Projeto Redes de Cidadania

 

 

UVV atua em 18 comunidades pesqueiras do Espírito Santo em convênio com Petrobrás

O projeto Redes de Cidadania é resultado de um convênio entre a Universidade Vila Velha-UVV/ES e a Petrobras, com o objetivo de capacitar pescadores artesanais, marisqueiras e seus familiares da região centro-norte do Espírito Santo para o exercício da cidadania em processos de licenciamento ambiental e na geração de trabalho e renda. Sua realização é uma medida de mitigação exigida em processo de licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

As ações do projeto tiveram início em junho de 2018 e têm como foco a criação de redes regionais para o exercício da cidadania junto a participantes de 18 comunidades, sediadas em 7 municípios, na região litorânea que se estende por 250km, de Vila Velha até Conceição da Barra.

Atuação

Ao longo de 36 meses, a UVV irá gerir e executar atividades focadas em três temas: a educação ambiental, o letramento digital e a economia solidária. Serão realizadas ações de diagnóstico participativo, de registro da memória das comunidades, cursos, oficinas, palestras, atividades culturais e experiências práticas relacionados aos três temas centrais do projeto.

Todas as ações estão baseadas em uma abordagem colaborativa entre a universidade e a comunidade, com a mobilização de lideranças comunitárias formais e informais, representantes de jovens e de mulheres. Com a participação ativa dos membros das comunidades, o projeto pretende ser um espaço de empoderamento coletivo e de mudança, em que o conhecimento acadêmico representa um meio para que a comunidade amplie sua formação cidadã, produza e divulgue conhecimento sobre suas atividades e alcance seus objetivos de forma autônoma.

 

Equipe

O projeto tem a coordenação geral da professora Viviane Mozine e a coordenação institucional do professor Augusto Mozine. Viviane é economista, doutora em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. É professora de cursos de graduação e mestrado em Sociologia Política e Segurança Pública na UVV. Augusto é graduado em Relações Internacionais e Direito, mestre e doutor em Ciências Sociais.  Também é professor de cursos de graduação e do mestrado em Sociologia Política na UVV.

A equipe do projeto é multidisciplinar e envolve profissionais de áreas como educação, relacionamento com comunidades, geografia, urbanismo, antropologia e comunicação social, entre outras. O projeto também é o ambiente de pesquisa de alunos bolsistas de iniciação científica e de mestrado da UVV, que desenvolvem seus trabalhos a partir dos desafios identificados no contexto das comunidades contempladas.

 

Entre em contato com o Redes de Cidadania