Escolha o estágio que você quiser

22, abril de 2019

Um dos grandes dilemas na vida de um universitário ou recém-formado é: “Para conseguir um emprego, preciso de experiência. Mas como obter experiência sem ter um emprego?“. Para a coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da UVV ON, Marinete Andrião, o estágio surge como a possibilidade para colocar em prática a teoria aprendida. “Para uma boa formação acadêmica, é importante o aluno ‘viver’ o momento universidade, aproveitando todas as possibilidades para sua formação básica e profissional, seja de forma teórica ou prática”, conta.

Para te ajudar nessa questão, o estágio é uma ótima solução para obter experiência e oportunidade. O estágio permite que você teste diversas áreas da carreira, ganhe experiência e descubra qual é a sua área de maior aptidão.

Por outro lado, como escolher o estágio certo? Separamos 5 métodos eficazes que te ajudam a encontrar o caminho para o início de sua carreira e entender como é o mundo do trabalho.

1. Quais são seus objetivos?

Para começar o processo de encontrar o estágio certo para você, pense nas áreas que deseja explorar ou nas habilidades que deseja aprender. Você ama fotografia? Você quer saber como é a pesquisa científica ou o que um advogado faz o dia todo? Você quer aprender como construir um site? Ter objetivos claros em mente torna mais provável que você encontre um estágio no qual possa se entusiasmar.

 

2. Currículo sem experiência? Sim!

Como você ainda não tem experiências, é importante saber o que colocar no currículo. Separamos 5 tópicos essenciais para você seguir e mandar bem no processo de seleção, confira aqui.

 

3. Pesquis​e a empresa:

Fique de olho nas empresas que oferecem estágios. Faça uma pesquisa completa de seus requisitos e verifique se eles correspondem aos seus critérios antes de se inscrever. Tire proveito das redes sociais e acompanhe as empresas que você gostaria de trabalhar. Atualmente, a maioria das organizações informam sobre estágios disponível em seu perfil de mídia social.

 

4. Carreiras UVV te dá uma mãozinha:

O Carreiras UVV  é um portal desenvolvido especialmente para alunos e egressos da Instituição. Lá você conta com a divulgação de vagas de empregos e estágios de grandes empresas capixabas. Faça parte do Carreiras UVV! Clique aqui e cadastre-se.

 

5. Explore as opções de carreira:

Não pare em apenas um estágio. Use os estágios para explorar uma variedade de opções de carreira diferentes. Passar algum tempo trabalhando nas organizações sem ter que se comprometer com uma posição permanente em tempo integral permitirá que você experimente uma variedade de funções.

Encontrar o estágio certo trará para você novas habilidades, conexão com pessoas experientes, autoconhecimento e vai te ajudar a libertar sua melhor versão!