Não consigo estudar em casa. E agora?

8, maio de 2019

A maioria das pessoas já vivenciou o estudo em sala de aula, na escola. Contudo, o aprendizado on-line é diferente do que já estamos acostumados. Essa forma de estudo requer habilidades de gerenciamento de tempo, autodisciplina, força de vontade e motivação.

O UVV ON é para aqueles que têm uma rotina corrida, sem horários fixos para estudo. Com o propósito de te ajudar, no UVV ON você pode estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. Por outro lado, você precisa vir à instituição apenas 4 vezes por semestre. Todavia, a data é escolhida por você, ok?

Já a modalidade híbrida permite que você vivencie o melhor dos dois mundos: aulas online e presenciais. É para aqueles que não abrem mão da experiência da sala de aula.

Para mandar bem em qualquer modalidade e tirar o máximo de aproveitamento da plataforma online da UVV ON, confira as dicas e informações abaixo:

 

Entenda as práticas de aprendizado online:

A primeira coisa que você precisa perceber é que os cursos on-line não são uma maneira mais fácil de aprender.  Afinal, eles são uma nova forma de adquirir conhecimentos dentro da sua rotina. Para aprender com sucesso, você precisa dedicar uma quantidade significativa do seu tempo. Vale ressaltar que é importante comparecer ao portal do UVV ON diariamente. Enfim, comprometa-se com o seu processo de aprendizado, assim como faria em qualquer outro curso!

 

Tenha um espaço dedicado ao estudo:

Se você decidir estudar em seu escritório ou em sua sala de estar, certifique-se de que este lugar seja silencioso. É importante também que esteja organizado e livre de distrações.  Não deixe de avisar aos seus amigos e parentes sobre o seu horário de estudos, com intuito de que não o interrompam.

 

Identifique seus objetivos e metas de aprendizado:

Para seguir o curso on-line, tenha sempre em mente o que você espera realizar até o final. Os objetivos e metas de aprendizado podem ser um excelente roteiro durante o aprendizado on-line. Frequentemente crie notas relacionadas ao seu objetivos e certifique-se de examiná-las toda vez que iniciar uma tarefa. Isso te ajudará a manter focado em suas metas.

 

Construa um plano de estudo:

Um plano de estudo é fundamental para o aprendizado on-line. Planeje com antecedência e não espere o prazo das tarefas chegarem ao limite para entregar o que foi solicitado. Além disso, crie um calendário de estudos que o ajudará a lembrar de todas as datas importantes, como provas e envios de atividades. Você pode salvar seu calendário no seu computador ou no seu dispositivo móvel. Ou você pode até mesmo criar um planejador de parede, para marcar e verificar toda vez que você estudar. Outra dica valiosa é criar no início de cada semana, uma lista de tarefas a serem concluídas até o final da semana. A cima de tudo esta é uma excelente maneira de priorizar seu plano de estudos e manter-se em dia com seus estudos.

 

Peça ajuda quando você precisar:

Não hesite em entrar em contato com seu instrutor. Você pode entrar em contato por meio da ferramenta de mensagens na plataforma; telefonando para o CEaD (3421-2093); e-mail do professor ou tutor; aula on-line e aula presencial (em caso de disciplina híbrida). Todavia tenha em mente que, se você não pedir ajuda quando precisar, seu instrutor on-line talvez nunca saiba que algo está errado.

 

Participe de discussões online:

Aprendizagem online não significa necessariamente aprender de forma isolada. Assim como conectar-se com seus colegas virtuais no fórum de seu curso on-line aumentará tremendamente sua experiência. Participe das discussões on-line e atividades em grupo, sugira dicas de estudo, ofereça sua opinião e envolva-se em novas ideias.

 

Antes de mais nada, se você ainda não conhece os cursos do UVV ON, clique aqui e liberte sua melhor versão! Aproveite e se inscreva para o VEST!