limite da campanha.

Matriz curricular

  • Estado da arte, tendências fortes e temas emergentes

    04h

  • Oficina de formação do propósito, problematização, delineamento do business

    08h

  • Conceito de Economia da Cultura, Indústrias Criativas e Transformação digital

    20h

  • Empreendedorismo e Inovação

    20h

  • Planejamento de vendas em mercados de inovação

    20h

  • Ecossistema de Inovação – Business Performance

    20h

  • Legislação dos negócios criativos: direito autoral, contratos e registros de marcas e produtos

    20h

  • Comportamento do Consumidor e Orientação para vendas

    20h

  • Gerenciamento de projetos criativos

    20h

  • Transformação exponencial e disrupção

    20h

  • Modelagem de novos negócios

    20h

  • Plano de Negócio Criativo – criatividade, ideação e planejamento

    20h

  • Finanças e Monetização para empreendedores criativos

    20h

  • Captação de recursos para projetos criativos

    20h

  • Modelagem de novos negócios II

    20h

  • Laboratório de Gestão de Projetos de Startup – Planejando meu MVP/Prototipagem/Pitch

    28h

  • Laboratório de Gestão de Projetos de Startup – Planejando meu MVP/Prototipagem/Pitch

    28h

  • Laboratório de Gestão de Projetos da Indústria Criativa - Feedback do MVP + Pitch e finalização

    28h

  • Roda de Negócios

    28h

COORDENADOR(A)

Ivana Esteves Passos de Oliveira

Pós-doutora em Educação (Unesp/PP), Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2015). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2004). Especialista em Marketing (Faesa/2000). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/1990). É professora universitária, produtora e gestora cultural, escritora, editora de livros e assessora de comunicação. Tem experiência na área de Lingua Portuguesa, Literatura, Comunicação, Cultura, Educação e Literatura Infantil. Sua atuação profissional tem ênfase em Comunicação e Cultura, Comunicação e Cidadania, Marketing Cultural, Cidades Criativas, Indústrias Criativas, Educomunicação, Assessoria de Comunicação e Literatura Infantil. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: língua portuguesa, educomunicação, jornalismo cultural, sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e comunicação e cidadania, marketing cultural, literatura infantil e mercado editorial, além de produção cultural. É membro do Grupo de Pesquisa Estratégias e Práticas de Ensino (IFES São Mateus). Trabalha como professora orientadora do Mestrado em Educação, Ciência e Tecnologia da Universidade Vale do Cricaré (FVC) desde junho de 2017. Atua na área de Gestão Cultural e Produção Cultural. Tem experiência como editora de livros infantis na Diálogo Editorial e na Muqueca Editorial (editoras independentes). É CEO da Diálogo Comunicação e Marketing.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.