Literatura Infantil

A Especialização em Literatura Infantil da UVV ON é voltada para profissionais da educação infantil e fundamental que pretendem trabalhar o potencial da leitura como ferramenta pedagógica e instrumento de interpretação da realidade. O curso visa capacitar professores, pedagogos e profissionais da educação em geral na utilização de recursos literários na conciliação entre os alunos e a escola.

A grade curricular é ampla e abrangente, visando especializar o aluno para o ambiente de trabalho. Por isso, a especialização oferta matérias como Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil; Metodologia do Ensino da LiteraturaAspectos Lúdicos e Oficinas Psicopedagógicas, além de Processos Fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita

Pós-Graduação EAD da UVV ON oferece uma aprendizagem flexível com conteúdo em vídeo aulas, livros digitais interativos e atividades de fixação. A metodologia enfatiza o protagonismo do aluno e a autoaprendizagem, com suporte constante da equipe pedagógica e tutores para superar desafios técnicos e esclarecer dúvidas.

Se você sonha em trabalhar na área de Educação e se especializar em Literatura Infantil, essa é a sua chance. Com a pós-graduação EAD da UVV, seus sonhos serão realidade. A área de trabalho é ampla e bem requisitada, oferecendo ótimas oportunidades para os futuros especialistas.

Na UVV ON, o aluno nunca está sozinho!

Confira abaixo nossos Diferencias, Metodologia e Investimento.

Por que fazer pós-graduação EAD na UVV?

  • Conclusão do curso a partir de 06 meses;
  • Conteúdos 100% em videoaula;
  • Palestras on-line em temas multidisciplinares Live Case;
  • Acesso gratuito a cursos on-line com foco em Soft Skills Bônus Content;
  • Encontro on-line semanal com os alunos novatos Go Live;
  • Certificação Digital;
  • Acompanhamento da equipe de tutores e pedagógica.

Confira abaixo nossos Diferenciais, Metodologia e Investimento.

A Especialização em Literatura Infantil é voltada para profissionais da educação infantil e fundamental que pretendem trabalhar o potencial da leitura como ferramenta pedagógica e instrumento de descobrimento e interpretação da realidade. O curso visa capacitar professores, pedagogos e profissionais da educação em geral na utilização de recursos literários na conciliação entre os alunos e o ambiente escolar.

O Curso conta com conteúdos 100% em vídeoaula e apoiado por livro digital interativo e atividades de fixação (Conteúdo ON).

Palestras on-line focadas em temas atuais e multidisciplinares (Live Case).

Acesso gratuito a diversos cursos focados no desenvolvimento de Soft Skills (Bônus Content).

Encontro on-line semanal com os alunos novatos para explicar tudo sobre a plataforma e metodologia (Go Live).

Metodologia baseada no Protagonismo do aluno e Autoaprendizagem. Sua Pós, seu ritmo!

Acompanhamento da equipe pedagógica e de tutores.

Suporte especializado para atendimento às dificuldades técnicas e dúvidas diversas.

A Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC.

Uma das melhores do mundo, segundo o Times Higher Education (THE) e QS World University Rankings.

Cerca de 87% do corpo docente são Mestres, Doutores e Pós-Doutores.

Após a realização da sua matrícula, você começa a estudar imediatamente.

Conclusão e Certificação a partir de 06 meses de curso.

O tempo mínimo de conclusão é de 06 meses e o máximo de 18 meses.

Curso totalmente on-line, incluindo as avaliações.

Conteúdo 100% em vídeoaula e livros digitais.

Modelo de estudo autoinstrucional e acompanhamento de tutor.

Conhecimento complementar através de palestras e minicursos.

Não há TCC (trabalho de conclusão de curso).

O valor original do curso é dividido em 18 parcelas de R$ 315,70, acrescido de uma taxa de matrícula no valor de R$ 49,90 reais.

Com nossa PROMOÇÃO de Lançamento, as parcelas estão com 50% de desconto.

Então aproveite e matricule-se agora mesmo por 18 parcelas de R$ 157,85.

