Sobre o curso

O curso de História (Licenciatura) da UVV ON tem como objetivo proporcionar uma visão ampla da jornada humana na Terra, desde os primeiros hominídeos até os dias atuais. Além de explorar os principais eventos que moldaram e continuam a moldar as sociedades humanas, oferecemos as habilidades metodológicas necessárias para construir e compreender esse conhecimento. Dessa forma, os profissionais formados estarão preparados não apenas para ensinar os futuros alunos no ensino fundamental e médio sobre os elementos essenciais da experiência humana, mas também para desenvolver abordagens inovadoras dos processos históricos.

A grade curricular combina uma abordagem cronológica da experiência humana com a exploração de temas centrais e específicos. Além disso, proporciona aprendizados práticos e metodologias didáticas que capacitam os graduandos a alcançar a máxima eficiência em sua prática pedagógica.

Ao escolher estudar História na UVV ON, você terá acesso a uma formação completa e diferenciada. Nossa abordagem vai além da mera transmissão de conhecimento. Preparamos os alunos para não apenas compreender, mas também transformar a maneira como a história é ensinada e aprendida. Com uma equipe de professores dedicados e experientes, oferecemos as ferramentas e os recursos necessários para se destacar na área.

Se você busca uma formação em História que vai além do convencional, a UVV ON é o lugar certo. Venha fazer parte de um curso que prepara profissionais para desbravar novas formas de abordar e ensinar os processos históricos.

Metodologia

Na metodologia do curso de Licenciatura em História, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de História possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Prática Pedagógica - Estágio Obrigatório: No currículo do curso, as práticas pedagógicas e o estágio são componentes essenciais da formação de professores de História, pois permitem aos estudantes vivenciarem a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso de História, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais da educação qualificados. Esse estágio pode ocorrer em escolas, de diferentes níveis de níveis de ensino, dependendo do estágio a ser realizado, centros de educação infantil ou outras instituições educacionais, sob a supervisão da universidade. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação docente preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação educacional.

Matriz curricular

  • História e Filosofia da Educação

    80h
  • Psicologia da Educação

    80h
  • Tecnologia da Informação

    80h
  • Textos Científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos

    80h
  • Currículo e Formação Docente

    80h
  • Inovação e Design Thinking

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica I

    100h
  • Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior

    80h
  • Avaliação das Aprendizagens

    80h
  • História Antiga

    80h
  • Introdução aos Estudos Históricos

    80h
  • Metodologia da pesquisa em História

    80h
  • Política e Organização da Educação Básica

    80h
  • Análise de Dados e Métodos de Coleta

    80h
  • História da Arte

    80h
  • História do Brasil Colônia

    80h
  • História Medieval

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica II

    100h
  • Didática

    80h
  • Estágio Supervisionado I - Ensino Fundamental

    130h
  • História da América: Origem e Colonização

    80h
  • História Moderna

    80h
  • Teoria da História e Historiografia

    80h
  • Estágio Supervisionado II - Ensino Médio

    130h
  • História do Brasil Império

    80h
  • História do Pensamento Econômico

    80h
  • Historiografia Brasileira

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica III

    100h
  • Estágio Supervisionado III - Educação de Jovens e Adultos

    140h
  • História da África

    80h
  • História da América: das Independências aos Desafios Contemporâneos

    80h
  • História do Brasil República

    80h
  • Fundamentos do Ensino de História

    80h
  • História Contemporânea

    100h
  • História e Patrimônio Cultural

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica IV

    80h
  • Tópicos Especiais em História

    80h

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Matutino

Ensino à Distância

Noturno

Ensino à Distância

Integral

Ensino à Distância

Diurno

Ensino à Distância

Vespertino

Ensino à Distância

Whatsapp Link