Maratona de Programação

11, julho de 2019

Detalhes do Evento

  • 14 de setembro de 2019
  • 9h às 19h
  • Universidade Vila Velha
  • (27) 3421-2043
  • denis.silva@uvv.br

Acontece na Universidade Vila Velha a 24ª Maratona de Programação, no dia 14 de setembro, campus Boa Vista. A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação. Surgiu em 1996, nas competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest.

Promovida para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Computação, a competição proporciona a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Desenvolve nos participantes a criatividade, capacidade de trabalho em equipe e aptidões que empresas valorizam.

Os participantes precisam resolver durante cinco horas o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da competição. Em seu domínio estão apenas um computador e materiais impressos (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os times que participam do evento são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição.

 

Sobre as inscrições:

Um time representa uma instituição de ensino. Cada instituição pode inscrever vários times.

O responsável pela inscrição dos times é o “coach”. Uma mesma pessoa pode ser coach de vários times. O coach deve ser um professor da Instituição representada ou ser indicado para a função por um professor da Instituição. O mesmo coach pode representar todos os times da instituição.

A partir do ano de 2018 não será necessário enviar a declaração de qualificação.

A inscrição se dá em dois passos que podem ser feitos em qualquer ordem: pagamento da taxa de inscrição e inscrição dos times no site do Concurso Os dois passos devem ser feitos até 23 de agosto de 2019 para que sua inscrição seja aceita. Para fazer o pagamento da taxa de inscrição você precisa saber apenas quantos times irá inscrever. Portanto, este pode ser feito antes dos dados dos times estarem completos no site do ICPC.

Para completar a inscrição de seus times siga os passos abaixo em qualquer ordem:

  • Pagamento da taxa: os pagamentos são processados pela central de sistemas da SBC neste site. Instituições associadas à SBC que desejam o desconto, devem fazer o login utilizando seu cadastro institucional, somente assim o sistema conseguirá identificar a associação. Caso necessite de alguma informação a respeito da associação institucional à SBC, entre em contato através deste email;
  • Inscrição dos times no site do ICPC deve ser feita pelo coach na sede da sua região (conforme as regras) do subcontest “South America/Brazil First Phase”.

Na tabela abaixo estão os valores da inscrição na Maratona de Programação:

IMPORTANTE: Verifique no site do ICPC que o status de seus times passe de “pending” para “accepted” quando todos os passos acima forem cumpridos. Caso isso não ocorra, entre em contato com a organização do evento.

Caso haja desistência de participação até o dia 10/9 pode-se fazer a devolução de 80% do valor pago pela inscrição. Após esta data não haverá devolução de qualquer valor pago. Para solicitar o cancelamento, enviar um e-mail para SBC.

A inscrição na Maratona é Institucional, por isso é fortemente recomendado que seja feita a inscrição somente pelo cadastro da Instituição responsável pelo time. Para se inscrever como Associada Institucional à SBC, deve acessar o ECOS utilizando o cadastro da Instituição, somente assim o sistema reconhecerá a associação Institucional e liberará as categorias para associados. Caso não tenha conhecimento do e-mail que está cadastrado no sistema da SBC e se a associação institucional está vigente, pode consultar a SBC pelo e-mail sbc@sbc.org.br.

Para completar a inscrição de seus times siga os passos abaixo em qualquer ordem:

– Pagamento da taxa: os pagamentos são processados pela central de sistemas da SBC:   https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/maratonasbc2019

– Inscrição dos times no site do ICPC (https://icpc.baylor.edu/icpc/) deve ser feita pelo coach na sede da sua região (conforme as regras) do subcontest “South America/Brazil First Phase”.

Programação Local: o evento acontecerá no dia 14/09/2019

Horário Atividades
09:00 Chegada dos times e entrega do material
10:00 Sessão de Aquecimento (uma hora)
12:00 Almoço
14:00 Competição (cinco horas)
19:00 Encerramento, divulgação dos resultados e premiações

 

Ambiente Computacional:

Na Regional de Vila Velha da Maratona de Programação será utilizado o ambiente Maratona Linux, e o sistema de submissão eletrônica BOCA. O BOCA está disponível no site BOCA.

Os programas podem ser escritos somente nas linguagens C, C++, Python, Java ou Kotlin.

A Universidade Vila Velha disponibilizará 50 computadores com as seguintes configurações:

– Processador Intel Core i5 7ª geração

– 8GB de memória

– 1 TB de HD

Datas Importantes:

http://maratona.ime.usp.br/datas19.html

Mais informações a respeito da Maratona e sua história podem ser obtidas na página do evento: http://maratona.ime.usp.br/ .