VII Ciclo de Iniciação Científica da Universidade Vila Velha

4, novembro de 2020

Detalhes do Evento

  • 25, 26 e 27 de novembro
  • 18h
  • Transmissão online, via plataforma Microsoft Teams
  • (27) 3421-2087
  • marcio.fronza@uvv.br

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológicas UVV e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UVV convidam:

VII CICLO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE VILA VELHA

 

 

Data: 25, 26 e 27 de novembro

Transmissão online, via plataforma Microsoft Teams

 

 

Para assistir à transmissão, acesse o link abaixo ou aponte a câmera do seu smartphone para o QR Code.

Clique aqui para assistir à transmissão.

QR Code para acesso ao VII Ciclo de Iniciação Científica da Universidade Vila Velha - UVV

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

25/11

Mestres de Cerimônia: Márcio Fronza e Alessandro Coutinho Ramos

 

17h – 17h30: Cerimônia de Abertura

Prof Dr. Heraclito Amancio Pereira Junior – Reitor da Universidade Vila Velha – UVV

Profa. Dra. Denise C. Endringer – Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão /UVV-ES

 

17h30 – 18h30: Palestra

A importância da Ciência frente aos desafios da globalização

Palestrante: Prof. Dra. Lizandra Guidi Magalhães

Lizandra possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2002), mestrado em Imunologia Básica e Aplicada (Sub- Área de Bioagentes Patogênicos) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2005), doutorado na mesma área (2009) e pós-doutorado em Química Biológica pela Universidade de Franca (2012). Atualmente é Professora Pesquisadora na Universidade de Franca, atuando nos seguintes temas: biologia molecular da esquistossomose, atividade e mecanismo de ação de produtos naturais e sintéticos contra doenças parasitárias negligenciadas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

 

26/11

Mestres de Cerimônia: Márcio Fronza e Alessandro Coutinho Ramos

 

17h – 18h: Palestra

Saúde Única: Indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental 

Palestrante: Prof. Dr. Hélio Langoni

Moderadora: Prof. Dra. Cristiane dos Santos Honsho

 

Helio Langoni é Médico Veterinário Sanitarista. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública, USP (1980), e doutorado em Virologia – Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover-Alemanha (1982-1985). Estágio sênior como bolsista do CNPq na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Atualmente é professor titular aposentado, voluntário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Botucatu, SP, É professor permanente externo no Programa de Ciência Animal da Universidade de Vila Velha-UVV. Foi Presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL). É Representante do Brasil na International Society for Animal Hygiene (ISAH). É Revisor-Científico de 24 periódicos científicos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, com ênfase em Zoonoses e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: mastite e qualidade do leite, leptospirose, toxoplasmose, leishmaniose, raiva e outras zoonoses. É o editor-chefe da Revista Veterinaria e Zootecnia.

 

18h – 19h: Mesa Redonda

A importância da pesquisa translacional nas Ciências Biomédicas

Palestrantes: Prof. Dra. Camille de Moura Balarini e Prof. Dr.  Breno Valentim Nogueira

Moderador: Prof. Dr. Thiago de Mello Costa Pereira

 

Camille M Balarini é professora de Fisiologia Humana, Bioquímica Médica e Pesquisa Aplicada à Biomedicina no Departamento de Fisiologia e Patologia/CCS/UFPB, onde foi chefe de departamento entre 2018-2020. É orientadora credenciada ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. É editora associada do periódico Frontiers in Physiology – Section Integrative Physiology.

 

Breno Valentim Nogueira possui doutorado pelo Programa de Pós-Gradução em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Associado III do Dept. de Morfologia da UFES. É professor-orientador no programa de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e de mestrado/doutorado no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UFES. Coordena o Núcleo de Bioengenharia Tecidual (NBT) do Laboratório Carlos Alberto Redins (LUCCAR), onde desenvolve pesquisa na área da Bioengenharia de tecidos, Biofísica e Fisiologia. Com as seguintes linhas de pesquisa: 1. Terapia Celular: desenvolvimento de novas terapias para doenças isquêmicas (infarto cerebral, renal, etc.) através do uso de células tronco e fatores de crescimento celular. 2. Bioengenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa: descelularização e reconstrução de órgãos “in vitro” para transplantação; desenvolvimento de sensor óptico aplicado à descelularização de órgãos.

 

19h: Encerramento

 

27/11

Mestres de Cerimônias: Márcio Fronza e Alessandro Coutinho Ramos

 

17h – 18h: Palestra

Biointerfaces inteligentes: Diálogos transdisciplinares entre as Ciências Humanas, Sociais e da Saúde

Palestrante: Profa. Dra. Rachel Zuanon Dias

Moderadora: Prof. Dra. Melissa Ramos da Silva Oliveira

 

Rachel Zuanon é docente no Curso de Artes Visuais e professora/pesquisadora junto às áreas de Processo Criativo em Composição

Artística e de Arte e Tecnologia, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (IA-UNICAMP) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Tecnologia e Cidade (FEC-UNICAMP). Coordenadora de Extensão (IA-UNICAMP). Coordenadora do LIS (IA-UNICAMP). Membro do Conselho da GAIA (Galeria de Arte/IA-UNICAMP). Desde 1998, dedica sua pesquisa à cooperação Neurociência e Processos Criativos e Projetuais para aplicações em Arte, Arquitetura, Design, Educação e Saúde. Possui diversas pesquisas publicadas em periódicos e livros qualificados nos âmbitos internacional e nacional, e apresentadas em diversos países, como Alemanha, Brasil, Canadá, China, Cingapura, EUA, Grécia, Japão, Portugal, Taiwan, Turquia, UK, Viena, entre outros. Possui ampla experiencia na coordenação de cursos e presidência de Comitês Organizadores de eventos e exposições. Foi agraciada com inúmeras premiações e menções honrosas por seus trabalhos na área.

 

18h – 19h: Apresentação dos trabalhos destaques do Programa de Iniciação Científica da Universidade Vila Velha – UVV

 

19h: Encerramento

 

Mais informações

Para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UVV. Ligue para 27 3421-2087.

Whatsapp Link