Sobre o curso

O Curso de Letras – Inglês (Licenciatura) da UVV ON prepara profissionais para atuarem como professores de Língua Inglesa em diferentes níveis de ensino, bem como em escolas especializadas e no mercado editorial. Além disso, oferece oportunidades como revisor de textos em língua inglesa, ampliando as perspectivas de carreira nesse campo tão dinâmico e globalizado.

A dinâmica da grade curricular é estrategicamente desenhada para fornecer uma formação abrangente e atualizada. Com um foco especial em métodos de ensino inovadores e práticas pedagógicas eficazes, nossos alunos são preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma competente e confiante. A grade curricular se destaca ao integrar habilidades linguísticas, prática de ensino e conhecimentos culturais.

Nossas aulas na UVV ON são desenhadas para proporcionar uma experiência de aprendizado de alta qualidade, adaptada à sua necessidade. Seja no modelo 100% online ou semipresencial, nossos alunos têm acesso a um ambiente virtual dinâmico, enriquecido com recursos multimídia, interatividade constante e suporte técnico especializado. A flexibilidade de horários e a possibilidade de acessar o conteúdo de qualquer lugar tornam o aprendizado ainda mais acessível.

Investir na sua formação em Letras – Inglês na UVV ON é trilhar o caminho para realizar seus sonhos e alcançar o sucesso profissional. Com uma equipe de professores altamente qualificados, material didático de excelência e uma plataforma de aprendizagem de última geração, você terá todas as ferramentas necessárias para se destacar no mercado de trabalho. Não apenas oferecemos um diploma de uma das melhores universidades particulares do Brasil, mas também uma experiência educacional transformadora, com mensalidades acessíveis e a liberdade de estudar onde, quando e como quiser. Sua jornada para o sucesso começa aqui na UVV ON.

Metodologia

Na metodologia do curso de Licenciatura em Letras-Inglês, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de Letras em Inglês possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Prática Pedagógica - Estágio Obrigatório: No currículo do curso, as práticas pedagógicas e o estágio são componentes essenciais da formação de professores de Inglês, pois permitem aos estudantes vivenciarem a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso da Licenciatura em Letras-Inglês, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais da educação qualificados. Esse estágio pode ocorrer em escolas, de diferentes níveis de níveis de ensino, dependendo do estágio a ser realizado, centros de educação infantil ou outras instituições educacionais, sob a supervisão da universidade. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação docente preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação educacional.

Matriz curricular

  • História e Filosofia da Educação

    80h
  • Psicologia da Educação

    80h
  • Tecnologias Educacionais

    80h
  • Textos Científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos

    80h
  • Currículo e Formação Docente

    80h
  • Inovação e Design Thinking

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica I

    100h
  • Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior

    80h
  • Avaliação das Aprendizagens

    80h
  • Estudos da Oralidade em Língua Inglesa

    80h
  • Gramática da Língua Inglesa

    80h
  • Linguística Geral

    80h
  • Política e Organização da Educação Básica

    80h
  • Análise de Dados e Métodos de Coleta

    80h
  • Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa

    80h
  • Estudos da Leitura e da Escrita em Língua Inglesa

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica II

    100h
  • Sociolinguística

    80h
  • Didática

    80h
  • Descrição Linguística da Língua Inglesa

    80h
  • Estágio Supervisionado I - Ensino Fundamental

    130h
  • Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa

    80h
  • Teoria Literária e as Correntes Críticas

    80h
  • Estágio Supervisionado II - Ensino Médio

    130h
  • Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica III

    100h
  • Piscolinguística

    80h
  • Avaliação em Língua Inglesa

    80h
  • Estágio Supervisionado III - Educação de Jovens e Adultos

    140h
  • Literatura Inglesa do Período Medieval até o Modernismo

    80h
  • Literatura Norte-Americana

    80h
  • Produção de Material Didático em Língua Inglesa

    80h
  • Documentos Norteadores do Ensino de Língua Inglesa no Brasil

    80h
  • Literaturas não Hegemônicas em Língua Inglesa

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica IV

    100h
  • Tópicos Especiais em Língua Inglesa

    80h
  • Questões Sociolinguísticas do Inglês

    80h

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Matutino

Ensino à Distância

Noturno

Ensino à Distância

Integral

Ensino à Distância

Diurno

Ensino à Distância

Vespertino

Ensino à Distância

Whatsapp Link