Você já ouviu falar sobre Pensamento Enxuto?

21, agosto de 2018
O conceito do Pensamento Enxuto – ou Lean Thinking – baseia-se em desenvolver as pessoas por meio de soluções de problemas. É uma filosofia de pensamento que busca reduzir o desperdício, otimizar recursos produzindo mais e melhor. Tem os fundamentos voltados para um ambiente produtivo, em que os números de falhas são melhores e os custos menores.
Segundo o Lean Institute Brasil, “ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano.”
O desenvolvimento da cultura Lean é de origem japonesa, sendo considerada um artifício para escapar dos desperdícios, sejam eles recursos naturais ou relacionados a produtividade. Para adaptar-se a essa cultura é necessário comprometimento e consciência das atitudes.
Entre os dias 15 e 17 de agosto, a Vale ministrou um curso sobre o tema para os alunos da área de tecnologia. O aluno de Engenharia de Produção, Jhórdan Martins Barbosa, relata que a experiência vivida no curso foi uma possibilidade de aprender, em prática, toda a teoria explicada em sala de aula. “O curso nos oferece uma experiência mais viva de como uma empresa está repleta de desperdícios, e nos torna mais capazes de visualizar e tomar medidas para redução”, conta.
Segundo Elida Rafachine, o propósito do treinamento é vivenciar de forma lúdica, como a aplicação dos conceitos do Pensamento Enxuto melhoram os resultados relacionados à segurança, meio ambiente, qualidade, produtividade e custos das organizações. “O mais interessante desse treinamento é que eles aprenderam que com ações simples, sem investimento é possível aumentar a produtividade. Durante o treinamento tivemos uma prática que apenas com a aplicação do conceito o grupo aumentou 105% a produtividade da equipe”, relatou a responsável por ministrar o curso.
Por meio do Pensamento Enxuto, desperdícios são eliminados, falhas são reduzidas e a melhoria do atendimento e relacionamento com o cliente estão sempre em pauta. Empresas que utilizam esta filosofia estão sempre em busca da resolução de todas as possíveis falhas e problemas, em uma procura incessante para a melhoria contínua do processo como um todo.
Para Emerson Scheidegger, coordenador do curso de Engenharia de Produção, o pensamento enxuto é muito mais do que uma técnica. É uma filosofia de vida que se estende da indústria ao cotidiano. “Este treinamento aproxima o aluno de um dos temas mais atuais que hoje norteiam as indústrias, que é o combate sistêmico aos desperdícios de todo e qualquer tipo”, afirma.
Whatsapp Link