Crie um perfil de sucesso

24, junho de 2019

Vamos falar sobre empreendedorismo? Cada área profissional tem suas próprias particularidades e, na hora de empreender, é muito importante prestar atenção nelas. Mas algumas características, sobretudo pessoais, são comuns a todos os campos de atuação. Independentemente do segmento em que se pretende investir, é fundamental que o empreendedor construa um perfil alinhado às seguintes forças:

Liderança

Ser um bom líder está entre os principais atributos de um verdadeiro empreendedor. Gerenciar uma equipe é mais do que apenas delegar tarefas e cobrar resultados. É saber ouvir, estimular, traçar estratégias, avaliar desempenhos, ser realista, entre outras qualidades que se adquirem com vontade e experiência.

Networking

Ser comunicativo ajuda o empreendedor a criar boas relações com pessoas que possam colaborar para o crescimento do negócio. Circular em ambientes que favoreçam a construção de laços estratégicos (networking) é indispensável para o início de conversas que podem transformar o futuro do seu empreendimento.

Para estudantes da UVV, essa oportunidade se intensifica na semana do maior evento universitário de inovação do Espírito Santo, o InovaWeek. Milhares de entusiastas por ideias capazes de transformar nosso dia a dia transformam a melhor universidade particular do Brasil num grande centro de iniciativas disruptivas.

O InovaWeek 2019 acontece entre os dias 17 e 19 de setembro. Além do ExpoInova, que apresenta projetos desenvolvidos por alunos de todos os cursos da Universidade Vila Velha, o evento também conta com palestras, mesas redondas e apresentação dos melhores projetos do ExpoInova aos maiores empresários do Brasil.

Criatividade, visão e empreendedorismo

Nem sempre uma grande ideia necessita do envolvimento de alta tecnologia ou de artifícios mirabolantes. Às vezes, o sucesso de um empreendimento está na criatividade ou na iniciativa de enxergar algo que já existe de outras maneiras (inovação). Tudo está relacionado à visão, tanto de futuro quanto de necessidades que precisam ser resolvidas hoje.

Organização e planejamento

Todo negócio, por mais simples que pareça, deve ser detalhadamente planejado. Um grande empreendedor precisa conhecer a fundo os melhores meios que o levarão ao sucesso. E isso se faz agregando à equipe profissionais qualificados, se especializando para tomar decisões assertivas, sabendo ouvir a opinião dos outros e sendo organizado. Cada passo que se dá deve ser planejado e discutido com todos que possam, de alguma forma, colaborar para o crescimento da organização.

Muitas destas noções surgem a partir do Ensino Superior. Mas a necessidade de atualização e absorção de novos conhecimentos é constante mesmo depois de formado. Por isso, o futuro empreendedor não pode abrir mão do aprendizado. Cursos de Pós-Graduação e Extensão são excelentes formas de manter-se competitivo no mercado em que se pretende empreender.

Saiba mais sobre empreendedorismo e organização aqui.

Responsabilidade, riscos, confiança e dedicação

Se for para empreender, então vá com tudo! Um empreendedor de sucesso deve ser responsável com os compromissos que assume e dedicado para fazer a ideia dar certo. Também é preciso coragem para assumir riscos controlados. Com planejamento e organização, até os riscos tornam-se previsíveis e mais fáceis de serem superados. Neste momento, autoconfiança é fundamental para tomar as melhores decisões.

A jornada do empreendedor é cheia de desafios. Coragem para superar obstáculos e tornar um sonho realidade é o primeiro passo rumo a um futuro de sucesso. Se você acredita numa ideia, lute por ela. Qualifique-se ao máximo no campo em que você deseja empreender. E conte com a UVV para libertar sua melhor versão.

Whatsapp Link