Conquiste um emprego em 10 segundos

6, maio de 2019

10 segundos. Este é o tempo que o seu currículo tem para conquistar a atenção do recrutador em um processo seletivo e te ajudar a conquistar um emprego. 

Segundo dados levantados pela empresa de recrutamento Catho, a maioria dos recrutadores – cerca de 30% – leva, em média, de 6 a 10 segundos para decidir se um currículo é ou não relevante. 

A pesquisa da Catho foi realizada por meio de entrevistas com profissionais de recrutamento e revela que a avaliação dos currículos acontece quase sempre em duas fases. 

Na primeira, o recrutador verifica superficialmente as informações. É neste momento da análise que o candidato precisa mostrar sua força. E é também nesta etapa que os 10 segundos eliminam aqueles que não se destacam. Caso considere o perfil do candidato atrativoo recrutador segue, então, para uma análise mais criteriosa. 

 

Para superar o desafio dos 10 segundos e conquistar o recrutador, preste atenção nestas dicas: 

 

Experiência profissional, objetivos junto ao emprego e dados para contato são fundamentais. 

Certifique-se de ter exposto adequadamente sua formação e os trabalhos que você já realizou. E não se esqueça de informar seu número de telefone e e-mail para contato. Já pensou ser eliminado porque o recrutador não conseguiu falar com você?

 

Aposte na clareza e destaque as informações mais importantes. 

Organização e objetividade são tudo na construção de um currículo atrativo. Não exagere na quantidade de texto e dê prioridade ao que possa chamar a atenção do recrutador.

De acordo com a pesquisa da Catho, experiência profissional, formação e cursos complementares, cargo e área pretendidos, objetivo profissional e fluência em outros idiomas são as informações que não podem faltar no currículo. 

 

Revise tudo antes de enviar 

Verifique a ortografia e certifique-se de que não há erros de português ou de formatação em seu currículo. Esse tipo de falha, principalmente a ortográfica, pode ser fatal. Só envie depois de conferir tudo detalhadamente. 

 

Mantenha o currículo sempre atualizado 

Atualize seu currículo toda vez que uma novidade em sua carreira profissional puder ser usada como atrativo durante o recrutamento. 

Formação acadêmica e experiência devem estar sempre em dia. E, se sua profissão pede portfólio, siga a mesma recomendação e garanta que seu talento visto na prática seja uma vantagem a mais no processo seletivo. 

 

Quando seu currículo vencer os 10 segundos e mostrar sua melhor versão de forma clara, objetiva e atrativa, é hora de se preparar para a entrevista de emprego. Clique aqui e saiba como mandar bem em mais esta etapa de sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Whatsapp Link