5 dicas para chegar com tudo no mercado de trabalho

14, fevereiro de 2019

Para alcançar boas oportunidades no mercado de trabalho, é importante investir em ações que te ofereçam qualificação extra ainda durante o ensino superior. Com atitudes simples e vontade de ser cada vez melhor, você alcança diferenciais altamente relevantes no momento em que recebe o diploma. Conheça algumas destas atitudes e esteja pronto para sair na frente na jornada em busca do emprego dos sonhos.

 

1 – Invista em Cursos Livres

Cursos Livres, também chamados de Cursos de Extensão, geralmente têm curta ou média duração e servem para capacitar o profissional em ferramentas, técnicas e conteúdo específicos demandados pelo mercado de trabalho.

Eles são importantes porque se aprofundam em temas que porventura são abordados com menos detalhes durante a Graduação. Por isso, se você se identifica com algum assunto específico visto ao longo das aulas e quer tornar-se especialista nele, cursos livres são um excelente primeiro passo.

As inscrições para os Cursos Livres de Março da UVV estão abertas. Clique aqui e saiba mais.

 

2 – Estipule metas, determine prioridades e mantenha o foco

É normal querer tudo ao mesmo tempo, mas as coisas só começam a dar certo quando aprendemos a escalar nossos objetivos e a determinar o que é prioridade para o momento.  O ideal é ter um plano de ações em que os objetivos que são prioridade hoje levem aos objetivos que serão prioridade no futuro.

Por exemplo, se você é do Jornalismo e quer se tornar um grande Jornalista Esportivo, é fundamental que, além da Graduação, você faça cursos extras que ofereçam noções ainda mais aprofundadas sobre tudo que se faz necessário para o exercício desta função.

Logo, a prioridade de agora é “buscar especialização no campo do Jornalismo Esportivo”. Isso te ajudará a alcançar com mais facilidade o objetivo do futuro, que é ser um grande profissional desta área.

Para saber se os objetivos estão atendendo às suas expectativas, é importante criar metas. Ou seja, prazos que te ajudem a perceber o avanço em direção aos seus sonhos. São as metas quem garantem que estaremos sempre animados para seguir lutando em busca do que queremos.

Quando vem aquele desânimo durante a jornada, por exemplo, é a mensuração dos resultados que nos ajuda a manter o foco e a seguir em frente. E, se forem necessários ajustes, é a partir da análise do alcance das metas que eles serão feitos.

 

3 – Aproveite programas de estágio e de monitoria

Estágios e Monitorias permitem que você leve a vivência acadêmica para fora da sala de aula e aplique no dia a dia todo o conteúdo visto nos livros. Eles garantem a aquisição de experiência profissional ainda durante o Ensino Superior e favorecem que você domine as práticas naturais do mercado de trabalho antes mesmo de conquistar uma vaga de emprego.

A facilidade com que se constroem relações de networking é outro fator altamente favorável para que estudantes que fazem estágio saiam na frente. Mostrar serviço e manter boas relações com os colegas de setor pode fazer toda a diferença.

Se você tem interesse em estagiar na UVV ou se sua vibe é a Monitoria, clique aqui e saiba como participar do nosso Processo Seletivo. O prazo para inscrições termina no dia 18 de fevereiro.

 

4 – Integre a Empresa Júnior de sua Universidade

Além de estar em um ambiente que te permite exercitar na prática tudo o que é ensinado em sala de aula, integrar uma empresa júnior favorece o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho hoje em dia. Liderança, pensamento estratégico, trabalho em equipe, vivência empresarial e noções sobre empreendedorismo são apenas algumas delas.

Empresas Juniores também permitem que o estudante adquira desde cedo uma valiosa experiência de mercado, por meio do atendimento a clientes reais e do contato frequente com tudo que pode influenciar decisões no meio empresarial. E, assim como nos estágios, elas também oferecem grandes oportunidades para a construção de Networking.

Se interessou? Então participe do processo seletivo da EJUVV, a maior Empresa Júnior do Espírito Santo. As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro e você conhece os detalhes sobre a seleção neste link.

E fique atento! Aqui na UVV, você também pode desenvolver suas habilidades no Nacom, nossa agência experimental de Publicidade. As vagas disponíveis, neste caso, são exclusivas para estudantes de Comunicação Social, mas o processo seletivo ainda não está aberto.

 

5– Construa relações, faça networking e fique conhecido no mercado de trabalho

Embora sua capacidade profissional esteja sempre em primeiro plano, é importante ter contatos que te ajudem a alcançar as melhores vagas de emprego. Porém, para construir uma boa imagem e conquistar a confiança de profissionais influentes, é preciso apresentar características e resultados que justifiquem o status que você deseja. E isso se faz com trabalho, dedicação, amor e vontade de crescer.

Alunos da UVV tem um canal exclusivo para construção de networking. No Carreiras UVV, você se conecta com grandes profissionais do mercado de trabalho e mostra o que você tem de melhor à sua rede de contatos. Além disso, o Carreiras UVV conta com uma seção especial dedicada a vagas de estágio e emprego. Você fica sabendo das melhores oportunidades antes de todo mundo.

 

 A jornada em busca da sua melhor versão como profissional é contínua e cheia de desafios. E tudo começa ainda durante a Graduação. É importante ter coragem para superar obstáculos e determinação para chegar onde ninguém jamais chegou. Vá em frente e conquiste o que é seu. Você pode. Você consegue.

Whatsapp Link