Não sou bom em escrever. O que eu faço?

21, agosto de 2019

Aprimorar as habilidades de escrita não é tão difícil quanto você pode pensar. Mesmo se você não se considera um escritor, você coloca pensamentos em texto com mais frequência do que imagina. E você precisa ser capaz de expressar claramente suas ideias, pensamentos e emoções, visto que escrever é a arte da comunicação.

Escrever requer a capacidade de ouvir e se comunicar com os outros, fazer as perguntas certas e expressar claramente suas ideias com sua própria voz. Bons escritores não nascem da noite para o dia. Shakespeare, Hemingway, Carlos Drummond de Andrade… Independentemente de quem você pensa quando se fala em grandes escritores, é importante levar em consideração que eles não nasceram assim. A escrita é uma habilidade como qualquer outra e pode ser desenvolvida.

Separamos algumas dicas para exercitar a prática da escrita e adquirir habilidades que facilitam a produção de texto, mesmo não sendo bom em redação:

 

Conheça a Língua Portuguesa:

• Antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa ter uma boa noção da Língua Portuguesa. Usar gramática, ortografia e pontuação corretas são habilidades importantes de redação para desenvolver uma comunicação eficaz.

Pesquise e planeje:

• Uma boa pesquisa é fundamental para um texto de qualidade. É importante encontrar informações e fontes confiáveis.

Pratique o hábito da leitura:

• Bons escritores são bons leitores. Ler regularmente é uma boa maneira para desenvolver a sua habilidade de escrita. Expanda seus horizontes para um material mais desafiador do que costuma ler e preste atenção à estrutura das frases, escolha de palavras e como o material flui.

Mantenha o foco:

• Escrever exige um foco que às vezes pode ser difícil de encontrar. Quando chegar a hora de trabalhar, livre-se das distrações e concentre-se em uma tarefa por vez. Às vezes, para dar o pontapé inicial, você pode começar com algumas tarefas menores e fáceis de concluir antes de iniciar seus projetos maiores.

Fique atento à maneira como escreve:

• Nós às vezes escrevemos como falamos, e isso pode ser uma coisa boa. Isso mantém nossa escrita em conversação, mas a escrita incoerente torna o texto difícil de ler.

Leia e revise:

• Ler o que escreveu em voz alta pode ajudá-lo a saber se sua escrita está fluindo. Se você se encontrar tropeçando em partes, provavelmente encontrou uma frase complexa que precisa ser reescrita.

Quanto mais você escreve, edita e revisa, melhor você consegue. Pratique a escrita!