Alunos de Psicologia da UVV lançam documentário sobre a luta antimanicomial

18, maio de 2023

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, os alunos do curso de Psicologia da Universidade Vila Velha (UVV) produziram o documentário “Que Bloco é Esse?” para trazer mais visibilidade às pessoas com sofrimento mental. A produção foi exibida nesta terça-feira (16), no Cineteatro, no campus Boa Vista.

O documentário, idealizado por Taís Rocha, Ágata Huguenin, Thiago Baellis e Yasmin Lordello, conta a história do bloco de carnaval “Que Loucura!” – formado por pessoas em tratamento mental, familiares, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), estudantes e professores.

A partir da perspectiva do bloco, os alunos buscaram quebrar o paradigma da “loucura” e mostrar outras possibilidades de cuidado.

“O cuidado em rede vem para acabar esse estereótipo de loucura ou “tratamento” em aprisionamento. Nós queríamos mostrar com esse bloco que o cuidado se dá em outras formas, não só pelo Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) ou o SUS, mas no carnaval, por exemplo “, disse Taís Rocha.

O documentário contou com a participação de assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, familiares, usuários e ativistas na luta antimanicomial.

No início dos anos 2000, o Brasil passou por uma reforma psiquiatra que determinou o fechamento de manicômios e hospícios espalhados pelo país através da Lei Antimanicomial (Lei 10.216). A partir disso, foram criados os CAPs, que são espaços de acolhimento e de prestação de assistência psicológica e médica, visando a reintegração dos pacientes à sociedade.

Apesar dos esforços para o fim da prática manicomial, principalmente depois da implementação da lei, a estudante Taís Rocha afirma “que as condutas ainda existem em lugares mais isolados”.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link