O desconto de 50% será mediante pagamento na data de vencimento, caso o pagamento seja fora da data, perde-se o desconto no mês corrente.

Atenção: a primeira parcela é gerada para pagamento 30 dias após a efetivação da matrícula. 

Após a realização da sua inscrição e o pagamento do seu boleto, receberá um e-mail com a orientação para anexar as seguintes documentações:

– CI ou CNH;

– CPF;

– Certidão de Nascimento ou casamento;

– Comprovante de residência;

– Título de eleitor;

– Diploma de graduação.

Estando tudo certo, seu acesso será liberado e você poderá começar a estudar!

Observação: caso queira realizar o pagamento completo do curso, basta solicitar via Portal do Aluno em Secretaria On-line -> Atendimento Eletrônico -> Antecipação de Pagamento.

Importante: em caso de reprovação em alguma disciplina, o valor a ser cobrado será integral, ou seja, sem os 50% de desconto. 

Ex-aluno terá 10%;
Conveniadas terão 10%
Desconto família = 10%
Educa Mais Brasil = 10%

*Desconto não cumulativo com outros descontos que a Instituição concede.

Estamos cheios de novidade em nossa plataforma exclusiva para alunos e egressos da Universidade Vila Velha. Aqui você encontra vagas de estágio e empregos exclusivas, tem acesso a cursos e webinars gratuitamente. Acabamos de atualizar nosso portal para melhorar a sua experiência e te deixar ainda mais próximo de oportunidades para a sua carreira de sucesso. Acesse: https://uvvcarreiras-csm.symplicity.com/ 

Duração: Conclusão e certificação a partir de 06 meses do início do Curso. Carga horária total do curso de 360h.
Regime: Início imediato do curso após a efetivação da sua matrícula. PROMOÇÃO de Lançamento, com 50% de desconto. Aproveite e matricule-se agora mesmo por 18 parcelas de R$ 157,85. (Saiba mais em Investimento e Informações Importantes).
Telefone: (27) 3421-2000
Email: posead@uvv.br

Matriz curricular

  • Nesta disciplina trataremos de questões que auxiliam e promovem o desenvolvimento infantil da criança na primeira infância, ou seja, vamos estudar o educando como partícipe da educação infantil, que compreende entre a faixa etária de 0 até 5 anos. Veremos a aproximação das famílias/responsáveis ao contexto educacional; a linguagem, socialização, brincar e interagir: os articuladores do desenvolvimento infantil. Abordaremos também a temática de planejamento escolar e a construção da rotina; as temáticas dos pareceres descritivos e da adaptação escolar; e as áreas de formação humana e inteligências.

  • Você está convidado a fazer um itinerário reflexivo sobre os conceitos de alfabetização, letramento e literatura infantil. Em cada aula faremos uma viagem pela história e pelas experiências no tempo e no espaço desses temas e delinearemos questões, proposições, possibilidades e limites do trabalho nas escolas brasileiras, ou seja, avaliando as propostas e estudos no contexto global com o enfoque no local em que são produzidos esses conhecimentos na contemporaneidade. Faremos paradas planejadas para que as informações e termos tornemse conceitos, conhecimentos, compreensões e interpretações significativas para os professores e interessados nesse campo de pesquisa. Esse termo (significativas), que utilizaremos quando nos referirmos à aprendizagem, será sempre enfocado no sentido em que Ausubel (Ausubel; Novak; Hanesian, 1978) defendeu, ou seja, a aprendizagem significativa é uma teoria de aprendizagem criada por esse autor, que salienta a seguinte proposição: para um indivíduo aprender de forma significativa o novo conteúdo, deve relacionar-se com o conhecimento prévio do aprendiz. Nessa relação, Moreira (2006, p. 13) resume esse princípio básico com a seguinte ideia: “Se tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um só princípio, diria o seguinte: o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Descubra isso e ensine-o de acordo”.

