Sobre o curso

O curso de Pedagogia (Licenciatura) da UVV ON oferece uma formação abrangente para profissionais dedicados a transformar o cenário educacional. O pedagogo formado está preparado para atuar em diversos níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, bem como em espaços não escolares, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

A grade curricular é cuidadosamente elaborada para proporcionar uma formação sólida e atualizada. Adotamos uma abordagem pedagógica inovadora, enfatizando a prática e a reflexão sobre o processo educacional. Nossos alunos aprendem a planejar e executar atividades pedagógicas eficazes, alinhadas com as necessidades e desafios contemporâneos.

Na modalidade 100% online da UVV ON, o aluno tem acesso a um ambiente virtual dinâmico e interativo. O aprendizado ocorre de forma flexível, permitindo conciliar os estudos com outras atividades. Além disso, oferecemos suporte técnico especializado para garantir uma experiência de aprendizado eficaz e enriquecedora.

Ao escolher o Curso de Pedagogia na UVV ON, você está dando o primeiro passo para realizar seu sonho de impactar vidas por meio da educação. Nossa equipe de professores, altamente qualificada e experiente, está comprometida em oferecer uma formação de excelência. Além disso, os diferenciais da UVV ON, como aulas práticas externas, visitas técnicas e projetos na Empresa Júnior, garantem uma experiência completa e alinhada com as demandas do mercado. Estude Pedagogia na UVV ON e esteja preparado para fazer a diferença no mundo da educação.

Metodologia

Na metodologia do curso de Pedagogia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de pedagogia possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Prática Pedagógica - Estágio Obrigatório: No currículo do curso, as práticas pedagógicas e o estágio são componentes essenciais da formação de professores, pois permitem aos estudantes vivenciarem a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso da Pedagogia, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais da educação qualificados. Esse estágio pode ocorrer em escolas, de diferentes níveis de níveis de ensino, dependendo do estágio a ser realizado, centros de educação infantil ou outras instituições educacionais, sob a supervisão da universidade. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação docente preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação.

Matriz curricular

  • História e Filosofia da Educação

    80h
  • Psicologia da Educação

    80h
  • Questões Contemporâneas: Indivíduo e Sociedade, Igualdade e Diversidade

    80h
  • Textos Científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos

    80h
  • Atividades Curriculares Complementares I

    50h
  • Filosofia e Ética

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica I

    100h
  • Sociologia da Educação

    80h
  • Currículo e Formação Docente

    80h
  • Didática

    80h
  • Educação Infantil I

    80h
  • Língua Brasileira de Sinais

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica II

    100h
  • Alfabetização I

    80h
  • Atividades Curriculares Complementares II

    50h
  • Educação Infantil II

    80h
  • Fundamentos do Ensino de Matemática

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica III

    100h
  • Alfabetização II

    80h
  • Estágio Supervisionado I - Educação Infantil

    130h
  • Fundamentos do Ensino de Geografia

    80h
  • Fundamentos do Ensino de História

    80h
  • Pesquisa e Prática Pedagógica IV

    100h
  • Atividades Curriculares Complementares III

    50h
  • Avaliação das Aprendizagens

    80h
  • Educação Inclusiva

    80h
  • Estágio Supervisionado II- Educação Fundamental

    130h
  • Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa

    80h
  • Fundamentos do Ensino de Ciências

    80h
  • Arte-Educação na Contemporaneidade

    80h
  • Estágio Supervisionado III - Gestão e Educação de Jovens e Adultos

    140h
  • Gestão Escolar

    80h
  • Movimentos Sociais e a Educação de Jovens e Adultos

    80h
  • Políticas e Organização da Educação Básica

    80h
  • Atividades Curriculares Complementares I

    50h
  • Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

    80h
  • Optativa

    60h
  • Pedagogia na Empresa e no Terceiro Setor

    60h
  • Tecnologia da Informação

    80h

Coordenador(a)

Livia Ferrari Heringer Frugulhetti
livia.heringer@uvv.br

Mestre em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha, com a dissertação "A educação como força política para a (re) integração social: a visão dos cidadãos egressos do sistema prisional do Espírito Santo". Pedagoga pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-graduada em Supervisão Escolar, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e MBA em Gestão de Recursos Humanos.


Gestora de Pessoas e Processos há mais de 20 anos, com foco em qualidade e resultados, atuando em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, como: Embratel, CEPEMAR/CPMAIS - Grupo SUZANO e Universidade Vila Velha. Consultora na área de Gestão Estratégica de Pessoas, Sistemas de Remuneração, Atração, Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento, Onboarding e Offboarding, Gestão da Inovação, Mercado 4.0 e Avaliação de Desempenho. Atuou por quase cinco anos como Coordenadora do Núcleo de Inteligência e Inovação do Ensino da UVV. Foi a responsável pela Divisão de Gestão de Pessoas na UVV, de 2013 a 2023, é docente na graduação e pós-graduação da Universidade Vila Velha desde 2015. Também foi Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas da UVV, de 2019 a 2021.


Atualmente, é coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Vila Velha - UVV.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Matutino

Ensino à Distância

Noturno

Ensino à Distância

Integral

Ensino à Distância

Diurno

Ensino à Distância

Vespertino

Ensino à Distância

Whatsapp Link