Como mandar bem nos estudos se você não gosta de ler

23, abril de 2019

Ler um livro e concentrar-se na leitura pode ser algo complicado para muitos. Para obter melhores resultados no dia a dia, você precisa aprender constantemente. E a melhor maneira de aprender é ler de maneira eficaz e muito. Desenvolver o hábito da leitura é um grande benefício de muitas maneiras diferentes, como aguçar sua mente, imaginação e habilidades de escrita.

A importância de um livro para nos ajudar a aprender e entender não pode ser subestimada. No mundo de hoje, onde a informação é abundante, a leitura é uma das melhores maneiras de se informar com precisão.

Hoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro e separamos 5 formas eficazes de desenvolver o hábito da leitura, além de motivos para que você pratique a leitura ainda mais. Confira:

1. Tempo de leitura:

A doutora em Letras e professora dos cursos de Publicidade e Jornalismo da UVV, Andressa Zoi Nathanailidis, recomenda começar devagar, principalmente para quem não tem ainda o hábito de leitura. “Posso começar lendo 5 páginas. No segundo dia, aumento para 6 páginas e assim por diante. O importante é não deixar de ler”, conta.

Mesmo que você só consiga dedicar 15 minutos para a leitura – o tempo que leva para ir ao trabalho ou à universidade -, coloque-a na sua agenda. Ao fazer isso, você atribui um senso de importância e isso garantirá que você trate a leitura com respeito, em vez de ignorá-la.

 

2. Carregue um livro:

Leve um livro com você por onde for. Você descobrirá que há muitas situações em que pode ler um ou dois capítulos, por exemplo, ao invés de ficar olhando para a tela do seu computador ou verificando seu e-mail pela 15ª vez.

 

3. Faça uma lista de leitura:

Faça uma pesquisa se você não souber por onde começar ou se suas escolhas anteriores não foram inspiradoras. Crie uma lista com livros e histórias emocionantes para o ano.

 

4. Fique animado com o livro

Para adquirir o hábito de ler mais, você precisa estar animado com isso, em primeiro lugar. Leia uma resenha ou duas para ver o que as pessoas estão falando a respeito. Tente ler as primeiras páginas do conteúdo e a sinopse da capa para ter uma ideia da narrativa. Isso fará com que você esteja ansioso para ler o livro, despertando sua curiosidade sobre o que acontece em seguida. Mas fique longe de spoilers se estiver lendo ficção.

 

5. Estimulação Mental Cognitiva e Exercício Cerebral

A leitura é muito divertida para várias pessoas, mas também traz muitos benefícios para a sua saúde mental na forma de pensar e compreender. Concentrar-se nas palavras e no enredo estimula o cérebro e as funções cognitivas. Esta estimulação particular pode ajudar a aguçar sua mente, especialmente a parte do cérebro que é responsável pela concentração e análise crítica.

 

Livros podem transformar sua rotina. São divertidos e benéficos para a saúde, uma ótima ferramenta para um estilo de vida saudável. Aqueles que não leem não conseguem entender o amor pela leitura, mas aqueles que leem diariamente sabem da importância de mergulhar em um bom livro.

 

 

Whatsapp Link