5 dicas para desenvolver sua concentração de uma vez por todas

13, março de 2019

“O que eu estava fazendo mesmo?”

 

Em tempos de internet e mídias sociais, a falta de concentração se torna recorrente no dia a dia. Afinal, recebemos o tempo todo diferentes estímulos que roubam a nossa atenção e que dificultam o foco. Assim, para manter a concentração ou até mesmo focar nos momentos de estudo, separamos algumas dicas importantes para serem colocadas em prática agora mesmo.

 

1 – Evite ser multitarefa:

Você quer ser uma pessoa multitarefa ou uma pessoa produtiva? Embora a multitarefa seja uma habilidade importante, ela também tem um lado negativo. Responder um e-mail, enquanto escuta um vídeo do Ted Talks e come uma fruta não é nada viável. Então, você até pode achar que está economizando um tempinho extra para mais tarde, mas há uma grande chance de tudo ser jogado pelo ralo pelo simples motivo de que nada foi feito com a qualidade necessária.

 

2 – Treine sua mente:

Pratique a concentração desligando todas as distrações e dedicando sua atenção a uma única tarefa. Comece pequeno, talvez cinco minutos por dia, e trabalhe até grandes quantidades de tempo. Uma boa técnica para colocar em prática é o Método Pomodoro.

 

3 – Yoga e meditação:

Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, por exemplo, revela que os alunos que meditaram por apenas 20 minutos ao dia durante quatro dias tiveram melhor desempenho em determinados testes cognitivos.  A yoga proporciona, por meio do relaxamento e meditação, a diminuição do fluxo de pensamentos. Dessa maneira, auxilia a manter uma maior concentração e foco.

Você pode participar das aulas de Yoga que acontecem aqui na UVV, às segundas e quartas-feiras, de 11h ao meio-dia. Elas são abertas para todos os alunos e funcionários, tá? Então, não tem desculpas!

O projeto de Yoga no Campus é realizado pelo curso de Educação Física da UVV, orientado pelo professor Murilo Eduardo dos Santos Nazário. Quem instrui as aulas é o aluno Daniel Barolo, que participa desse projeto como auxílio para o seu TCC, cujo tema é o Yoga.

“Acredito que o yoga muda a vida do praticante, pois em todos os campos da vida precisamos ser flexíveis, equilibrados e ter autocontrole. No yoga expandimos esses e outros campos no corpo e mente”, afirma o professor das aulas de Yoga da UVV, Daniel Barolo.

 

4- Respire:

Segundo Daniel Barolo, os exercícios respiratórios (pranayamas) são bons para se manter concentrado em qualquer situação. Posteriormente, tornará seu corpo flexível e sua respiração mais consciente. Assim, você sentirá conforto e bem estar, contribuindo para a mente ficar mais positiva.

 

5 – Pratique atividades físicas:

Um estudo da Universidade de Illinois mostrou que a prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro que estão ligadas à atenção e a memória. Segundo o estudo, em pouco tempo, os benefícios já podem ser sentidos.

 

 

 

 

Whatsapp Link