Lifelong Learning: seu futuro depende disso

20, maio de 2019

Após anos estudos, você finalmente superou a pré-escola, os Ensinos Fundamental e Médio e conquistou espaço na Graduação. Suas escolhas te trouxeram até aqui. Em breve será hora de pegar o canudo e curtir o resultado de tanto esforço. Estudar nunca mais, certo? 

SPOILER: ERRADO! 

Os tempos mudaram e a ideia de que a Graduação é suficiente para uma carreira de sucesso ficou no passado. As transformações pelas quais sociedade e mercado de trabalho passaram ao longo dos anos criaram uma necessidade de aprimoramento permanente. Ou seja: você precisa ser um Lifelong Learner. 

 

LIFELONG O QUÊ? 

Lifelong Learner é o termo usado para denominar as pessoas adeptas ao Lifelong Learning que, resumidamente e em bom português, significa educação continuada.

O conceito tem ganhado força e popularidade devido a fluidez cada vez mais comum em ambientes que não eram tão afetados pelas transformações mercadológicas e sociais. Boa parte dos motivos que levam a essas mudanças está relacionada ao desenvolvimento tecnológico e ao modo como ele nos afeta dentro e fora do trabalho. 

A vantagem é que, mesmo propondo muitos desafios, a tecnologia também é uma das ferramentas que nos ajudam a superá-los. É com ela, por exemplo, que acesso a uma quantidade impensável de informações e podemos nos atualizar sobre tendências. 

 

OKAY! MAS COMO ISSO FUNCIONA NA PRÁTICA? 

O Lifelong Learning afirma que o aprendizado é um processo contínuo, para a vida toda, e que sempre há algo novo a ser descoberto. Independentemente do modo como se deseja aproveitar nossa capacidade de aprender, o importante é estar disposto a explorar as oportunidades.

No campo profissional, uma boa maneira de colocar o LifeLong Learning em prática é investindo em cursos que contribuam, de alguma forma, para o aprimoramento de nossas atividades no trabalho. E isso se faz, entre outras opções, por meio de cursos, participação em eventos, leitura, curiosidade e vontade de inovar. 

Você pode continuar aprendendo, aqui na UVV, por meio de Cursos Livres, Especializações, Mestrados e Doutorados. 

Mas se engana quem pensa que o Lifelong Learning é uma prática aplicável apenas ao campo profissional. Seria contraditório, afinal, se ela se limitasse, quando sua maior riqueza está justamente em propor que o indivíduo saia do lugar comum e liberte sua melhor versão por meio do conhecimento e do aprimoramento. 

 

TRANSFORME SUA VIDA COM O LIFELONG LEARNING 

Você pode aplicar o Lifelong Learning fora do ambiente de trabalho ao encarar o cotidiano, o trivial, como mais uma oportunidade para adquirir conhecimento e crescer com ele.  

O desafio de aprender com o dia a dia está em enxergá-lo de outra forma. Observe as coisas que você ignora porque já está acostumado com elas. Experimente extrair algo novo a partir desse outro olhar. Entenda que até uma formiga tem algo valioso a ensinar. 

Ver o mundo com outros olhos é um desafio. Isso exige que, antes, deseduquemos nossa visão já viciada pela rotina. Fazer isso é mais fácil do que se imagine. E, acredite, vale muito a pena. Vamos tentar? 

 

Precisa de inspiração para se tornar adepto ao Lifelong Learning? Então assista ao TEDx abaixo. É possível configurar as legendas para o português.

 

Whatsapp Link