Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UVV ON une a praticidade do EAD às vantagens de estudar na melhor universidade particular do Brasil.

A graduação (Licenciatura) trabalha o campo teórico das Ciências Biológicas, contemplando conteúdos como biodiversidade, biologia celular e molecular, genética, entre outros, assim como as áreas de química, física e saúde.

A ementa do curso é um dos grandes diferenciais, com disciplinas que estimulam a formação pedagógica completa e especificações da educação transformadora atual. Tais disciplinas contemplam uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos a partir da didática criativa e do desenvolvimento do pensamento crítico.

Na modalidade EAD da UVV ON, você nunca estará sozinho. Nossos professores e tutores estarão sempre disponíveis, seja por meio de chat, mensagens, aulas práticas ou tutorias presencias, tudo para que sua experiência UVV ON seja exatamente do jeito que você sonhou.

 

Metodologia

Na metodologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de Ciências Biológicas possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Prática Pedagógica - Estágio Obrigatório: No currículo do curso, as práticas pedagógicas e o estágio são componentes essenciais da formação de professores de biologia, pois permitem aos estudantes vivenciarem a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso de Ciências Biológicas, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais da educação qualificados. Esse estágio pode ocorrer em escolas, de diferentes níveis de níveis de ensino, dependendo do estágio a ser realizado, centros de educação infantil ou outras instituições educacionais, sob a supervisão da universidade. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação docente preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação educacional.

Matriz curricular

  • Biologia Celular

    40h
  • Embriologia e Histologia Básica

    40h
  • História e Filosofia da Educação

    80h
  • Psicologia da Educação

    80h
  • Questões Contemporâneas: Indivíduo e Sociedade, Igualdade e Diversidade

    80h
  • Textos Científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos

    80h
  • Bases da Botânica Estrutural

    80h
  • Fundamentos de Química Geral e Inorgânica

    80h
  • Fundamentos de Zoologia dos Invertebrados I

    80h
  • Política e Organização da Educação Básica

    80h
  • Sociologia da Educação

    80h
  • Biofísica

    40h
  • Fundamentos de Química Orgânica

    80h
  • Fundamentos de Zoologia dos Invertebrados II

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica

    100h
  • Plantas Avasculares e Vasculares

    80h
  • Anatomia Humana

    80h
  • Bases da Fisiologia Vegetal

    80h
  • Bioquímica

    80h
  • Fundamentos do Ensino de Ciências

    80h
  • Fundamentos de Zoologia dos Vertebrados

    80h
  • Ecologia I

    80h
  • Educação Inclusiva

    80h
  • Fundamentos do Ensino de Biologia

    80h
  • Língua Brasileira de Sinais

    80h
  • Negócios

    80h
  • Currículo e Formação Docente

    80h
  • Didática

    80h
  • Estágio Curricular I

    200h
  • Imunologia

    40h
  • Avaliação das Aprendizagens

    80h
  • Biogeografia e Evolução

    80h
  • Biossegurança e Saúde Ambiental

    80h
  • Estágio Curricular II

    200h
  • Atividades Complementares em Ciências Biológicas

    200h
  • Fundamentos de Genética e Biologia Molecular

    80h
  • Fundamentos de Microbiologia

    40h
  • Fundamentos de Parasitologia

    40h
  • Optativa

    40h

Coordenador(a)

Walace Pandolpho Kiffer
walace.kiffer@uvv.br

Bacharel e Licenciatura em Ciências, Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ecossistemas pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas da Universidade Vila Velha – UVV.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Matutino

Ensino à Distância

Noturno

Ensino à Distância

Integral

Ensino à Distância

Diurno

Ensino à Distância

Vespertino

Ensino à Distância

Whatsapp Link