  • O brincar está presente nas discussões sobre educação, práticas pedagógicas e psicopedagógicas. Fala-se muito sobre a importância do brincar na educação infantil e de seu resgate nas práticas pedagógicas no ensino fundamental, além de sua utilização no trabalho psicopedagógico. Ressalta-se que a presença do brincar no cotidiano da escola não garante de fato sua efetividade. É fundamental que essa atividade seja planejada, organizada e que seus objetivos sejam definidos com clareza. Embora haja o reconhecimento do brincar como uma atividade importante para o desenvolvimento humano, cuja presença no contexto escolar é valorizada, ainda há uma visão do brincar como atividade distrativa e improvisada.

  • Como professores de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental recebemos, ano após ano, crianças ávidas por descobrir o “segredo das letras”. Quantas vezes ouvimos a pergunta “Professora, quando vou aprender a ler e a escrever?” Por que esse processo é tão moroso se as crianças já são falantes da língua materna? A busca por essa resposta nos conduz a um longo processo que exigirá um trabalho pedagógico intenso, partindo do contexto histórico da linguística para a compreensão da língua materna, o qual nos levará ao conhecimento da anatomia responsável pelo desenvolvimento da linguagem falada, passando pela explicitação da organização da estrutura linguística da língua portuguesa. Isso se faz necessário para o planejamento de estratégias que levem nossas crianças a compreender a estrutura da língua materna da forma mais natural possível, para que desenvolvam as habilidades de leitura e escrita.

  • Além de dominar os conhecimentos próprios de cada uma das áreas do conhecimento, é necessário ao professor escolher o caminho que utilizará na prática pedagógica para promover a aprendizagem dos estudantes. Isso envolve os temas a serem abordados, os textos selecionados, as técnicas, os instrumentos avaliativos.

  • Nesta disciplina vamos ampliar nosso conhecimento e compreender alguns conceitos relevantes à prática com projetos interdisciplinares na Educação Infantil. Vamos compreender o conceito de interdisciplinaridade a partir da diferença de outros termos comuns nos ambientes educacionais: pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, além de como estruturá-los na relação ensino-aprendizagem. Iremos ainda dialogar sobre a ludicidade no contexto da Educação Infantil, que quando integrada aos projetos interdisciplinares favorece a ampliação do repertório cognitivo e sociocultural das crianças. Na sequência, vamos relacionar a prática pedagógica a partir do aspecto interdisciplinar com o intuito de provocar uma reflexão crítica sobre nosso cotidiano. Por fim, trabalharemos a ideia de aprendizagem viva por meio dos projetos interdisciplinares e os eixos estruturantes que orientam a construção do planejamento pedagógico na Educação Infantil.

  • Você sabia que muito tem se discutido sobre a importância da leitura e da literatura para a formação das crianças da Educação Infantil e das séries iniciais? São muitos os congressos, encontros e livros sobre o assunto. Assim, vamos apresentar aqui o conceito de leitura, literatura e letramento literário, bem como a questão da leitura, da literatura e da formação de professores no Brasil. Afinal, para formar leitores, um professor precisa compreender o conceito de leitura e de literatura, não é?

  • Ao longo desta disciplina, apresentaremos de que maneira o modelo de pensamento dos designers tem sido reconhecido e utilizado por outras áreas do conhecimento como uma abordagem para solucionar problemas complexos de forma inovadora. Também vamos abordar um horizonte profissional no qual você, futuro designer, poderá integrar equipes de projetos focados em design thinking e atuar como design thinker.

  • Desde o fim do século XX, o tema “criatividade para a inovação” se consolidou como estratégico para a sobrevivência das empresas tanto em tempos de turbulência quanto para a competitividade global. A criatividade também vem sendo abordada no âmbito da gestão estratégica do conhecimento como de extrema importância para a inovação tecnológica empresarial (criatividade como uma das alavancas do conhecimento para a inovação). “Mais do que um fenômeno global, a gestão do conhecimento se consolidou, em fins do século passado, como fator crítico de sucesso para a criação eficaz de vantagens competitivas nas organizações” (Sbragia et al, 2006, p. 79).

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Whatsapp Link