Ciência Animal

O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) tem como objetivo geral a formação de profissionais capazes, técnica e cientificamente, de exercer atividades de ensino e pesquisa, além de atitudes de valorização do trabalho interdisciplinar e em equipe, com independência intelectual, familiaridade, empreendedorismo e capacidade de integrar as diferentes áreas das ciências agrárias, produzindo produtos ou processos veterinários que contribuirão para a otimização da produtividade agropecuária e medicina veterinária, com vistas a saúde única. Além de propor mecanismos e opções para o discente não ser apenas um pesquisador no sentido estrito do termo. Dessa forma, o PPGCA propõe, formar recursos humanos empreendedores, independentes, com perfil de docente e pesquisador inovador, que possam coordenar e conduzir novas linhas de pesquisa, exercendo funções em instituições públicas e privadas, e atuar junto às comunidades rurais em atividades de extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo e em outras regiões do Brasil. Propõe também fornecer aos discentes um conhecimento dinâmico dos diversos ambientes profissionais que poderão atuar em empresas, nos serviços públicos privados e em instituições de ensino.

O programa destina-se a Médicos Veterinários e a profissionais graduados em áreas afins das Ciências da Saúde e da Terra, diplomados por Instituições Nacionais reconhecidas ou em Instituições Internacionais consideradas equivalentes.

Caracteriza-se pela sua multidisciplinaridade, com estudos aprofundados na sanidade animal, na produção e na biotecnologia, voltados ao bem-estar de animais domésticos e silvestres. Compreende o desenvolvimento de pesquisas voltadas para sanidade, produção, conservação e reprodução dos animais domésticos e silvestres, sempre alicerçados dentro de um contexto de Saúde Única. Desenvolvimento de terapias inovadoras, biotecnologia e o avanço nas investigações para detecção, prevenção e caracterização de agente biológicos de importância em saúde animal e saúde pública, com ênfase nos aspectos regionais, nacionais e mundiais.

1) CLÍNICA, CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA EXPERIMENTAL:

Esta linha de pesquisa destina-se ao estudo das ciências médicas aplicadas às diferentes espécies animais, com forte ligação com a Medicina Veterinária urbana. Envolve os aspectos de diagnósticos, prevenção e tratamento de enfermidades e no desenvolvimento ou aprimoramento de técnicas cirúrgicas e anestésicas que visem a qualidade e a segurança terapêutica, por meio das especialidades Clínica Médica e Cirúrgica dos Animais, Odontologia e Anestesiologia Animal.

Orientadores: Dr. Álvaro de Paula Lage de Oliveira, Dra. Cristiane dos Santos Honsho, Dra. Caroline Ribeiro de Andrade, Dra. Daniela Campagnol, Dr. João Luiz Rossi Júnior, Dra. Talita Mariana Morata Raposo Ferreira.

2) BIOTECNOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO E SANIDADE ANIMAL:

Esta linha de pesquisa destina-se as pesquisas básicas e aplicadas, com uma abordagem multidisciplinar e forte ligação com a inovação, produção de produtos tecnológicos, empreendedorismo e programas de controle sanitário na pecuária e agricultura. Envolve as áreas de Reprodução Animal, Microbiologia Geral e Aplicada, Saúde Única, Tecnologia e Inspeção de Alimentos com ênfase em produtos de origem animal, Conservação de Animais Silvestres.

Orientadores: Dra. Ana Carolina Srbek: Dra. Barbara Loureiro, Dr. Carlos Eduardo, Tadokoro, Dr. Fabio Ribeiro Braga, Dr. Fernando Luiz Tobias, Dr. Hélio Langoni, Dr. Gabriel Augusto Marques Rossi e Dr. Mauricio Gomes Favoreto.

 

Duração: 24 meses
Regime: Semestral
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2243
Email: fabio.braga@uvv.br
Parcelas: Informações: https://forms.office.com/r/xYxRFDQjs8

Matriz curricular

COORDENADOR(A)

Fabio Ribeiro Braga

O Dr. Fabio Ribeiro Braga MV, MSc e DSc/PhD concluiu a graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (UVV) em 2002 e nesse mesmo ano obteve nota (A) no Boletim de Desempenho do Graduando (Provão 2002 - MEC). Em 2012 foi agraciado com a Menção Honrosa - Prêmio CAPES de Tese na área de Medicina Veterinária. É Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Vila Velha (UVV) obtendo a sua titulação em 2006. É Mestre em Medicina Veterinária (parasitologia) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com titulação em 2008 e Doutor em Medicina Veterinária (Parasitologia) com defesa em 2011 pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Realizou Pos doutoramento de 2011 a 2014 em aplicações Biotecnológicas de fungos nematófagos. O referido Dr. Fábio Braga é membro das comissões científicas do Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária da UFV (2010) e na área de Doenças, epidemiologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, do Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária da UFV (2012). Atuou como representante do Corpo Discente da Comissão de Pós-Graduação (2008-II/2009-II) em Medicina Veterinária da UFV. Em (2006/2008-I) e representante suplente do Corpo Discente da Comissão de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV. Atualmente é Docente do Programa de Participação de Professor Voluntário da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. É professor Titular III da Universidade Vila Velha (UVV) onde ministra aulas para graduação em Medicina Veterinária e Pós-graduação (Programas de Mestrado em Ciência Animal e Ciências Farmacêuticas). É revisor colaborador convidado do National Center of Science and Technology Evaluation, Kazakhstan para análises das propostas de projetos. Foi bolsista em Produtividade 2 do CNPq de 2014 a 2017/1. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, Parasitologia Geral e Veterinária (ecto e endoparasitos), Doenças Parasitárias dos animais domésticos, Controle biológico com fungos nematófagos dos gêneros Duddingtonia, Monacrosporium, Arthrobotrys, Pochonia e Paecilomyces no controle das helmintoses gastrintestinais e artrópodes de importância médica; otimização, produção, caracterização, purificação de enzimas derivadas de fungos nematófagos (Proteases e Quitinases). Produção, caraterização emprego de nanoparticulas de fungos nematófagos e Controle de carrapatos ixodídeos com fungos nematófagos predadores. É coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Vila Velha desde 2014.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Whatsapp Link