Seu celular está protegido? Saiba como usar redes wi-fi em segurança

5, outubro de 2018

O Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à rede atualmente. Deste total, 38,6% acessam a internet exclusivamente em dispositivos móveis. Mas é bom ficar atento! A conexão em redes wi-fi, principalmente naquelas gratuitas oferecidas em locais públicos, exige alguns cuidados. Se você quer usar redes wi-fi em segurança, siga as 5 dicas do professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UVV, Denis Rodrigues da Silva. 

 

1- Evite acessar ou enviar dados que podem comprometer a sua privacidade ou a de outra pessoa

Grande parte dos ataques nos pontos de acesso wi-fi são do tipo Man-In-The-Middle, em que o atacante intercepta os dados da vítima enquanto ela navega. Então evite o acesso a dados pessoais, informações financeiras ou corporativas, cartão de crédito, entre outros.

 

2- Jamais use pontos de acesso wi-fi para fazer compras via Internet ou gerenciar contas bancárias 

O atacante pode desde monitorar o que você acessa, até se passar por um site em que você confia para capturar informações de login e senha ou dados bancários.

 

3- Verifique a rede antes de acessá-la

É importante verificar se a rede é legítima, pois o atacante pode desenvolver uma isca e te fazer se conectar a um sinal que não é o que você pensa ser. Esta rede pode existir apenas com o objetivo de coletar suas informações. 

 

4- Todo criminoso vai buscar facilidades. Tenha certeza que seu dispositivo está protegido 

Mantenha as proteções anti-vírus e anti-spyware atualizadas. Sem serviços de anti-vírus, os dispositivos ficam extremamente vulneráveis e abrem portas para possíveis invasões.

 

5- As mesmas dicas valem para pontos de acesso em espaços de coworkingbares, restaurantes, cibercafés, hotéis e afins 

 

Uma das melhores universidades do mundo é para todo mundo!

Quer ser uma fera da tecnologia? Então conheça nossos cursos da área e prepare-se para o Vest 2019/1. As inscrições estão abertas.

Whatsapp Link